domingo, 31 de agosto de 2014

XX EXPOLAJES 2014 DIA 29


A XX EXPOLAJES 2014 realizou-se no centro de exposição Dep.Nélio Dias, o evento teve início na sexta Feira dia 29 de acordo com a programação repassada pelos organizadores, pela manhã do dia 29 tivemos a recepção dos animais caprinos, ovinos de fazendas da cidade e de outras cidades, alguns animais bovinos e uma novidade foi à exposição de um cavalo do empresário Nildo de Juvenal, no evento estava presente na abertura: Prefeito de Lajes Marcão, Pres. EMATER-RN Marcos Aurélio representando o governo do estado, pres. da FAERN – José Vireira, diretor da IDIARN, banco do Nordeste, banco do Brasil, coordenador da exposição pela ACOSC/LAJES Idalécio, presidente da EMPARN, secretária de educação – Irene Martins, Pres. da APASA - Marcones, SEBRAE - Vamberto, Jane Carla secretaria de agricultura de Lajes, população em geral.
Na frente da ACOSC muitas pessoas chegavam ao evento.

a economia de algumas famílias tiveram crescimentos de vendas, na exposição tínhamos, artesanatos, feira da agricultura familiar, panfletos de como plantar, cultivar e colher, para as crianças brinquedos com o parquinho, a secretaria de agricultura também estava com peças para vender, em fim, não foi um crescimento que bateu 2012, mas ninguém saiu de mãos abanando, nesta exposição é o momento do agricultor, da família e dos amigos parceiros ou não. 


Na abertura oficial, o organizador da EXPOSIÇÃO - César Militão agradece aos produtores rurais, aos expositores, ao: SENAR, FAERN, EMATER, IDIARN, SEBRAE E PREFEITURA DE LAJES. O organizador falou das dificuldades de se fazer uma EXPOSIÇÃO, agradece as parcerias que foram de extrema importância para se realizar o evento, a presença da população também foi significante, finaliza dizendo que pelas dificuldades que encontrou forças de viabilizar recursos, uma correria para um só propósito que é realizar a EXPOLAJES 2014 para que nacionalmente seja uma porta de entrada e saída de produtos, animais. Ainda falou dos cursos realizados pela SENAR em nossa cidade e que vamos fazer uma brilhante exposição.


Idálecio saúda a todos nesta abertura, dizendo essa brilhante exposição que completa 20 anos antiga feirinha de bode no inicio de 1993 depois virando caprifeira e agora exposição, mas nesse ano uma novidade que é Mista, uma exposição especifica de caprinos e ovinos e na terceira fase no próximo ano, que apesar da adversidade que enfrentaram para que fosse realizada, que tudo pronto a 90 dias e tudo foi reformulado para uma exposição mais completa, fruto de um trabalho de todos que estão incluídos, que por isso, a exposição virou a 2ª maior festa de Lajes pós carnaval e reconhecido no estado, acolhendo: amigos, familiares entre outros.


José Vieira em sua oração parabeniza pelo empenho e dedicação pela XX EXPOLAJES, ficou impressionado com a dedicação e quere fazer as coisas acontecer aqui no município de Lajes, mas poderia ser ainda melhor se tivesse um apoio maior do governo do estado com mais recursos e dos bancos também, seria muito importantes, o momento mais importante do produtos rural onde trabalha o ano todinho e que possa trazer bons animais, e que tenha um intercâmbio e oportunidade de negócios. E neste momento de conversa que pode se vender ou comprar. José vieira falou para todos dos cursos realizados em nossa cidade, números dão conta de que o SENAR realizou 168 cursos e qualificou mais de 2 mil pessoas, uma dedicação da prefeitura e de você, ainda falou de cursos que se teve inicio em nossa cidade, finaliza dizendo que precisamos dar o valor correto ao agricultor através do programa de empreendedorismo rural que será lançado nestes dias, para poder fazer que os produtos rurais tenhas condições de se qualificar para o mundo de trabalho na área.

UMA FRASE DE JOSÉ VIEIRA – A FESTA AS VEZES NÃO ESTÁ DO JEITO QUE GOSTARÍAMOS DE ESTÁ, MAS O POSSÍVEL FOI FEITO.


Presidente da EMATER do RN – Marco Aurélio parabeniza a ACOSC pelo evento que começou pequeno e hoje é referência nas feiras de agronegócios do RN, fruto de um trabalho voltado para a agricultura, a importância de um governo investir nesta ação, que apesar das dificuldades enfrentadas, que encerrou com chave de ouro através da XX EXPOLAJES, que no total investi em todo RN com eventos voltado para agricultura o total de mais de 1 milhão de reais. Momento esse do nordeste, do semi árido, que no 3º ano consecutivo passa por dificuldade coma seca, que se mobiliza e de uma forma ou de outra tenta ajudar na medida do possível, finaliza agradecendo o acolhimento e que tenhamos uma excelente festa.

O prefeito - José Marques Fernandes(MARCÃO), também falou na abertura, mas infelizmente não peguei, tive que sair.

 A criançada adorou os bonecos que trouxe o tema sobre a ÁGUA




Algumas atrações culturais foram expostas para a população, talentos da terra, como: cantores, repentistas, dançarinos, grupo teatral, uma manipulação do João Redondo o boneco mais conhecido do Brasil que trouxe na sua bagagem o TEMA: (ÁGUA UM BEM PRECIOSO), nesta demostração os bonecos mostraram o cuidado com a água além de brincar e divertir as crianças, logo em seguida teve a escolha da Miss EXPOLAJES 2014 e em seguida finalizamos com o show no arena ACOSC com animação de Arnaldo Farias, Boneca safada, Manos do Forró.


Muitas pessoas passaram na noite da sexta feira visitando ou não os stands, aqui tivemos um pouco de tudo, o artesanato de nossas lajenses, frutas vindas da cidade de Assú, tivemos o mel, ainda a empresa CABUGI DE LACTICINIOS, a feira da agricultura familiar que trouxe, doce de leite, queijo, verduras entre outros, alguns objetos de uso ou decoração também estava a venda, veja algumas fotos:

 Muitas visitas a feira de artesanato.
 Esse stand estava com graviolas, coco, bananas entre outras frutas que veio da cidade do Assú, além de ter panfletos para quem visitasse o stand, como este abaixo
 Parceiro - BANCO DO NORDESTE

No stand abaixo temos a feira da agricultura familiar, produtos vindos de ortas, plantações de pequenos agricultores e de cozinha, como: o queijo, doce de leite entre outros...

 
 

 A policia militar esteve o tempo todo alerta para garantir a segurança da população, além de efetuar algumas blits educativas para os Lajenses

 Neste stand vc poderia deliciar o gosto dos produtos CABUGI.

TIVEMOS A ESCOLHA DA MISS EXPOLAJES2014, COM UMA PREMIAÇÃO NUM TOTAL DE 1500 REAIS, ONDE AS 3 primeiras ganharam uma quantia boa, sendo 3º, 2º e 1º lugar, as demais saíram com um brinde da boticário.

 
A MISS 2012 REPASSOU A FAIXA PARA  A VENCEDORA DA EXPOLAJES 2014
 JOSÉ MARQUES ENTREGANDO A PREMIAÇÃO A MISS EXPOLAJES 2014 - ALESSANDRA PEREIRA
O SHOW APÓS A ESCOLHA DA MISS EXPOLAJES 2014 FICOU POR CONTA DE Arnaldo Farias, Boneca safada, Manos do Forró.
no sábado não pude acompanhar por motivos particulares, já já trago a pega do bode e o encerramento oficial da expolajes 2014....

REALIZAÇÃO: 
PREFEITURA MUNICIPAL
ACOSC
GOVERNO DO ESTADO

APOIO:

SENAR
FAERN
EMATER
EMPARN
IDIARN
SINDICATO RURAL


Nenhum comentário: