quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Carro carregado de frutas quase vira na BR-304 próximo a Lajes



F4000 carregada de melão,manga e mamão quase vira depois que um caminhão tentou fazer ultrapassagem em local proibido  batendo assim na lateral da F4000, muitas frutas e muitas pessoas pegando só as que caíram na pista.

O quase acidente foi entre 21:30 e 22:00hs na BR-304 próximo a entrada de Conceição, a F4000 vinha sentido Assú / Natal O motorista  disse que viu só as luzes de frente do caminhão e quem fez o milagre foi Deus que colocou a não sobre o seu carro

PROPOSTA DE UM PROJETO LEI: FUTUROS LEITORES



A cidade de Pedra Preta/RN é a primeira cidade do estado a ter uma lei em andamento de incentivo à leitura e de valorização da literatura potiguar.

A proposta partiu do Historiador e Bibliotecário Andrelino da Silva, popularmente conhecido como o poeta Lino Sapo. A lei prevê que para cada criança nascida do município, um livro seja comprado (preferencialmente da literatura potiguar) dedicado a criança e inserido no acervo da biblioteca pública da cidade.

Na foto: Adrelino da Silva - Poeta Lino Sapo





CÂMARA DE VEREADORES DE PEDRA PRETA RNGESTÃO 2012-2016 

PROPOSTA DE UM PROJETO LEI: FUTUROS LEITORES
Andrelino da Silva
Bibliotecário documentalista
CRB: 0637/15

1- TEMA


Geração de futuros leitores




2- PROBLEMATIZAÇÃO


Em decorrência da falta de políticas de incentivo à leitura no município e de inserção de acervo na biblioteca pública de Pedra Preta/RN, que a cada ano se torna significativamente mais visível, acarretando dessa forma para uma má oferta dos serviços disponibilizados e comprometendo o bom desempenho dos usuários, e em conseqüência disso da própria sociedade do município. Visualizando essa situação tão comum na realidade nacional é que propomos trabalhar em cima do contexto, a fim de mudar a realidade da instituição, visando assim, criar possibilidade para que essa inserção possa ser revitalizada. Nesse propósito, é que apresento uma proposta de projeto que possa ser transformado em lei, que possa viabilizar tanto o incentivo à leitura como a questão da aquisição de novos materiais, e também a melhoria nos serviços oferecidos na unidade de informação. Para tanto foi conferido a atual situação em que se encontra o acervo, como também o local onde está disponibilizado. Verificando que a grande maioria, além de ultrapassado, se encontra de maneira inadequada quanto a sua organização e disponibilidade.


3- JUSTIFICATIVA


Eu, Andrelino da silva, Historiador, Bibliotecário, Poeta, Escritor, além de amante inconteste da literatura, com o conhecimento adquirido nos anos de formação humana, profissional, acadêmica e acima de tudo cidadã, apresento proposta que possa ser apreciada, possivelmente votada e transformada em lei, que vise o incentivo à leitura, como o processo de aquisição de livros para a biblioteca municipal Miguel Antunes de Souza. E que permita criar uma situação capaz de amenizar a atual conjuntura funcional da instituição trabalhada. Utilizando-se para tal, de um projeto apresentado a câmara de vereadores do município, com o propósito de que seja implantada uma lei municipal. Objetivando, que para cada criança nascida no município, um livro seja comprado, ofertado aos recém-nascidos e inserido no acervo da biblioteca.
Quantos aos instrumentos que devem ser utilizados serão basicamente os livros novos adquiridos, que serão inseridos e submetidos a um novo modelo de catalogação, que seja anualmente exposta. Sendo assim, a localização da obra no acervo será através do ano de nascimento do recém-nascido.
Os procedimentos que serão realizados, é que a cada livro inserido será feito um controle, e a própria localização do livro será através do ano, ficando esse livro apenas para consulta na biblioteca, sendo que apenas a criança homenageada terá o direito de levar para leitura em casa. Quanto à escolha dos livros esses serão por meio de sorteios, com base nos últimos dados de natalidade do município, no qual haverá uma lista contendo títulos de obras de nossa literatura, preferivelmente a de autores do nosso estado, correspondendo aos dados da natalidade do último ano, nesse caso os dados da natalidade de 2015, que serão ofertados de acordo com o sorteio.
Ex. Pedro Lucas Silva, primeiro a nascer no ano de 2016, no município de Pedra Preta, foi contemplado no sorteio com o número 87, que corresponde à obra de Auta de Souza, Horto. Nesse caso uma escritora do Estado. Dessa forma é possível criar uma oportunidade de conhecimento entre o leitor e as obras de nossa terra há tanto esquecida e pouco incentivada para a leitura.
Quanto às análises que fundamentam teoricamente a proposta, foram elaboradas a partir de anotações obtidas tanto na visita, como na entrevista à profissional responsável. Segundo ela, “mensalmente, são procurados em torno de cinco livros entre os cidadãos que não são da comunidade discente da rede de ensino do município”. Através desse constatou-se que a procura freqüente à instituição é algo limitado, e que a própria biblioteca (local onde se encontra os livros), não tem condições de oferecerem um serviço melhor. O local se encontra na avenida principal da cidade, onde o fluxo de carro é maior e a poluição sonora bastante expressiva, prejudicando assim, o processo de concentração e o rendimento do usuário.
A biblioteca municipal Miguel Antunes de Souza, está localizada na Avenida coronel Jose Costa Alecrim, no térreo da Câmara de vereadores, no centro de Pedra Preta/RN. E está subordinada a Prefeitura Municipal. Com a implantação da lei, abre uma possibilidade de modificação da própria instalação física, como uma possível saída do local.
O acervo é constituído de mais de três mil livros, e tem um bom acervo, no entanto alguns já estão ultrapassados ou necessitando de um desbastamento. Como foi mencionado já acima, os usuários são compostos de oitenta por cento da comunidade estudantil do município, os vinte por cento remanescente, são pessoas que utilizam o serviço só pelo hábito da leitura. As necessidades informacionais são basicamente as de caráter pedagógico, raras são as vezes que as informações sejam destinadas a outros setores alheios ao escolar, somente os livros de literatura se enquadram nesse segmento, geralmente são os mais lidos.
Para a implementação desse projeto é necessário que a partir do dia primeiro de janeiro de 2016, Data prevista para a lei entrar em vigor, sejam inseridos os primeiros livros de acordo com a quantidade de recém-nascidos no município, dados esses levantados através da secretaria de saúde e executado através da Secretaria de Educação. O que estatisticamente perfaz um número entre 50 e 70 livros inseridos anualmente, que poderá ter um custo de aproximadamente dois mil e cem reais nos dias de hoje. Isso levando em consideração que um livro custe trinta reais, o que na maioria das vezes não passam de vinte reais, que nesse caso, de um valor unitário ser de vinte reais, os custos acarretaria em um investimento anual de mil a mil e quatrocentos reais na aquisição de livros novos.
Não existe, até o momento, nenhum trabalho que fundamente teoricamente esse projeto. Quando está em questão um modelo de lei que possibilite a inserção de livros em uma unidade de informação visando o incentivo da leitura. Sendo assim, para tais levantamentos foi realizada uma pesquisa quanto à aquisição na própria biblioteca e na secretaria de educação do município.


4 - OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Incentivar o hábito da leitura e renovar o acervo, possibilitando a ampliação de sua oferta, ampliando o acervo a cada ano de uma maneira crescente e benéfica, caracterizando a instituição trabalhada com as funções que a mesma é destinada, e que a cada ano vem sofrendo uma queda expressiva no consumo dos serviços oferecidos, muito mais agora, devido o acesso de novas tecnologias pelos usuários com acesso as redes sociais. Com a implementação do projeto é possível chegar a 2030, período em que os primeiros recém-nascidos homenageados devem estarem com quinze anos, e a biblioteca com cerca de mil novos livros inseridos no acervo á um custo mínimo, com uma frequência muito maior de usuários e um uso muito maior da biblioteca por parte dessa geração.


4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Criar um vínculo de familiaridade entre a comunidade de usuários e a instituição disponibilizadora dos serviços, no caso a biblioteca municipal, assim como um envolvimento do poder público na construção de um novo modelo de sociedade, futuros leitores. Contribuindo através dessa inserção, para um maior comprometimento educacional por parte de todos os que tiverem um livro ofertado em seu nome. Acarretando com esse, o sentimento de pertencimento, uma maior intimidade com a leitura de nossos escritores, e um maior desenvolvimento no processo de aprendizagem do usuário. O projeto pode ser visto como divisor de águas na atual conjuntura educacional em que se encontra o Município, o Estado e o País, já que sua execução fornecerá incentivos para o aumento do índice de desenvolvimento intelectual e humano dos cidadãos.
Contando que, a curiosidade despertada no beneficiado, família e sociedade em geral, para saber do que se trata o respectivo livro, possibilitará um contato com a leitura, por conseguintes à futura geração de leitores do município, será uma geração bem incentivada e capaz de possibilitar um melhor desenvolvimento social do lugar em que vivem, como também ampliar sua visão de mundo e melhorar significativamente suas vidas, e por fim as nossas.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ITEP fica sem água no fim de semana e tem corpos amontoados em sacos no necrotério

Fotos: Portal BO
A grande quantidade de homicídios no final de semana em Natal e região metropolitana, mais de 20, fez com que o necrotério do Instituto Técnico-Científico de Polícia não tivesse estrutura suficiente para comportar os corpos e, muitos deles, foram amontoados em sacos, no chão do necrotério.
Além disso, a sede do ITEP em Natal, no bairro da Ribeira, sofreu com a falta de água no final de semana, tendo prejudicado serviços em vários setores. De acordo com o que foi apurado pelo Portal BO, um carro pipa abasteceu durante a manhã deste domingo (27), mas não foi suficiente.
À tarde, um novo carro pipa foi solicitado. Ele deveria ter ido por volta das 17h, mas só chegou por volta das 21h, quando o responsável por receber a água não estava mais no prédio, o que prolongou ainda mais a falta de água no ITEP.
Na manhã desta segunda-feira (28), a assessoria de imprensa do ITEP disse ao Portal BO que alguns setores ainda continuam sem água, mas que já foi solicitado providências junto à Caern. "Solicitamos informações sobre o motivo da falta e a previsão para retorno, mas ainda estamos aguardando resposta. Da outra vez que isso aconteceu, a Caern informou que havia sido problema na rede de abastecimento e que o problema afetava toda a Ribeira", disse.
A assessoria também informou que o abastecimento por carro pipa é feito de maneira paliativa e deverá se repetir se o problema de abastecimento persistir.
Sobre os corpos amontoados em sacos, a direção do ITEP, através da assessoria, explicou que: "de fato houve momento do final de semana em que chegaram mais cadáveres do que a capacidade de acondicionamento nas câmaras frias do necrotério. Mas, a medida que uns foram sendo liberados, os que estavam fora das câmaras foram sendo acondicionados de forma adequada. Hoje pela manhã havia um nesta situação, mas já está sendo providenciado uma forma mais adequada para acondicionar o corpo".

Fonte: Portal BO

MOTOQUEIRO EMBRIAGADO NA CONTRA-MÃO BATE DE FRENTE EM CARRO E MORRE NA BR-304

Todos nos sabemos, álcool e direção não combina, mas alguns teimam em não acreditar, e por isso, por volta das 18:40hs de domingo 27 de setembro de 2015,a Polícia Rodoviária Federal registrou uma grave colisão frontal entre carro moto na BR 304 em Mossoró no Rio Grande do Norte. O condutor da moto HONDA POP de cor preta placa OKC 5360 Mossoró-RN identificado como ITAMAR DE SOUZA XAXÁ, 46 anos de idade, que residia no Alto da Pelõnha seguia na contramão da BR 304 quando bateu de frente violentamente contra um GOLF de cor preta placas MYR 3045 Mossoró-RN tendo morte no local.
Um popular que se encontrava no local do acidente contou aos policiais que instantes antes ele teria encontrado a vítima caída bastante embriagado em uma estrada carroçável próximo a Junior's Bar no Bairro Bom Jesus, que chegou a oferecer ajuda perguntado se tinha algum parente que ele poderia ligar mais a vítima recusou e foi embora pegando a contra-mão sentido Mossoró/Fortaleza até encontrar a morte cerca de 3 km após e entrada do bairro. A PRF isolou o local do acidente até a chegada de uma equipe de plantão do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró para onde o corpo foi removido e será necropsiado.

Fonte: Passando na Hora

Casal é preso assaltando no bairro do Alecrim

 
Os acusado foram preso em flagrante.
Um casal identificado como Claudia Nogueira da Silva, 23 anos e Joan David Felício da Silva 20 anos, foram preso no final da tarde desta segunda-feira (28) no bairro do Alecrim na zona Leste de Natal. Os criminosos haviam cometido um assalto. A vítima foi uma mulher que terá a identidade preservada, ela relatou que estava saindo de casa quando foi abordada pela dupla que tomou seu aparelho celular.
O sargento Teixeira da Polícia Militar estava passando no momento do delito então o mesmo junto com um amigo resolveu seguir os assaltantes que tava em uma moto do tipo cinquetinha. O piloto da motocicleta foi trancado por sargento Teixeira e caiu da moto foi ai que o casal foi preso em flagrante com uma faca e o celular da vítima foi recuperado e entregue a mesma.
Os dois foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil do Alecrim onde irão responder o artigo 157 (roubo).

Fonte: 190/RN

Veja vídeo: Homem é baleado na porta de casa durante tentativa de assalto em Candelária

Um homem, que terá identidade preservada, foi baleado no início da manhã desta segunda-feira (28), durante uma tentativa de assalto no bairro de Candelária, zona Sul de Natal. A vítima do disparo está internada em estado grave, de acordo com o que foi apurado pelo Portal BO.
Três homens em um veículo Gol, de cor branca, vinham realizando uma série de assaltos, desde a noite do domingo (27). Eles abordavam pessoas em via pública e roubavam objetos. De acordo com a polícia, a maioria das vítimas eram mulheres.
Os assaltos aconteceram em bairros como Nova Cidade, Nova Descoberta e Candelária. Neste último bairro, já no início da manhã, eles tentaram abordar um homem e uma mulher que estavam na calçada de uma residência.
As vítimas, ao perceberem que seriam assaltadas, correram para dentro da residência e fecharam o portal para que os criminosos não entrassem. Foi então que um dos bandidos atirou e atingiu o homem.
Após esse crime, a polícia passou a realizar diligências e conseguiu localizar os suspeitos. Durante a fuga, os bandidos bateram o veículo em que estavam, no Planalto. Um dos suspeitos foi preso. Ele foi identificado como Diego Inácio da Silva, de 20 anos.
O jovem confessou que estava no carro e, juntamente com dois colegas, combinaram de praticar os assaltos. Os outros comparsas ainda não foram localizados.

Fonte: Portal BO

sábado, 26 de setembro de 2015

CURRAIS NOVOS: PM PRENDE NATALENSE ACUSADO PRATICAR GOLPES NO COMÉRCIO

 
Por volta das 13 horas dessa sexta (25) a Polícia Militar prendeu em flagrante o jovem MAXWELL SANTOS DA SILVA DE 32 ANOS natural e residente em Natal acusado de estelionato. O mesmo se passava por funcionário da “Sidy’s TV a Cabo” e estava pegando patrocínios no comércio usando o nome da empresa.
Maxwell já tem passagem pela polícia por estelionato praticado na cidade de Nísia Floresta no ano de 2008 onde chegou a cumprir pena.
A empresa Sidy’s TV a Cabo é muito conceituada em Currais Novos com mais de 20 anos de serviços prestados a comunidade e os próprios comerciantes avisaram a empresa que acionou a Polícia Militar.
Com o acusado foi apreendido dinheiro, um crachá de imprensa com o nome de Marcos, várias promissórias assinadas das vítimas e uma agenda com inúmeras anotações sobre a empresa.
Maxwell foi conduzido para delegacia onde foi autuado em flagrante. A Polícia orienta as vítimas para irem a delegacia formalizar a ocorrência.

Fonte: Sd PM J. Júnior

Polícia Civil empossa 47 agentes de polícia

A Polícia Civil do Rio Grande empossou 47 agentes de polícia, durante uma solenidade realizada na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), na manhã desta sexta-feira (25). Os novos agentes da Polícia Civil do RN irão trabalhar na Grande Natal e em cidades do interior.
Participaram do evento o delegado geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel; o delegado geral adjunto de Polícia Civil, Adson Kepler; o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Francisco Correia Júnior; o diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), o delegado Júlio Rocha; o diretor de Polícia Civil do Interior (Dpcin), delegado Cleiton Pinho; o Diretor de Planejamento e Finanças, delegado Christian Cirino de Medeiros; o Diretor do Setor de Recursos Humanos da Polícia Civil, o delegado Olavo Ferreira Chaves Filho e a delegada da 15ª Delegacia de Polícia, Danielle Filgueira.
“A chegada destes novos agentes de polícia à nossa Instituição é permeada de uma grande missão. Precisamos a cada dia, atender melhor às pessoas que procuram os nossos serviços, a sociedade precisa de um atendimento que seja prestado da melhor forma possível. Acreditamos que este novo grupo de agentes chega para somar e superar obstáculos”, ressaltou o delegado geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel. Na solenidade de posse, os quatro primeiros alunos que obtiveram as melhores notas no curso de Formação da Acadepol receberam certificados e distintivos da Polícia Civil do RN.

Fonte: 190 RN

Servidores do ITEP decidem entrar em greve por tempo indeterminado no dia 13


Foto: Divulgação / Sinpol-RN
Em assembleia geral realizada na noite desta sexta-feira (25), os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado. O indicativo foi votado para o dia 13 de outubro, quando se iniciará o movimento, após os servidores passarem nove meses em negociação com o Governo do Estado e o Estatuto do ITEP não ser concluído e enviado para a Assembleia Legislativa.
“Os servidores do ITEP chegaram ao entendimento que o Governo do Estado não está com interesse em enviar a minuta do Estatuto do ITEP, pois são nove meses de negociação, de reuniões com Gabinete Civil, com o próprio governador e o que tem sido acordado nas reuniões não tem sido feito pelo Governo”, explica Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.
De acordo com ele, o governador Robinson Faria, quando era pré-candidato e mesmo depois de eleito, deu a palavra que iria enviar para a Assembleia Legislativa o Estatuto do ITEP que estava pronto desde 2013. “No início do ano, aceitamos o pedido de um tempo para o Governo se estabelecer, passamos três meses para sermos recebidos pelo governador e mais uma vez ele disse que iria enviar. O tempo foi passando, os meses foram passando, outras reuniões foram realizadas e, hoje, nove meses depois, o governador não honrou com sua palavra, levando os servidores ao descrédito”.
O SINPOL-RN esclarece que a minuta que estava pronta desde 2013 foi construída ao longo de quatro anos de estudos jurídicos, sendo finalizada pelo então Consultor Geral do Estado, José Marcelo, inclusive com a mensagem para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. “Essa minuta resolveria o problema do ITEP, moralizando, regulamentando e fazendo justiça aos servidores que estão lá há vários anos. Mas, infelizmente, o atual Governo entendeu que essa minuta não era correta e decidiu fazer outra, excluindo cerca de 500 servidores do ITEP”, afirma Renata Pimenta, diretora Jurídica do SINPOL-RN.
Ela declara ainda que, buscando uma conciliação, o SINPOL-RN e os servidores por diversas vezes deram prazos ao Governo para que ele apresentasse uma solução para a situação dos servidores. “O próprio governador, por duas oportunidades, pediu que o Consultor Geral fizesse as ponderações e apresentasse a solução, mas isso não foi feito, sendo pedido mais prazo aos servidores para a finalização do impasse. Por último, o SINPOL-RN e os servidores chegaram a apresentar ponderações e até abriram mão de alguns pontos para o andamento do Estatuto, porém, mais uma vez, o processo travou na Consultoria Geral”, completa Renata.
Para Paulo César de Macedo, todo esse tempo levou ao desgaste e descrédito dos servidores. “São anos e anos de luta até que a minuta fosse finalizada e, diante da palavra dada pelo governador Robinson, os servidores acreditaram que ele teria a boa vontade e o interesse em moralizar o ITEP, mas, agora, diante de tanto tempo, deixaram de acredita na palavra do governador”.
Com a aprovação do indicativo de greve para o dia 13, os servidores devem se reunir em nova assembleia nesse dia, para estabelecerem os moldes da paralisação. “O próprio governador deu aval para os servidores lutarem pelo Estatuto, ao dizer em uma das reuniões que, caso o problema não fosse resolvido em uma semana, a categoria estaria livre para fazer o que quisesse. Desde esse dia, já se passou mais de um mês”, destaca Paulo César.

Fonte: Portal BO

Motociclista morre em acidente na Avenida Roberto Freire, em Natal

Um motociclista de 32 anos morreu na tarde deste sábado (26) após colidir com um carro na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das principais vias da Zona Sul de Natal. O acidente aconteceu nas proximidades da Rota do Sol. A vítima, identificada como Gustavo Paulo Pinheiro Torres, morreu na hora.
De acordo com a Polícia Militar, o motociclista estava em alta velocidade em uma moto esportiva no sentido Ponta Negra quando bateu em um carro que estava fazendo um retorno. Com o impacto da batida, a vítima foi arremessada e morreu no local.
O veículo com o qual o motociclista colidiu estava sendo conduzido por uma mulher. Uma criança também estava no carro no momento do acidente. De acordo com a polícia, a condutora contou que observou a avenida antes de fazer o retorno, no entanto, o motociclista vinha em alta velocidade e a colisão foi inevitável.
Peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual estiveram no local do acidente. A condutora do veículo que fazia o retorno fez o teste do bafômetro que deu negativo. Ela foi conduzida até a delegacia de Plantão da Zona Sul para prestar esclarecimentos.

Fonte: G1 RN

DIA 21, SEGUNDA PASSADA, LAJES FOI TEMA NA TV BRASIL. QUEM ASSISTIU?


A produção de ovinos e caprinos em Lages (RN)

E a aventura no pico do Cabugi
O Pico do Cabugi é um vulcão adormecido no meio do nordeste brasileiro
O Pico do Cabugi é um vulcão adormecido no meio do nordeste brasileiro

No programa desta semana, o Tela Rural preparou as malas e pegou a estrada até a cidade de Lajes, na região central do Rio Grande do Norte. O município fica a 150 km da capital Natal e foi importante ponto econômico durante o século passado com o cultivo de algodão. Nesta edição, mostramos a produção de ovinos e caprinos na localidade, que sofre com os problemas da seca prolongada. Esses animais consomem pouca água e acabam sendo uma oportunidade econômica em meio ao clima árido.

Além disso, conhecemos a história de Seu Manoel, o fundador do sindicato de trabalhadores rurais de Lajes. Hoje, com 90 anos, o agricultor continua trabalhando em seu roçado. E para encerrar, no quadro Aventure-se, nossa equipe topou o desafio de subir o Pico do Cabugi, um vulcão adormecido no meio do nordeste brasileiro com mais de 500 metros de altura.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e de Jornalismo: Francisco Djalma Costa

Produção: Matheus Soares

Edição: Jarbas Monte, Janaína e Max

Apresentação e roteiro: Matheus Soares e Cauê Fernandes

Pauta: Cauê Fernandes

Reportagem: Cauê Fernandes

Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/tela-rural/episodio/a-producao-de-ovinos-e-caprinos-em-lages-rn

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ESCOLAS RURAIS COM INTERNET VIA SATÉLITE



Garantir educação de qualidade em todo o país é um desafio e compromisso de toda a sociedade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013, o Brasil possuía população estimada de 201 milhões de habitantes, considerando os territórios urbano e rural, distribuídos em 5.570 municípios, cada um com particularidades que devem ser respeitadas quando o assunto é educação. Nas zonas rurais, o Censo de 2010 registrou 29,8 milhões de habitantes. Esse número representa cerca de 16% de toda a população brasileira. Deste total de moradores do campo, pouco mais de 10,4 milhões têm entre 0 e 17 anos, ou seja, estão em idade escolar. No Brasil, a qualidade da educação do campo é ainda mais baixa do que as das áreas urbanas. As escolas, em sua maioria, estão em regiões afastadas e com infraestrutura muitas vezes precária. Essas escolas não figuram nas avaliações nacionais de desempenho como a Prova Brasil, tornando-se muitas vezes, invisíveis. Nesse sentido, desde 2012, a Fundação Telefônica Vivo investe esforços para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em escolas do campo. Enquanto a empresa se dedica a levar conexão às escolas, a Fundação busca qualificar o uso da conexão recebida, potencializando a experiência de professores, alunos e comunidade local no uso da tecnologia. Isso é feito por meio da formação online e presencial oferecida a professores, além da produção de conteúdo que respeita as particularidades impostas pela diversidade do cenário rural no Brasil.

Em cada região é contratada uma empresa para a instalação deste serviço, de levar a internet para a zona rural, aqui no Nordeste a empresa DIGICONTROL ficou com a responsabilidade de entregar estes kits funcionando, eu Washington entrei no clima de técnico instalador de sinal via satélite,  o coordenador da empresa DIGICONTROL o sr. Hézio junto com a parte administrativa na pessoa do Sr. Pablo e na área jurídica o Sr. Pedro, juntos elaboraram, entraram na briga pela instalação destes kits, assim ganhando o projeto de escolas rurais, já em prática na primeira semana tudo indo de acordo com o coordenado.


veja algumas fotos já do projeto instalado, para escolas que não tinha contato com internet virou revolução, o sorriso de crianças, alguns olhando abismado para a antena, tudo terminado que vai ajudar em pesquisas  entre outros...

 
Este ai sou eu fazendo parte do crescimento do conhecimento da população

                                                               ANTENA OFF SET
                                                                           MODEM

Acessem o site oficial clique  http://www.marketingbest.com.br/sustentabilidade/fundacao-telefonica-vivo-case-escolas-rurais-conectadas-2/

TV Assembleia começa a transmitir aulões preparatórios para o ENEM no domingo

al-aulaOs aulões com transmissão da TV Assembleia para os candidatos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão início neste domingo (27), das 10 às 12 horas, com as disciplinas de redação, literatura, espanhol e inglês, matérias que fazem parte da área de ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’.
De acordo com o professor João Maria de Lima, parceiro e coordenador dos aulões, serão abordados na aula inicial temas como sequências discursivas, gêneros textuais e redação, entre outros. “Iremos apresentar e discutir os temas mais recorrentes do ENEM, contribuindo para o reforço do aprendizado dos candidatos que irão prestar o exame”, observa.
As aulas preparatórias serão transmitidas pela TV Assembleia obedecendo a seguinte programação: ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’ (27/09), ‘Ciências Humanas e suas tecnologias’ (04/10), ‘Ciências da Natureza e suas tecnologias’ (11/10) e ‘Matemática e suas tecnologias’ (18/10), sempre das 10 às 12 horas.
No dia 24/10, data em que será aplicada a primeira prova do ENEM, a TV do Legislativo potiguar leva ao ar o quinto e último aulão, às 19h, com comentários das questões que foram abordadas na prova daquele dia e especulações para a prova do dia seguinte (25/10). O ENEM será realizado em todo o Brasil nos dias 24 e 25 de outubro.
João Maria informou que durante as transmissões os telespectadores poderão interagir com os professores em tempo real por meio das redes sociais e solicitar o conteúdo abordado nas aulas. “Quem está se preparando para o ENEM terá este apoio fundamental da TV Assembleia. É uma contribuição da Casa do Povo aos estudantes, principalmente àqueles que não têm condições de pagar por aulas na rede privada”, disse o coordenador.

CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS TEM CAIXAS ELETRÔNICOS EXPLODIDOS



Mais uma vez  à agência bancária do Bradesco na cidade de Caiçara do Rio dos Ventos foi alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (25) no interior do Rio Grande do Norte. 

Segundo a Polícia Militar, homens fortemente armados fecharam a cidade e explodiram o caixa que fica na Rua Costa e Silva. Durante toda ação, os criminosos permaneceram atirando para o alto na tentativa de coibir qualquer reação da PM. Cerca de cinquenta disparos foram ouvidos.

Após a explosão os criminosos fugiram com destino ignorado e a PM realiza diligências na tentativa de localizar os autores.

Justiça do RN autoriza transferência de ex-governador para presídio

Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares/G1)
Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do RN (Foto: Canindé Soares/G1)
O ex-governador Fernando Freire cumprirá pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. A definição aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) com a decisão do juiz Ricardo Arbex, titular da Comarca de Nísia Floresta, que autorizou a penitenciária a receber Freire. Como Alcaçuz está interditada desde maio deste ano, a entrada de novos presos só pode acontecer mediante autorização judicial. Fernando Freire está preso desde julho no quartel do Comando da Polícia Militar.
O ex-governador foi detido no dia 25 de julho antes na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Freire morava havia três meses no Rio de Janeiro e residia no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital carioca. O ex-governador possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que foi condenado.
Ao G1, o coordenador de Administração Penitenciária, Durval Franco, explicou que a cela individual disponibilizada para Fernando Freire fica na área administrativa da penitenciária. "Terá direito a uma cama, televisão e ventilador. A transferência é de responsabilidade da Polícia Militar, que está custodiando o ex-governador", detalha. A Coape enviará nesta sexta-feira (25) um ofício para a PM informando formalmente sobre a disponibilidade da vaga.
De acordo com Durval Franco, as comarcas de Nísia Floresta e Parnamirim receberam solicitações da Coape pedindo a autorização para a transferência. "As duas unidades para presos do regime fechado que tinham a disponibilidade de uma cela com os requisitos de segurança para o ex-governador são Alcaçuz e o PEP (Penitenciária Estadual de Parnamirim)", ressalta. As duas penitenciárias estão interditadas parcialmente pela Justiça potiguar por problemas de superlotação. Além delas, outras 11 unidades prisionais do estado estão na mesma situação.
A transferência atende a uma determinação do juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais. O magistrado enviou ofício nesta quarta-feira (23) determinando a ida de Fernando Freire para uma unidade prisional. O magistrado argumenta que Freire não poderia estar cumprindo pena no quartel, onde só deveriam estar custodiados presos militares. O ofício não fixa prazo, no entanto o juiz ressalta que se a determinação não for cumprida, um novo ofício será feito com um prazo específico. O ex-governador possui diversas condenações na Justiça.
"Antes de pedir a transferência, enviei ofícios para as secretarias de Segurança Pública (Sesed) e de Justiça e Cidadania (Sejuc) sobre o motivo do ex-governador estar no Comando da PM. Fui informado que estavam aguardando a Justiça determinar a ida para uma unidade prisional", explica Baltazar.

Fonte: G1/RN

Trio tenta roubar moto na zona rural de Tentente Laurentino Cruz. Após fugir, um dos suspeitos foi preso por Policiais Militares

Por volta das 15h30 min. da tarde desta quarta-feira, 23, a Polícia Militar de Tenente Laurentino Cruz foi informada de que teria havido uma tentativa de roubo de uma moto na zona rural daquele município.
Os policiais foram até o local e ouviram do proprietário da moto, uma Honda CG, 125cc – do qual preservaremos o nome – que ele estava trabalhando, quando viu três homens furtando sua moto, momento em que, de posse de um cabo de inchada e um alicate, conseguiu interceptar o trio, e, após entrar em luta corporal com os bandidos, conseguiu impedir o furto.
Os homens fugiram e, após várias denúncias e consequentes investidas da Polícia na tentativa de prendê-los durante toda a noite, os PMs conseguiram, já na manhã desta quinta-feira, 24, deter um dos suspeitos, identificado por José Clemente da Silva, 43 anos, natural do Município de São Vicente. Ele estava em outro sítio e, quando viu a Polícia, empreendeu fuga, entrando na residência de uma pessoa, que autorizou a entrada dos Policiais, os quais efetuaram a prisão de José Clemente, que estava escondido dentro de um carro, já na garagem da residência.
José Clemente, que, segundo ele mesmo relatou aos Policiais, já cumpriu pena pela prática de um homicídio, no ano de 1999, na Cidade de São Vicente, nega que tentou praticar o furto na tarde desta quarta-feira, como também afirma desconhecer os dois outros comparsas que estariam com ele no momento da tentativa.
Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, onde foi autuado em flagrante pelo Delegado Antônio Pinto, e, em seguida, foi levado para o CDP da Cidade de Jucurutu, onde permanece preso, à disposição da Justiça. Os outros dois autores da tentativa de roubo ainda não foram identificados.

Fonte: PM de Jucurutu

IFRN Lajes Divulga Resultado da Seleção Para a Primeira Turma do Programa Mulheres Mil



25/09/2015 - As matrículas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na rua Ramiro Pereira, S/N, Centro, Lajes – RN.
   
Divulgado o resultado da seleção para a primeira turma
O Programa Mulheres Mil no IFRN Campus Avançado Lajes realizou entre os dias 21 e 23 de setembro as inscrições para a participação de trinta mulheres no curso de Introdução à Informática a ser ministrado no período de outubro de 2015 a fevereiro de 2016.
Nos três dias foram mais de cento e dez mulheres inscritas, reunindo integrantes da área rural e urbana da cidade. Abaixo encontra-se a lista com as candidatas classificadas na seleção, considerando os critérios estabelecidos nos itens 3.1, 3.5 e 4.1 do Edital Nº 09/2015 PROEX.
As candidatas não classificadas farão parte de um Cadastro Reserva, podendo ser convocadas para este mesmo processo de seleção no caso de não realização de matrícula nos prazos e locais indicados por parte da um, ou mais, das trinta selecionadas.
Esta é a primeira instauração de processo seletivo para o Programa Mulheres Mil no IFRN Campus Avançado Lajes e agradecemos o empenho da população do município em divulgar e atender às inscrições de maneira tão ativa.
Planejamos , para além dessa seleção, novas chamadas para esse e outros programas que venham a acontecer, voltadas para atender a população da microrregião de Angicos com diferentes oportunidades de formação inicial e continuada.





CANDIDATAS APROVADAS PARA O PROGRAMA MULHERES MIL
Nome
Número da inscrição
ANA CASSIA PEREIRA DE ABREU
37
ANA LUCIA PEREIRA DE MELO
03
ANDREIZA DE PAULA DA SILVA
77
CARLA ADRIANA DE LIMA MARQUES
106
ELIANE PEREIRA FERREIRA
79
ELIZABETE RIBEIRO
94
FRANCISCA DANIELE DA SILVA
09
FRANCISCA JOSINA DA SILVA
100
FRANCISCA NATIELE GONÇALVES DA SILVA
08
HERICA CAMILA DE MELO DANTAS
67
JACIARA GUILHERME DA SILVA LIMA
87
JAIZA BARBOSA DA SILVA
53
KATIANE CRISTINA BARBOSA
50
MARIA APARECIDA DA SILVA ARAUJO
95
MARIA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE
85
MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO
48
MARIA ELIENE DA COSTA DE LIMA
62
MARIA JOSÉ ROSA
45
MARIA JOSIENE DOS SANTOS
**
MARIA IONICE CARDOSO
**
MARIA LUCIENE DA SILVA
02
MARIA ROSALIA DE FRANÇA
**
MARIA MARLUCE DE FRANÇA
56
MARIA MONALISA COSME DA SILVA
64
MARIA NAIDE DA SILVA SOUZA
92
RAIANE CRISTIAM SANTOS DA SILVA
26
ROSILEIDE COSME DE ARAUJO
73
SUELI GOMES DA SILVA
84
VERONICA LOUISE QUINTILIANO FERNANDES
58
WHILMA FERNANDES DE LIMA
59
Fonte: IFRN