sábado, 31 de maio de 2014

sexta-feira, 30 de maio de 2014

IFRN REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM LAJES


Ontem dia 29 de maio, realizou-se em Lajes uma audiência pública para discuti propostas inicial de atuação acadêmica e os cursos ofertados pelo Campos Avançado de Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN.


Estavam presentes no evento, o Prefeito Benes Leocádio, Vice-prefeito Marcão, a Deputada Federal Fátima Bezerra, Reitor do IFRN senhor Belchior de Oliveira Rocha, servidores do IFRN, alunos das escolas do município, secretários municipais, além de prefeitos e secretários da Região Central do RN.
Na audiência foi mostrado que o CAMPI IFRN têm o foco tecnológico com estratégias nas verticalizações de ensino, consolidando sintonias de ações com o desenvolvimento socioeconômico local e regional, tais como: Arranjos produtivos culturais e sociais, além das articulações com os sistemas públicos de educação básica e superior, como por exemplo: A capacitação de professores e gestores da rede pública, onde são definidas as ofertas educacionais, como também a difusão de cursos através de educação a distância e semipresencial.
O CAMPI DE LAJES terá um investimento de R$ 10.500.000,00 em uma área total de 65.182, 40 m² distribuída em:
2 – Salas de direção geral;
4 – Salas de coordenação;
2 – Salas de professores;
13 – Salas de aula;
08 – Laboratórios;
11 – sanitários;
Pátio coberto/área de lazer/convivência;
2 - Setores de atendimento/ secretaria;
Praça de alimentação;
1 – Auditório com 60 lugares (sala de projeção);
1 - Sala de leitura;
Conjunto poliesportivo com duas quadras sendo uma coberta.
A perspectiva inicial de oferta educacional no nível técnico, no Eixo Tecnológico (gestão de negócios) é o curso TÉCNICO ADMINISTRATIVO E INFORMATICA.

fonte: sec. de turismo de Lajes

Cearenses são presos em Caicó com um 'Chupa Cabra' e PM é aplaudida

Um excelente trabalho da Polícia Militar Militar de Caicó, operação essa comandada diretamente pelo Major Costa, resultou na prisão de dois cearenses com um equipamento que rouba as senhas dos clientes.
Os policiais estiveram o dia todo infiltrados entre os clientes da agência do Banco do Brasil de Caicó, todos os passos do gerente foram acompanhados pela PM por questão de segurança, e por volta das 18 horas os migrantes do crime foram presos em flagrante. Os jovens FRANCISCO WESLEY MARQUES BEZERRA, 25 anos, residente na rua Cazuza Ferreira, em Crateús-CE e FRANCISCO ALISSON VIEIRA DE ANDRADE, 23 anos, morador da rua Júlio Lima, bairro Fátima 2, também de Crateús, disseram à polícia que compraram o equipamento na internet.
O Major Costa, que comandou toda a operação, disse que tudo que criminosos conseguiram colher, a polícia apreendeu, inclusive onde as senhas ficavam armazenadas, além do Chupa Cabra, foram encontrados CD's explicativos de como funcionava o sistema e como o trabalho era desenvolvido.
Na hora da prisão dos cearenses, populares e clientes do banco do brasil aplaudiram a ação da polícia militar, que ao meu ver, está de parabéns pelo excelente trabalho.

Fonte: Jair Sampaio

Polícia Civil apreendeu cerca de 500 kg de maconha no bairro de Brasília Teimosa em Natal

A Polícia Civil apreendeu aproximadamente 500kg de maconha nesta quinta-feira (29). Em ação da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), a droga foi apreendida na localidade conhecida como rua do Motor, no bairro de Brasília Teimosa, zona Leste de Natal.
Na operação, os agentes da Denarc prenderam cinco pessoas. No entanto, ainda não há a confirmação sobre quantas serão autuadas pelo crime de tráfico de drogas.
A droga já foi encaminhada para o Itep, onde será pesada e deveria passar por perícia. No entanto, segundo peritos do órgão, não há reagentes para identificar se a droga realmente é maconha, o que pode dificultar o flagrante. Membros da Polícia Civil darão detalhes sobre a operação ainda na tarde desta quinta-feira. 

Fonte: TN online

“VALE DA JUSTIÇA” POLICIAIS DO RN E PB PRENDEM BANDO ESPECIALIZADO EM ROUBO DE CARROS

As Polícias Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba deflagraram na madrugada dessa quinta-feira (29/05), em Natal e região metropolitana, uma operação Conjunta denominada “Vale da Justiça”, com o objetivo de prender uma quadrilha interestadual especializada em roubo, receptação e adulteração de veículos. A ação contou com a participação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do RN juntamente com a equipe da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Cargas e Veículos (Deprov). No total foram presas oito pessoas, além da apreensão de arma, drogas e veículos.
Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Mamanguape-PB. As prisões aconteceram nas cidades de Natal, Parnamirim-RN e São José de Mipibu-RN. Segundo o delegado da Paraíba, Marcos Paulo Sales, as investigações se iniciaram há três meses pela Polícia Civil paraibana após uma ocorrência de roubo a veículos na localidade do Vale do Mamanguape. 
“Essa investigação começou após um assalto que aconteceu no último dia 22 de fevereiro no sítio Uruba, que fica situado no município de Mataraca, na Paraíba. As vítimas foram dois natalenses que tinham uma propriedade naquele lugar e os bandidos levaram dois veículos, pertences e valores em dinheiro”, explicou o delegado Marcos Sales. 
Após a identificação dos integrantes da quadrilha, que tinham residência no Rio Grande do Norte, foi pedido o apoio da Polícia Civil deste estado. “Além dos roubos a veículos, os criminosos também faziam os serviços de clonagem desses carros e vendiam a preços abaixo do mercado. Eles também atuavam no comércio de drogas como uma atividade paralela”, detalhou ainda o delegado. Os acusados também faziam o pagamento de drogas com os veículos roubados e ofereciam a terceiros serviços de clonagem de carros. 
Os presos foram identificados como sendo ANTONIO EDUARDO BEZERRA DE MELO, 59 ANOS, ERINALDO MEDEIROS DOS SANTOS, LEANDRO RODRIGUES DA SILVA, 22 ANOS, LUIZ GOMES DA SILVA, VULGO “GORDO”, CONSIDERADO LÍDER DO BANDO, DE 43 ANOS, CLAUDINEIDE MARCELINO DA SILVA, 36 ANOS, RAFAEL DA COSTA SILVA, ÉRIKA DANTAS E LUIZ GOMES DA SILVA JÚNIOR, 27 ANOS, este último conduzido em flagrante por porte ilegal de arma, tráfico de drogas, receptação e adulteração de veículos. Todos os presos são do Rio Grande do Norte e praticavam assaltos a veículos no estado da Paraíba. 
Com a quadrilha foram apreendidas uma pistola ponto quarenta de uso restrito, a quantia de R$ 7.500 em espécie, documentos em branco do DETRAN-PB, três tabletes de crack, dois veículos roubados, sendo um Ford Fiesta, cor Cinza, com placa fria, e um carro tipo Chery Tiggo, além de outros objetos como celulares e notebook. 
Segundo o delegado da Deprov, Atanásio Gomes, a ação integrada entre as polícias foi fundamental para a desarticulação dessa quadrilha. “Nós colaboramos com a investigação e demos apoio na operação cumprida com êxito pelas duas polícias. Esperamos continuar com essa parceira não só com a polícia da Paraíba, mas de estados vizinhos, com foco no combate ao crime”, concluiu.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Policiamento de Natal e Grande Natal (DPGRAN) e participação das equipes da Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC-PB) comandados pelo delegado Wagner Gusmão Durta e os Bel. Sterferson Nogueira da 7ª seccional de PC de Mamanguape-PB e os delegados da DP de Mamanguape-PB, Thiago Cavalcante dos Anjos e Marcos Sales de Castro.

Fonte: Degepol

Elementos tentaram agir na agência do Banco do Brasil em Jardim do Seridó


Acusado detido - Sebastião Barista de Souza, cearense, 42 anos
Dois elementos instalaram na manhã de ontem em caixas eletrônicos em Jardim do Seridó equipamentos de clonagem de senha "chupa cabras". A polícia militar foi informada através da gerência e os mesmos ficaram atentos durante todo o dia. 
Por volta das 19 horas um Celta prata, 4 portas, com 2 ocupantes foi visto nas imediações do banco. Os elementos entraram na agência, desistalaram o equipamento, porém eles não contavam com a ação rápida da polícia, sendo localizados ainda no centro da cidade. 
Um dos elementos assustado com a presença da polícia, desceu do carro e saiu correndo. Sendo pego pelo GTO nas proximidades do canal. O outro elemento conseguiu evadir-se abandonando o veículo nas proximidades do lixão na RN 088 saída para Parelhas. 
A polícia ainda efetuou disparos no pneu do veículo no intuito de pará-lo. Neste momento as polícias de toda região estão mobilizadas.

Fonte: Seridó 190

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CURRAIS NOVOS: ACIDENTE DEIXA MOTO-TAXISTA FERIDO

Por volta das 11h00 dessa quinta-feira (29/05/14) um grave acidente foi registrado na avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo, cruzamento com a Rua Napoleão Bezerra, envolvendo um veículo S-10 de placas MOF-3014 conduzido por um Policial Militar da reserva, Sargento Andrade, e uma moto Yamaha conduzida pelo o moto-taxista LENILSON CABRAL DOS SANTOS DE 42 ANOS MAIS CONHECIDO COMO NEGO que trabalha na moto-táxi do Paizinho Maria (moto táxi da algaroba). 
Os envolvidos no acidente seguiam no mesmo sentido quando o condutor da S-10 fez a conversão para entrar na Rua Napoleão Bezerra momento que o moto-taxista não conseguiu parar e atingiu a frente da caminhonete. O impacto foi tão forte que o motociclista foi jogado por cima do carro e ficou caído na calçada do banco BNB. O SAMU foi acionado e prestou os primeiros socorros no local e em seguida fez a condução para a emergência do Hospital Regional Mariano Coelho.
A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis, tendo em vista, que a referida Avenida é um prolongamento da BR 226 que cruza nossa cidade.

Fonte: 3ª CIPM Currais Novos

A bruxa anda solta na BR-304. Mais um acidente.


Na manhã de hoje 28 de maio por volta das 09:00hs policiais foram informados de um acidente na BR-304 na entrada de Assu próximo ao 10º BPM.


Segundo informações colhidas no local são que uma carreta seguia sentido Mossoró Natal quando se aproximou da entrada de Assu um outro veiculo tipo strada que saia de Assu com destino a cidade de Jucurutu foi colhido pela carreta vindo a cair de ribanceira abaixo.

O motorista da Strada por nome de Leonese residente em Jucurutu apesar do susto nada sofreu, já o motorista da carreta após o acidente ficou no local prestando os primeiros atendimentos a vitima e a polícia.

Fonte: Focoelho.com

Agência do Bradesco foi alvo de explosão durante a madrugada na cidade de Carnaubais/RN

(Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
A agência do Bradesco na cidade de Carnaubais, cidade distante pouco mais de 200 quilômetros de Natal, ficou completamente destruída após ser alvo de uma explosão na madrugada desta quarta-feira (28). Segundo a Polícia Militar, os criminosos ainda atiraram várias vezes em uma caminhonete que estava estacionada na frente do prédio. A quantia levada pela quadrilha não foi revelada. 
Ainda de acordo com a polícia, houve troca de tiros com os criminosos, mas ninguém ficou ferido. O Grupamento Tático Operacional (GTO) de Assu, com reforços dos policiamentos ostensivos de Pendências e Alto do Rodrigues também se deslocaram até a região em buscas da quadrilha, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Fonte: G1-RN

MOSSORÓ: TRÊS BANDIDOS MORREM EM CONFRONTO COM POLICIAIS

Uma Operação realizada pela polícia militar em Mossoró, por volta das 00:15hs desta quarta feira 28 de maio 2014, por pouco não acaba em tragédia para corporação. Ao tentar abordar elementos no bairro Santo Antônio, policiais foram recebidos a balas, um tenente da polícia por pouco não foi alvejado. Após disparos houve o revide da polícia e pelo menos três elementos foram conduzidos para o HRTM. Os três socorridos pela polícia não resistiram aos ferimentos e morreram antes de da entrada naquela unidade hospitalar. A troca de tiros aconteceu no cruzamento das ruas Delfim Moreira com rua Seis de Janeiro.
Foram mortos:
ROMERITO PEREIRA COSTA CONHECIDO COMO ROMINHO 19 ANOS DE IDADE, natural de Mossoró, MAXSUEL PEREIRA DA SILVA, 22 ANOS DE IDADE, natural de Mossoró e outro individuo conhecido apenas como FRANK que não portava documento de identificação.

Fonte: Passando na Hora e Polícia 24h

Colisão envolvendo três veículos deixa quatro pessoas mortas na BR 405

Um acidente envolvendo três veículos na manhã de quarta feira 28 de Maio de 2014, na BR 405 a 8 KM da comunidade de Jucuri zona rural de Mossoró, deixou quatro pessoas mortas.
As quatro vitimas que vieram a óbito, são da cidade de Severiano Melo e estavam em um veiculo da prefeitura, possivelmente voltando para cidade de Severiano Melo. 
Segundo informações, o veiculo tipo Ranger seguia sentido Apodi / Mossoró, teria tentado uma ultrpassagem e colidiu na traseira de um veiculo tipo Saveiro invadiu a contra mão e colidiu com o veiculo tipo Fiat Uno da prefeitura de Severiano Melo. 
O condutor da Ranger e o condutor da Saveiro Foram socorridos por ambulâncias do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 
Uma viatura da Policia Rodoviária Federal esta no local aguardando a equipe do Instituto Técnico e Cientifico que fara a remoção dos corpos para sede do orgão. 

Fonte: O Câmera por Macaíba Policia

Dupla suspeita de homicídio é presa na cidade de São Paulo do Potengi

Uma operação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar realizada nesta terça-feira (27), na cidade de São Paulo do Potengi/RN, resultou na prisão de dois homens acusados de praticar um homicídio naquela região. Os presos foram identificados como sendo Ícaro Agostinho da Silva, de 19 anos e Libânio Bento Fernandes, 23 anos. Com eles foram apreendidas duas armas e munições. 
A prisão se deu na localidade do Cabaço, Zona Rural de São Paulo do Potengi/RN. De acordo com o Chefe de Investigação da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, Gustavo Cavalcanti, Ícaro Agostinho era um dos foragidos da justiça procurado durante a Operação Fomento, desencadeada pela 1ª DRPC, pela qual foram presas 11 pessoas no dia 10 desse mês, nas cidades de São Tomé, São Paulo do Potengi e Lajes. 
A dupla é acusada de ter executado numa emboscada a pessoa de Ivan Silva, de 42 anos, na estrada que liga as cidades de São Paulo do Potengi a São Tomé/RN. O crime foi motivado pela disputa do tráfico de drogas na região agreste. Diligências ainda estão sendo efetuadas na tentativa de capturar os últimos dois fugitivos da Operação Fomento, que, possivelmente, tenham ligação direta com o referido homicídio.

Fonte: Portal BO

JUCURUTU: PM PRENDE CEARENSES SUSPEITOS DE ROUBO A BANCOS

Na tarde desta quarta-feira, por volta da 14h00min., a Polícia Militar de Jucurutu recebeu a informação de que uma quadrilha estaria na cidade, tentando roubar dinheiro dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. De imediato Policiais Militares, RP, comandada pelo Cabo Estácio e GTO, comandado pelo Cabo Edivaldo, empreenderam diligências e perseguiram o veículo onde estariam os suspeitos, conseguindo, após alguns minutos, prendê-los. Eles estavam no veículo tipo Fiat Uno, Vivace, ano 2012, de cor prata, Fortaleza/CE, que foi apreendido. Ao todo foram três detidos: ANTÔNIO ADRIANO DA SILVA BRITO, 28 ANOS, natural de Independência/CE, mas residente em Fortaleza, PAULO SÉRGIO AQUINO SILVA, 33 ANOS, natural e residente em Fortaleza e ORLANDO SOUZA FREITAS JÚNIOR, 29 ANOS, também natural e residente em Fortaleza (Vale lembrar que as identificações são apenas preliminares, tendo em vista que os suspeitos podem estar usando documentação falsa). 
Ao serem detidos, os suspeitos negaram qualquer ação delituosa. Contudo, os policiais encontraram em poder deles, fitas adesivas e uma chave de fenda, e, quando se dirigiram ao Banco do Brasil para fazer averiguações junto aos funcionários da Agência, identificaram uma micro câmera e “chupa cabras” instalados nos caixas eletrônicos, além de, ao ser verificadas as câmeras de segurança, ter sido constatada a ação do bando na noite de ontem, terça-feira, quando eles colocaram fita adesiva na porta, para ela não travar, e nesta quarta-feira pela manhã (antes das seis horas), quando instalaram os aparelhos “chupa cabra”. 
Pelo que foi apurado, a entrada do bando nesta tarde, no Banco do Brasil, seria para fazer o primeiro recolhimento de dados de clientes, mas, graças, também, à atenção da segurança do Banco e da agilidade da Polícia Militar de Jucurutu, mais um grande golpe foi evitado e mais três criminosos vão para atrás das grades. 
Após fazer a prisão dos três cearenses, sob suspeita de tentar roubar o Banco do Brasil de Jucurutu, Policiais descobriram o local onde eles estariam hospedados (Pousada Miike) e resolveram, Polícias Militar e Civil, fazer uma busca no quarto, onde acabaram encontrando vários outros objetos, como celulares, notebook, fiação para instalação, um aparelho “chupa cabra” e documentos. 
Diante de tantas provas, os presos não tiveram mais álibi algum para negar a tentativa do fugorto. Sendo assim, estão todos na Delegacia de Polícia Civil de Jucurutu, onde serão autuados em flagrante pelo crime de Furto Mediante Fraude, pelo Delegado titular, Dr. Igor Lopes. 
Vale lembrar que há alguns meses, vários idosos de Jucurutu foram surpreendidos com suas contas esvaziadas, quando foram retirar o dinheiro do aposento ou pensão. Pelo que se viu, o furto que estava para acontecer neste final de mês, seria idêntico. Isso deve levar a Polícia a investigar se a quadrilha presa nesta terça-feira foi a mesma que praticou de outrora.

Fonte: PM Jucurutu

Município de Parnamirim sanciona lei para emplacar “cinquentinhas”

O Município de Parnamirim publicou no Diário Oficial a Lei n° 1.659/2014, aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo Prefeito Maurício Marques dos Santos, que dispõe sobre o Registro e Licenciamento de ciclomotores em sua circunscrição. Agora, com a nova lei que entrará em vigor dentro de 90 dias, Parnamirim será o primeiro de 14 Municípios, dos 167 do Rio Grande do Norte, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, que assumem para si o registro e licenciamento dos ciclomotores. 
O objetivo é que, inicialmente, todos os 14 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito sancionem leis, semelhante ao que fez o Município de Parnamirim, e realizem convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), para efetivação dos emplacamentos. 
O trabalho desenvolvido com vistas ao registro, licenciamento e intensificação da fiscalização sobre os chamados “ciclomotores” vem sendo estimulado pelo Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania (Caop Cidadania) e Criminais (Caop Criminal), que busca a realização de convênios dos órgãos executivos de trânsito das várias cidades do Estado com o Detran para que o Departamento efetive o registro e licenciamento dos ciclomotores em todo o Rio Grande do Norte. 
Dos 167 municípios do Estado, 14 são integrados ao Sistema Nacional de Trânsito: Assu, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parnamirim, Rio do Fogo, Santana dos Matos, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Touros. Todos precisam avançar no registro e licenciamento dos ciclomotores, pois hoje compete aos municípios, nos termos do art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referido emplacamento. 
O trabalho surgiu por demanda ao MPRN para apoio à Polícia Rodoviária Federal, que apresentou dados estatísticos comprovando o aumento vertiginoso no número de mortos e feridos graves provenientes de acidentes envolvendo os ciclomotores, evidenciando o emplacamento como de fundamental importância para a sua efetiva fiscalização. 
Outra preocupação, do ponto de vista do consumidor, consiste no fato de que esses veículos são vendidos sob o argumento de que não precisam de placas e que o condutor não precisa de habilitação, nem capacete para a condução, o que não é verdade.

Fonte: Sidney Silva

terça-feira, 27 de maio de 2014

Carro fumacê, cadê ele?

foto registrada em 2012 ( foto cicero)

Lajes vem tendo indícios de casos suspeitos de dengue, agora é a hora de começar a fazer mutirão com carro de som pela manhã pessoas da área da saúde nas casas, funcionários da prefeitura tirando lixo e a tarde poderia se ter o carro fumacê para fortificar o mutirão, apenas em 2012 tivemos o carro fumacê nas ruas de Lajes. Cada um, faça a sua parte.

Acidente na BR 304 próximo a RN que dá acesso ao município de Santana do Matos

O Blog da PM Jucurutu, traz registro de acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira, 26, onde um jovem enfermeiro jucurutuense, de nome Iamany Lopes, sofreu um grande susto, quando se dirigia, em seu carro tipo Eco Sport, de cor preta, para a Cidade de Natal e sofreu um acidente, do tipo colisão, seguido de capotamento.


Segundo o que foi apurado pelo nosso Blog da PM, o acidente se deu, quando Iamany fez a conversão saindo da RN que passa pela Cidade Santana do Matos, para pegar a BR 304, com direção a Natal.



No momento da conversão, Iamany teria sido surpreendido por outro veículo que passava pela BR 304, sendo atingido na traseira, vindo a capotar seu carro. Mesmo com o forte impacto, o jucurutuense nada sofreu, e quando conseguiu sair de dentro do veículo, logo se dirigiu até o outro carro, que ficou dentro do matagal, para verificar se teria alguém ferido, e prestar os primeiros socorros, mas, felizmente, os danos foram apenas materiais.

Polícia apreende armas e drogas em borracharia no Vale Dourado

Policiais militares das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) prenderam dois homens e apreenderam uma adolescente nesta segunda-feira (26), na avenida Santarém, no Loteamento Vale Dourado, zona Norte de Natal. Com o trio, segundo a polícia, foram encontradas três armas além de maconha e crack. 
De acordo com o tenente Peixoto a equipe da Rocam recebeu informações de um estabelecimento que funcionava como borracharia e que estava sendo usado como ponto de venda de drogas, com isso uma campana foi realizada durante duas horas próximo ao local e culminou no flagrante. 
“Já tínhamos informes da movimentação estranha de pessoas na borracharia e com os informes repassados por uma fonte anônima acabamos confirmando o que já desconfiávamos”, disse.
Na busca no local, já depois da abordagem, os PMs encontraram três arma de fogo, dois revólveres e calibre 38 e 32 e uma espingarda calibre 12 além de aproximadamente meio quilo de maconha e uma quantidade de crack não revelada. O dono do estabelecimento, que assumiu a propriedade dos produtos ilícitos e ilegais foi identificado como Joás Azevedo de Araújo, de 28 anos. Os outros suspeitos conduzidos foram ouvidos e liberados.

Fonte: Portal BO

PARNAMIRIM: FILHO DE PM ENVOLVIDO COM CRIMES É MORTO E QUEIMADO DENTRO DE BURACO


O corpo de um adolescente foi encontrado carbonizado na noite desta segunda-feira (26) no município de Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a PM, a vítima foi identificada como DENISON GOMES DA CRUZ, de 17 anos, filho de um policial militar. O próprio pai da vítima encontrou o corpo e confirmou que o rapaz era envolvido com assaltos na região. 
O crime aconteceu em um terreno baldio no conjunto Jóquei Clube, em uma região próxima ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. De acordo com a PM, o adolescente saiu de casa por volta das 16h da segunda-feira (26). Moradores da região relataram que ele foi visto entrando no terreno com outros dois homens. 
Já na manhã desta terça (27), o pai de Denison, o soldado da Polícia Militar Davi Santos da Cruz, foi procurar o filho e encontrou o corpo dentro de um buraco usado por criminosos para queimar corpos. Foram encontrados restos de pneus enrolados junto ao corpo dentro do buraco.
O pai da vítima confirmou que o filho já teria feito assaltos e teria participado do assalto a agência dos Correios de São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal, no ano passado.
Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep-RN) foi até o local para fazer a perícia. O corpo do adolescente deve ser levado para sede do órgão, no bairro da Ribeira, em Natal.

Fonte: G1/RN

Meteorologistas preveem mais chuvas para o Litoral e o Agreste do Nordeste


Por ocasião da III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil, realizada em Aracajú (SE) na quinta (22) e sexta-feira (23), foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre junho, julho e agosto de 2014 sobre o setor leste da região Nordeste do Brasil. A reunião contou com a participação de meteorologistas dos centros estaduais de meteorologia e de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. O evento teve também a participação, via áudio-conferência e presencial, de meteorologistas do CPTEC/INPE, do INMET, assim como de usuários em diversas instituições do Brasil. De acordo com os meteorologistas, a precipitação acumulada durante o mês de abril de 2014 mostrou o seguinte comportamento: predominância de anomalias positivas nas regiões Central e Oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, norte da Bahia e sul do Piauí e em todo o Estado de Sergipe. Anomalias negativas predominaram nas regiões agreste e leste dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No setor leste dos estados de Pernambuco, Alagoas e a Bahia, as chuvas acumuladas durante abril/2014 ficaram em torno da normal climatológica. CONDIÇÕES As condições da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) se apresentaram dentro da normalidade e em fase de transição para o aquecimento no Oceano Pacífico equatorial leste. A oeste deste oceano observaram-se anomalias positivas em toda a extensão longitudinal. Próximo à costa do Peru as águas continuaram a apresentar anomalias negativas fracas, em torno de -0,5°C. No Atlântico tropical, próximo do litoral das regiões Sul, Sudeste e no leste do NE, observaram-se anomalias positivas. No restante da bacia do Atlântico tropical sul as TSMs encontraram-se dentro na normalidade. PREVISÃO DO TRIMESTRE A previsão climática de consenso para o trimestre junho, julho e agosto de 2014 indica maior probabilidade de chuva nas categorias dentro da média a acima da normal climatológica no leste dos estados do nordeste brasileiro. Para a região norte do Nordeste o comportamento será climatológico. As seguintes categorias de probabilidades em relação à normal climatológica para a ocorrência de precipitação na costa leste do Nordeste foram definidas: 35% acima, 40% normal e 25% abaixo. Temperatura: em torno da normal climatológica. Segundo os meteorologistas, não se descarta grande variabilidade temporal e espacial da chuva, assim como a possibilidade de episódios de chuvas intensas decorrentes da atuação de distúrbios ondulatórios de leste. Recomenda-se a continuação do monitoramento e acompanhamento das previsões de tempo nas áreas do leste do Nordeste, bem como a evolução das condições do Oceano Atlântico tropical. Nesta avaliação foram utilizados os modelos do INPE/CPTEC, FUNCEME, INMET, NCEP, NCAR, COLA, NASA, ECMWF, UKMET e Météo-France. 


Fonte: EMPARN

CAICÓ: ADOLESCENTES INFRATORES TROCAM TIROS COM POLICIAIS E ACABAM MORTOS

O Comandante do 6º Batalhão de Policia Militar da cidade de Caicó, Major Walmary Costa, recebeu a imprensa de Caicó na tarde desta segunda-feira (26) e falou sobre a ocorrência onde teve um confronto entre a Polícia Militar e três jovens infratores no Bairro Walfredo Gurgel que terminou com um saldo de dois adolescentes mortos.
O Major confirmou a identidade dos dois como sendo; HIAGO CAIO DE SENNA, 15 ANOS E GLENNIS EVELLY FÉLIX DA SILVA, 14 ANOS, ambos Caicoenses e residentes na capital do Seridó. O Comandante da PM de Caicó disse que os Policiais receberam informações sobre o paradeiro de algumas motos roubadas e ao averiguar a procedência da informação foram recebidos a bala onde revidaram imediatamente e feriram dois de três suspeitos visualizados no local. 
Os feridos foram socorridos até o Hospital Regional do Seridó onde já deram entrada sem vida. O Major Costa disse que outras equipes foram ao apoio da primeira guarnição e no local conseguiram encontrar uma das armas usadas no confronto com os Policiais, sendo uma pistola calibre 9mm, arma de uso restrito das formas armadas. Também foram encontradas duas motocicletas com queixa de roubo na cidade de Caicó. Uma Honda CG-125 que foi tomada de assalto na noite de ontem no Bairro Barra Nova e outra Yamaha de cor preta, sem placas, roubada a semana passada no Paulo VI e que também foi usada no assalto ao Posto de Combustíveis de Caicó no Bairro Barra Nova. 
Equipes Policiais ainda realizam diligências para tentar prender o terceiro suspeito que segundo informações também estaria armado e que conseguiu fugir por um setor de matagal conhecido como Boqueirão.
O Major Costa encerrou dizendo que a orientação para os Policiais é sempre de só atirar em último caso quando houver um uma eminente situação de risco contra suas vidas e ainda segundo ele foi o que ocorreu na ação de hoje. Quando os PM's foram recebidos a bala não restou outra alternativa a não ser revidar. Finalizou o major. 

Fonte: Eduardo Dantas

SERRA NEGRA DO NORTE: POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADO DE HOMICÍDIO MINUTOS APÓS O CRIME

Por volta das 18h00 desta segunda (26), a Polícia Militar de Serra Negra recebeu uma informação dando conta da ocorrência vários tiros disparados no Bairro da Liberdade.
De imediato, os policiais em serviço se deslocaram para o local e encontraram um homem baleado 5 vezes no chão. A vítima era conhecida como LOLÔ.
A PM prendeu o assassino no corredor que liga o Bairro da Liberdade ao Centro da cidade. IVANILDO DA SILVA (FOTO), natural de Serra Negra do Norte, residente no Sítio Belo Monte, foi encaminhado para a delegacia de polícia de Serra Negra.
A polícia constatou que o motivo do homicídio havia sido desavenças pessoais, após uma discussão que aconteceu na tarde desta segunda. Ivanildo disparou 5 tiros de um revólver calibre 38 contra Lolô e já foi encaminhado para a carceragem da 3ª DRP, em Caicó. 

Fonte: Eduardo Dantas

PMs e bombeiros do RN desistem de greve após acordo de reajuste de 32%

PMs e bombeiros no Centro Administrativo em abril deste ano (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte desistiram da greve marcada para esta terça-feira (26) após receberem uma proposta de 32% de reajuste salarial do Governo do Estado. O valor será reajustado em quatro parcelas até março de 2015. A decisão foi tomada em assembleia após reunião com representantes do governo, que pediu como contrapartida a suspensão da paralisação.
O presidente Associação de Cabos e Soldados, Roberto Campos, considerou positivo o resultado das negociações. "Não só PMs e praças serão contemplados. O reajuste também inclui oficiais e inativos. Apesar dos contratempos, foi positivo. Lamentamos termos chegado a esse ponto", afirma. 
De acordo com o presidente da associação, o governo deu um prazo de enviar o projeto do reajuste para a Assembleia Legislativa até quarta-feira (28). Enquanto o projeto não for encaminhado, os PMs e bombeiros vão permanecer acampados em frente ao Centro Administrativo, na zona Sul de Natal.
Os PMs e bombeiros do RN chegaram a paralisar as atividades por 10 horas no dia 22 de abril deste ano. Na ocasião a greve foi suspensa após o governo dar garantias de que a Lei de Promoção de Praças seria enviada à Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. O projeto foi aprovado na Casa Legislativa na semana passada.

Fonte: G1/RN

FESTAS





segunda-feira, 26 de maio de 2014

IMAGENS DO CURTA METRAGEM " ABOIO, A POESIA DOS VAQUEIROS"

 Um curta metragem está sendo produzido em pleno seculo XXI, tudo isso para mostrar o valor que tivemos e hoje temos pouco, o vaqueiro propriamente dito não é conhecido, nas salas de aulas não mostram a cultura de valor próprio, mas mostra músicas ou videos em inglês, mostra outro tipo de material, enquanto isso perdemos o valor da raiz, netos de vaqueiros não seguem mais seus avôs por motivos de atualidades e renovação e mais a facilidade de se viver mais a vontade na zona urbana, em compensação perde o  valor de ter seus bens com suor, com dignidade, em fim, o futuro tende a se perpetuar a extinção de várias culturas. Um Jornalista agora conhecido por todo Brasil mostra o seu talento, mostra a sua cara e muitos ficam com raiva do sucesso que foi conquistado com suor, estudo, esforço trabalho e dedicação, Tárcio Araújo formado em Jornalismo e trabalhando em Mossoró teve o privilégio de buscar um projeto inovador para muitos, projeto esse que tem por parceria da Petrobrás e organizado pela instituição Marlin azul, trás para o povo brasileiro - O PROJETO REVELANDO OS BRASIS,  e nele se escolhe um tema ou uma história e o próprio estudante ou jornalista fica com produtor de seu projeto, e o nome todos conhecem - ABOIO, A POESIA DOS VAQUEIROS, que trás a vida num todo, desde seus primordes no trabalho até a virar profissão, historias e mais historias, não vou prolongar pois o curta acaba de ser filmado com centenas de cenas e algumas serão editadas e finalizadas para se revelar historias do Brasil a fora, veja alguns registros:

Todo começo tem seus ajustes e detalhes a serem organizados - João e Pedro na Faz cabugizinho
O momento inicial, a inicio de um grande trabalho
Cenas para filmagens a pronto e jáaaaaaaaaa
Só me resta trabalhar - Faz cabugizinho
Make off, eu brother washington no apoio do curta metragem.
Se for que seja, talentos da cultura (VAQUEIRO) são ouvidos pela primeira vez em toda a vida deles
As raízes estão se indo, o que resta são ainda os fortes vaqueiros guerreiros por dedicação
Um bom vaqueiro tem seu melhor amigo ao lado, o cão - VAQUEIRO CELSO - FAZ. CABUGIZINHO
Um bom vaqueiro tem seu melhor amigo de trabalho, um outro vaqueiro
O melhor angulo se dá na busca de detalhes, meu amigo Tárcio em busca de imagens delicadas
Sou ainda uma menina buraqueira que não tenho vontade de abandonar o ser humano que me rodeia
Aqui estou em outro parecido angulo
Ajustes são precisos para o registro único - Pedro na Faz. Cabugizinho
Lajes, raízes rural se ver ao meio urbano por não ter mais forças de continuar na pouca vivência na Faz. - Dona Laurita
Produção do curta - ABOIO, A POESIA DO VAQUEIRO, juntos até o fim
AQUI ESTOU ARMADA ATÉ OS DENTES - MUITOS ME CONHECEM COMO - COROA DE FRADE
Traços e cores, já diz a musica aquarela do Brasil que fala sobre - CONTORNANDO A CURVA NORTE E SUL E VOU COM ELA VIAJANDO.....
um abraço e um registro de verdadeiros seguidores da cultura
Reconhecimento nas mãos de quem sabe, hoje pode ser um registro, mas amanhã um tesouro que foi registrado por amigos que sabem o que é cultura

 Vai se chegando ao fim do curta metragem, aqui na serra do feiticeiro os vaqueiros pedem graças aos céus em busca de melhorias.
 Um momento de pensar, saber o que vai pedir para nunca desagradar.......
 Uma grua foi utilizada nas gravações, serviço de alta qualidade, pense num pessoal gente boa
 Um conceito de ter o que quer, nas condições que demanda na posição em pleno sociedade, isto é uma casa de barro ou casa de taipa, só sabe das coisas boas quem um dia teve suas tristezas e alegrias
 Uma vista do outro lado do bonitão cabugi
 Quem foi que disse que mulher não tinha talento,. esta é Cilia, uma vaqueira que quando mais jovem realizava tarefas de homens, hoje se tiver um cavalo ou chamar para tirar leite ela tá dentro
Simulando uma pega de boi na fazenda Cacimba de Cima, uma das mais velhas fazendas da região.

 Sandro e seu berrante na Faz. cacimba de cima
 Será que alguém conhece esse monumento de outro angulo? 
 Make- off
 Montando seu animal, agora  a vaqueira Cilia sai em busca de uma novilha
 Entrevistando a vaqueira Cilia.
Faz. Cacimba de cima - Município de Lajes, uma das mais antigas Fazendas da região central, bem reformada, seu proprietário, Dr. Becil

Ultima entrevista foi com o mais velho vaqueiro, conhecido a norte e nordeste, seu Dr. ou doutor como queiram, uma historia verdadeira, uma riqueza viva, hoje com 90 anos ainda lembra de muita coisa, vamos esperar a edição do projeto e curta metragem " ABOIO, A POESIA DOS VAQUEIROS, que será exibido assim que tiver tudo OK, uma grande estrutura será instalada em nossa cidade para ver esse documentário.

Parabéns a todos que realizaram esse projeto, tudo deu certo, só algumas estradas a chuva que caiu fez buracos e córregos, mas tudo foi passado por cima, parabéns Tárcio por sua contribuição com a cultura, vc nunca será esquecido por seus verdadeiros amigos.........

PETROBRÁS - MARLIN AZUL