sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pedra Preta: Prefeitura faz entrega de fardamento a funcionários e colaboradores do Matadouro Municipal.

Prefeito Luiz fazendo a entrega do fardamento ao Sr. João



Secretária de Agricultura Aline e o Veterinário Carlos Eduardo também participaram da entrega


A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega do fardamento de todos os funcionários e colaboradores do Matadouro Municipal. Na Ocasião estavam presentes o Prefeito Luiz de Haroldo, Secretária de Agricultura Aline Tatiane e o Veterinário Dr. Carlos Eduardo. "Esta ação é de grande importância para toda população, pois promove mais segurança e higiene aos produtos que serão comercializados em todo o município, além da proteção da saúde dos profissionais que se dedicam a este trabalho", disse o prefeito Luiz.
FONTE: PEDRA PRETA EM AÇÃO

BRASIL ALFABETIZADO, ALUNOS DE LAJES TIVERAM UMA AULA DE CAMPO

Ontem, dia 27 de fevereiro de 2014, tivemos um dia em que alunos do programa BRASIL ALFABETIZADO, tiveram a oportunidade de ter uma aula de campo, vamos saber mais um pouco do brasil alfabetizado.


O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste.

Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos Estados, Municípios e Distrito Federal.

Como acessar: As Secretarias de Educação dos estados, municípios e Distrito Federal aderem ao PBA por doSistema Brasil Alfabetizado.

Pois bem, professores de lajes e da comunidade rural que lecionam para estes alunos, elaboraram uma aula de campo para mostrar  DIFERENTES RELAÇÕES entre pessoas e lugares, clima e histórias, o Brasil alfabetizado tem um apoio de grande proporção pela secretaria de educação do município, uma forma de alfabetizar, jovens, adultos e idosos, para esses guerreiros professores por: se em uma sala tiver 10 alunos adulto ou idoso se apenas 2 for alfabetizado já é um avanço, fazendo assim para este aluno uma oportunidade de saber ler e escrever, as vezes o trabalho destes alunos tanto da dona de casa que tem que fazer café, almoço e janta e como também o senhor trabalhador da casa que passa o dia no trabalho fica mais difícil de ter este espaço para ir as aulas, com esforços dos professores alunos se rende a esta aula para assim aprender a escrever a sua assinatura e ler, vamos ver um pouco destes lugares que eles passaram.


PARADA NA FORTALEZA DOS REIS MAGOS, esta visita é para mostrar a influência que Natal teve para que navios de outros países não se aproximasse das terras nordestinas, já que natal esta localizado em uma área mais a frente de todo litoral do Brasil, algumas fotos mostra canhões, guaritas, salas onde quem fosse capturado eram presos lá, vamos ver os registros:

Saindo de Lajes com destino na primeira parada que é no cajueiro em Pirangi

 Depois de 2:00 horas de viajem, chegamos no maior cajueiro do mundo
 1º registro, ao redor do cajueiro vários kioskes são repletos de produtos, alguns de alimentos outros de peças de roupas e por ai vai...
 O vendedor de castanhas, dorme mais do que vende
 Um caju que mede seus 1,20 cm, mas este é de enfeite
 Um guia contou toda a historia deste cajueiro, dia ele que este cajueiro tem seus 125 anos de vida
 Uma foto para o registro
 Quem gosta de ser ver dentro de um caju, é só ir no cajueiro, esta ai é minha filha
 O amuleto da sorte e guardião do cajueiro
Do mirante a vista é fantástica, mostrando toda sua área coberta, e que seu crescimento não para

Saímos do cajueiro com destino a FORTALEZA DOS REIS MAGOS

Percorremos cerca de 500 metros até chegarmos a forlateza
O sol estava um pouco forte d+, mas seguyimos
Chegamos a entrada principal, placas em alguns idiomas é posto na frente da fortaleza

Pedaços de objetos encontrados quado se organizava todas estrutura interior
Aqui vemos um canhão, quer dizer tem vários, de vários ângulos, para assegurar e expulsar navios que se aproximava
No horizonte não vemos nada, mas olheiros em guaritas estavam o tempo todo de prontidão
Uma vista de cima, nesta torres central ´que está os três Reis Magos confeccionados em barro ou cerâmica
Uma foto para o Registro da passagem do pessoal
Uma mostragem em uma mesa,formada por vários Países
Na saída, peixes e siri são visto em boa parte do percurso
Ultimo registro, animais silvestres que acabaram sendo adotados por turistas e populares daquela localidade, como todos conhece " um soinho", e assim com esta bela imagem nos despedimos deste lugar muito bonito.

 E finalizando a visita agora foi no parque das Dunas:


 Hora do almoço, aproveitamos o lugar mais aconchegante para esse tipo de passeio seguido de comida



 Aqui somos arrodeados por matas nativas
 Muito interessante essa oca, muitos chamar de vários outros tipos de nomes, veja a descrição abaixo

 Tudo aqui é regrado e cuidado pelo órgão ambiental
Esta foto da tenda mostra a forma de como é a imagem da duna de cima, tipo o desenho que ela representa são as linhas da mata se olhar de cima para baixo, mas requer um helicóptero para confirmar.

Vários brinquedos para a criançada se divertirem e gastar um pouco a energia:






Chegamos ao posto avançado da reserva ambiental
 Na entrada tudo é bem explicado.



 A estagiária explica sobre a questão da duna, e do parque das dunas, que é importante, por que quando chove a duna ela suga a água e passando por várias camadas de terras, onde vira água que natal consome.
 Uma maquete mostra de como a duna é formada em uma vista de cima


Sala da flora, neste ambientes vimos a diversidades de folhas e plantas que existem, várias formas de vidas.




 Estas orelhas, é um resultado de um fungo que de uma forma ou de outra encontra de se apresentar em madeiras, plantas, principalmente quando estão humidas


Aqui várias especies de plantas nativas do sertão.



Entramos na sala onde animais que acabam morrendo no parque, ou encontrados em outros lugares, eles ficam empalhados e juntos formam um tipo de cenário da fauna.






 

 A duna é desta maneira, onde várias camadas do solo é responsável por deixar a água limpa e pura, o objetivo da duna é filtrar a água das chuvas.



 Alguns animais são colocados em um recipiente com um liquido para estabelecer a forma verdadeira, são animais como já falei que morreram e foram encontrados.


AQUI ESTÃO OS RESPONSÁVEIS POR TENTAR FAZER COM QUE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS SAIAM DO ANALFABETISMO, PROFESSORES AGUERRIDOS E DISPOSTOS, ELES QUE ORGANIZARAM TODO ESSE TRAJETO(AULA DE CAMPO)




Esta aula de Campo teve apoio de:
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
RAIMUNDO MOTORISTA