terça-feira, 30 de abril de 2013

Empresária de Angicos faz sucesso com sorvete de fruto da palma



Destaque do Portal no AR - Vista por muitos como a única alternativa para alimentar o gado nesses momentos de estiagem no interior do RN, a palma é também uma importante fonte de materia-prima para a indústria do sorvete. 

Quem não acredita nisso é porque não conhece a empresária Kaline Cristine de Castro Felipe, de Angicos (distante 169 quilômetros de Natal), no Sertão Potiguar. Ela desenvolveu um sorvete, conhecido como Sertão Gelado, da fruta nativa da caatinga comumente encontrada em toda a região do semiárido.

A fábrica, segundo o Sebrae/RN, é uma das novas incubadas pela Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Campus de Angicos, que faz parte do programa de Incubadoras do Sebrae no Rio Grande do Norte. “Temos como diferencial a inovação de sabores aproveitando as frutas da região”, justifica a proprietária da sorveteria. Além das frutas mais típicas da região, como manga, caju, umbú e abacaxi, a novidade é o sorvete da fruta do pêlo. “Iniciarmos por sugestão de um vizinho, aceitei o desafio e quem degustou aprovou a novidade”. A sorveteria também já testou outros sabores regionais com sucesso, como milho, tapioca e rapadura. Atualmente, a empresa tem uma produção mensal de 750 litros de sorvetes e 6.500 picolés de diversos sabores.

A utilização do pêlo remete a uma tradição antiga dos moradores da cidade que tinham o hábito de consumir a fruta in natura com açúcar. “Quem é de Angicos conhece o pêlo e as muitas histórias envolvendo a fruta. Para reconhecer um angicano, basta olhar embaixo da língua para vê se tem pêlo, se tiver, não resta dúvida, é de Angicos”, brinca a empresária.

De sabor azedo, a fruta possui uma polpa carnuda que também pode ser utilizada na produção de geleias, mouses e recheios em caldas. O quilo chega a custar R$ 10,00. O preço alto é devido à dificuldade no beneficiamento. O fruto deve ser manipulado com cuidado uma vez que a sua casca possui muitos pontinhos cheios de minúsculos espinhos, os pêlos, que penetram na pele. Para retirá-los se faz necessário o uso de uma pinça. Em toda a região Nordeste, a planta – palmatória ou palma forrageira – é utilizada como alimentação para os animais no período de seca. Em alguns estados, essa fruta é conhecida como figo da índia.

Radialista comete suicídio dentro de emissora de rádio em Patos


O radialista Gilberto Oliveira, mais conhecido como Betinho, cometeu suicídio na madrugada desta terça-feira, (30), dentro do estúdio da rádio Morada do Sol em Patos.

De acordo com informações, Betinho teria ido durante a madrugada na rádio, preparou uma mistura com veneno de rato, inseticida e alguns comprimidos antidepressivos, foi para o estúdio e ingeriu a combinação.

Por volta das 3h:30, o diretor da emissora Aluízio Caetano chegou na rádio e encontrou o corpo do locutor no estúdio. O diretor ainda acionou o Samu, porém, o radialista já teria vindo à óbito.

O radialista apresentava o programa Marcas do tempo, que ia ao ar das 20h:00 às 22h:00, porém, havia se afastado da emissora devido a um quadro de depressão que enfrentava. Mesmo assim, o locutor tinha acesso à rádio e as vezes apresentava o programa nos finais de semana.

Nesta terça-feira, (30), o radialista estaria completando 44 anos de idade.

Fonte: Cardoso Silva

Raio atinge casas na zona rural de Taboleiro Grande

Um raio atingiu uma casa na zona rural de Taboleiro Grande, a 372 quilômetros de Natal, na madrugada da quinta-feira (25). Segundo os moradores do Sítio Pau Mocó, a nove quilômetros do centro de Taboleiro Grande, a descarga elétrica atingiu a parede externa da casa, chegando a deixar uma criança ferida e vários objetos quebrados.
O impacto do raio foi tanto, que empurrou a dona da casa contra a parede, disse os vizinhos. Várias partes da casa ficaram danificadas, mas os moradores passam bem e estão se recuperando do susto.
“O espelho que estava no quarto quebrou e o piso da cozinha rachou. Foi um susto muito grande. O filho dela se feriu e ela foi empurrada contra a parede”, contou Sandra de Andrade, vizinha da casa atingida.
O fenômeno também atingiu casas vizinhas, onde danificou eletrodomésticos, estourou tomadas, fios elétricos e o quadro de distribuição de energia.
“Foi um susto muito grande. A gente nunca tinha visto isso por aqui. Todo mundo estava dormindo quando o raio caiu. Acordados com o barulho. Estava chovendo muito, escutamos trovões", lembrou Sandra.
"Felizmente minha casa não foi atingida. Mas minhas vizinhas foram. Espero que isso não aconteça novamente. Dormir com medo é muito ruim", finalizou Sandra.

Fonte: Seridó 190

segunda-feira, 29 de abril de 2013

1º DIA DO EVENTO III SEMANA ALZIRA SORIANO TERÁ PALESTRAS SOBRE COMUNICAÇÃO

Hoje dia 29-04-2013, realizou-se no centro Pastoral aqui em Lajes uma noite cheia de informações sobre a importância da mulher o mundo de trabalho e no meio politico, estiveram presentes Alunos da Escola Pedro II, Professores(as), Secretários(as), Associação Trilheiros da Caatinga com suas fotos exuberantes, algumas das mídias da internet e poucos vereadores e a única vereadora na câmara Rosa, olha um evento importante dessa largura faltou mais vereadores que falta de compromisso, quem foi viu e ouviu as orações dos palestrantes, veja:

 JUCYANA MYRNA TEIXEIRA DA SILVA (Profª da Rede Pública Municipal de Natal e dirigente do SINTE/RN) que em sua oração fala que nos mulheres precisamos de um financiamento público de campanha especifico que possa disputar de igual para igual com os homens. É necessário fazer essa reforma politica, inclusive o partido dos Trabalhadores está fazendo esse debate e um abaixo assinado para que consiga aprovar de imediato logo isso, porque se não vamos continuar constatando que somos maioria da ´população votante mas no entanto estamos sub representadas no congresso Nacional, não basta ser mulher tem que ser feminista que tenha projetos de País e de Município. Para a inclusão na politica ela diz que é preciso que haja uma mudança no curriculum escolar, tem que encorporar, visibilizar as história grafia de algumas  mulheres que estiveram ou estão em um degrau acima.
MELQUISEDEC MOREIRA DA SILVA (Supervisor Técnico do DIEESE/RN) 
Exposição sobre o tema: “O papel da mulher no mercado de trabalho” Melq. como todos os conhece diz que Alzira Soriano foi uma grande Guerreira que talvez inspirou em um homem e fez acontecer a eleição naquele tempo e grafar a historia da 1ª Prefeita da América, ainda lembra que só ouviu falar de Alzira Soriano pela sua mãe, que nas Escolas não se mostrava essa façanha, que a cidade não se tem um boste de Alzira Soriano.

















Melq. fala de sua árdua e difícil luta para ingressar no mercado de trabalho naquela época e mostra em slides números no mercado de trabalho que é totalmente masculino, tanto no Brasil, Rio Grande do Norte e aqui em Lajes, dados de 2010 mostra veja ai logo abaixo, bom ele falou em muitas outras coisas ms só não ouviu e viu quem não foi.


 
Uma apresentação de um grupo fez o fechamento da noite com 2 peças, muito boa, todos estão de parabéns, vou tentar postar o vídeo se me permitirem, veja algumas fotos abaixo, tudo através de luz negra e leves toques de mãos fizeram uma peça altamente rica tanto com a música escolhida etá os movimentos nas frases da música, mais fotos abaixo.





Cachoeira recusa bafômetro e é detido em Anápolis (GO)

O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, foi detido na madrugada deste domingo após se recusar a passar pelo teste do bafômetro. Ele foi parado por uma blitz da Lei Seca na BR-060, em Anápolis, Goiás. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Cachoeira voltava de um show do cantor sertanejo Gusttavo Lima por volta das 4h quando foi abordado. Recusando-se a passar pelo teste, ele foi encaminhado para o 6º Distrito Policial, onde pagou fiança de R$ 22 mil, um quarto do valor do carro que dirigia, teve sua habilitação apreendida e liberado aproximadamente às 6h.
Condenado a 39 anos de 8 meses de prisão em consequência dos desdobramentos da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, Cachoeira obteve direito à liberdade em dezembro do ano passado. Antes, ficou detido por nove meses no presídio da Papuda, em Brasília.


Fonte: Cardoso Silva

III SEMANA ALZIRA SORIANO TERÁ PALESTRAS SOBRE COMUNICAÇÃO

3ª Semana Alzira Soriano que acontece entre os dias 29 e 30 de Abril terá participação de professores de Comunicação Social da UERN

“Um povo sem memória é um povo sem história"

Luiza Alzira Soriano Teixeira nasceu no dia 29 de abril de 1897, em Jardim de Angicos, Rio Grande do Norte. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições para Prefeito, pelo Partido Republicano, no Município de Lages, Rio Grande do Norte, com Sérvulo Pires Neto Galvão, vencendo o referido Pleito com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas. 

A cidade de Lajes, encravada no sertão potiguar entrou para a história ao eleger a primeira prefeita da América Latina, fato esse, que até hoje é referência quando se fala na emancipação política da mulher. 

Em virtude disso, vimos convidar Vossa Senhoria para se fazer presente as atividades alusivas aSemana Alzira Soriano 2013 que acontecerão no Centro Pastoral. 

Na certeza de contar com vossa presença, me despeço com votos de estima e consideração. 
PROGRAMAÇÃO:

Dia 29 de abril (segunda-feira): 

19:00 hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL 
19:20 hs - Abertura e boas vindas 
19:30 hs - JUCYANA MYRNA TEIXEIRA DA SILVA (Profª da Rede Pública Municipal de Natal e dirigente do SINTE/RN) 
Exposição sobre o tema: “Mulheres em Movimento mudam o Mundo” 
20:30 hs - MELQUISEDEC MOREIRA DA SILVA (Supervisor Técnico do DIEESE/RN) 
Exposição sobre o tema: “O papel da mulher no mercado de trabalho” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 

08:00 hs - Apresentação Cultural 
08:30 hs - PROFº MOISÉS ALBUQUERQUE (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
Oficina pedagógica: “O tratamento da Informação” 
Publico alvo: Alunos das TIC’s (Escola Pedro II), blogueiros e comunicadores lajense. 

Dia 30 de abril (terça-feira) 

14:00 hs - Apresentação Cultural 
14:20 hs - KILDARE GOMES (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
Exposição sobre o tema: “Os aspectos éticos da Comunicação” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 

19:00 hs - Sessão Solene e entrega do Diploma Mulher - Cidadã Alzira Soriano - Realização: Câmara Municipal de Lajes 
Agradecimentos e coquetel de encerramento.


FONTE: CANINDÉ ROCHA

===========================================
Informações técnicas dos convidados e suas orações da apresentação
Os professores Moisés Albuquerque, diretor de jornalismo do grupo TCM de Mossoró e kildare Gomes que ensina Jornalismo e Direito, falarão sobre Comunicação na era da convergência digital. 
Moisés Albuquerque fará explanação na manhã do dia 30 com foco nos aspectos conceituais, prático e técnicos de uma reportagem, com o tema ( Critérios de noticiabilidade e tratamento da informação) . Apesar de o evento ser aberto ao público, esta palestra terá foco nos alunos do Ensino Médio que estudam as Tecnologias da Informação, as chamadas ( TIC´s) . 
À tarde o professor kildare Gomes fala sobre (Ética na Comunicação). Após a explanação, o evento será aberto para debates e perguntas do público.
A 3ª Semana Cultural Alzira Soriano é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por iniciativa de um projeto de lei do ex-vereador Canindezinho do PT. O evento é aberto para estudantes da Rede Pública, blogueiros e público em geral. 
A Semana, ainda terá palestra do Diretor do DIEESE Melquisedeque Moreira e professores da Rede de Ensino de Natal. A programação oficial do evento deve ser fechada no início da próxima semana.

Apresentação: Moises Albuquerque
Exibição: Segunda a sexta-feira às 18h15
Canal: TV-TCM MOSSORÓ
Programa: Jornal TCM
UERN: Professor de Comunicação Social 

Kildare Gome
Ensina: radiojornalismo, teoria da comunicação, Lingüística redação para radio e tv, ética da comunicação, dicção e expressão oral, semiótica e estética, entre outras
Formação: Em jornalismo e direito, tem mestrado em comunicação também, o cara é um bom bril da vida. ( na linguagem conhecida 1001 utilidades).
Nesta palestra a comunicação, sua história e sua face será repassada, peguntas dos espectadores públicos poderão ser feitas diretas ao orador e claro que será respondido a altura, você não pode perder, toda região central estará neste evento.

domingo, 28 de abril de 2013

PM mobiliza helicóptero para prender suspeitos e pegar armas em Natal

Indivíduos armados, andando pelas ruas ameaçando e amedrontando moradores, levaram a Polícia Militar a deslocar efetivos do Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas e até o helicóptero Potiguar 1 - aeronave da Secretaria Estadual de Segurança Pública - para uma operação ostensiva pelas ruas do bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal. Dois rapazes e uma jovem foram presos e dois revólveres apreendidos, segundo informou o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva.
“Recebemos as denúncias e deslocamos vários policiais para o bairro. Os suspeitos foram presos e as armas recolhidas”, confirmou o comandante, acrescentando que trabalho semelhante aconteceu em São José de Mipibu, onde um suspeito foi preso e armas também foram apreendidas.
“Em São José recebemos denúncias de uma residência onde haviam assaltantes. Fomos até o local e encontramos um revólver e dois rifles, sendo que um deles é um simulacro (imitação)”, revelou o tenente Ewerton Moura, oficial da Rocam. Além das armas, a polícia também apreendeu um rádio comunicador. Uma pessoa foi presa. Ainda de acordo como o tenente, em novas buscas em outra residência outro revólver, calibre 38, também foi encontrado.


Fonte: G1 RN

ALGUMAS FOTOS AÉREAS DE UMAS PARTES DE LAJES-RN

Em mais um voo que fiz com um aeromodelo fiz estas pequenas e valiosas fotos, veja:

 Foto aérea do novo conjunto Bosque das Pedras
 RUA ALZIRA SORIANO
 RUA ALZIRA SORIANO  EM 270 GRAUS
NOVO CONJUNTO BOSQUE DAS PEDRAS DE LAJES E A CONSTRUÇÃO DA UPA

28 de Abril - Dia Nacional da Caatinga


Reconhecendo a importância da caatinga e a necessidade de preservação ou até mesmo recuperação de áreas degradadas, pela ação humana principalmente, o Governo Federal criou, em 2003, o Dia Nacional da Caatinga. A data escolhida é uma homenagem ao pesquisador pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, considerado pioneiro no estudo da Caatinga.

A caatinga é tida como único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade de espécies vegetais e animais são, na maioria, exclusivas dessa área de 740 mil Km², que ocupa 11% do Território Nacional. Essa extensão abrange oito estados da região Nordeste e o Norte de Minas Gerais.

As espécies vegetais passam boa parte do ano hibernando, ou adormecidas, a espera da chuva que geralmente ocorre entre os meses de outubro e março, período de grande mudança na paisagem, quando o cinza dá lugar ao verde.

Abaixo, fotografias do Ensaio fotográfico “Caatinga: Seca e Verde”, de Érica Daiane.


Caatinga: um Bioma a ser preservado

O potencial produtivo da caatinga tem gerado também graves problemas ambientais para esse ecossistema reconhecidamente frágil. A prática de uma agricultura ainda muito rudimentar tem prejudicado os solos, a vegetação e outros recursos naturais da caatinga. A caça predatória, a extração irresponsável de madeira, argila e minérios, associados as queimadas e o manejo incorreto de animais, contribuem com a aceleração do fenômeno da desertificação, que afeta mais de 10% de toda a área de caatinga no Brasil.

A instalação de grandes projetos tem provocado efeitos devastadores a partir do desmatamento de grandes extensões de caatinga. De acordo com a Embrapa, no Semiárido nordestino, existem quatro núcleos de desertificação preocupantes, distribuídos nos municípios de Cabrobó em Pernambuco, Gilbués no Piauí, Irauçuba no Ceará e Seridó no Rio Grande do Norte, totalizando uma área de 18.700 quilômetros quadrados de caatinga degradada.

O Ministério do Meio Ambiente prevê que nos próximos 60 anos 1.482 municípios nordestinos poderão sofrer os mesmos efeitos desses núcleos de desertificação. O assunto tem chamado a atenção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU que já aponta uma probabilidade de que 16% das áreas de caatinga no Brasil se transforme num grande deserto no mesmo período.

Você sabe que…

- Milhares de famílias de pequenos agricultores nordestinos, sem condições de viver da terra, vão para os grandes centros urbanos a procura de trabalho. Sem qualificação profissional, geralmente terminam vivendo em favelas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Muitos acabam na criminalidade;

- A desertificação se caracteriza pela baixa fertilidade do solo, principalmente a partir da perda da cobertura vegetal;

- O governo Federal, através do Plano Nacional de Desertificação, prevê investimentos na ordem de 5,1 milhões para o combate à desertificação. É preciso, portanto, fiscalizar o uso destes recursos;

- As famílias contempladas com o projeto Recaatingamento serão capacitadas em gestão ambiental e manejo da caatinga, criando condições para que possam tirar seu sustento a partir dos recursos naturais da caatinga sem provocar qualquer tipo de degradação.
Fonte: Canindé Rocha

EMPARN prevê Chuvas até a próxima Terça (30)


Previsão do Tempo:
Para o final de semana as instabilidades associadas a atuação da Zona de Convergência Intertropical continuarão presente sobre todas as regiões do Estado trazendo pancadas de chuvas com predominância de céu parcialmente nublado. Já no início da semana, entre a madrugada de domingo, segunda-feira e terça-feira, poderão ocorrer chuvas de intensidade moderadas a fortes ao longo da faixa litorânea leste (grande Natal), devido as instabilidades de origem oceânicas associadas à Zona de convergência intertropical.

Cartórios do RN esperam pelo TJ para celebrar casamento gay



No próximo domingo, 5 de maio, completa dois anos de uma das decisões que marcaram a história recente do Poder Judiciário no Brasil. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão unânime, reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Desde então, cartórios em todo país oficializam a união estável de casais homoafetivos. Por consequência da sentença do STF, corregedorias de dez tribunais estaduais regulamentaram o casamento civil e, nesses Estados, é possível, a exemplo do que ocorre com casais heterossexuais, a celebração de casamentos homoafetivos nos cartórios. Até o fim deste ano, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deve expedir provimento nesse sentido evitando, assim, a judicialização das uniões estáveis homoafetivas.
Atualmente, os casais homoafetivos potiguares só têm um caminho para transformar a união estável em casamento de fato: procurar a Justiça. O processo é lento, desgastante e pode sair caro. Até o momento, há informações de apenas uma ação que logrou êxito no judiciário estadual. Um casal formado por um médico e um servidor público conseguiu, em agosto do ano passado, converter a união estável de mais de uma década em casamento. O reconhecimento foi formalizado pela 3ª Câmara Cível do TJRN após negativa de juiz de primeira instância e posicionamento contrário do MPE.


sábado, 27 de abril de 2013

Terra treme no litoral do Rio Grande do Norte, registra UFRN

A terra tremeu no litoral Norte do Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (26). Segundo registros do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o tremor, de magnitude preliminar 2.2 graus na escala Richter, foi sentido às 17h47 (hora local) e aconteceu a aproximadamente 22,5 quilômetros de Touros. A escala vai até 9 graus.

O evento, ainda de acordo com o LabSis/UFRN, foi registrado pela estação de Riachuelo. “Em 2 de setembro de 2006, também em Touros, ocorreu um sismo de magnitude 4.0 que foi inclusive sentido em Natal”, relembrou o professor Joaquim Ferreira, da UFRN.

Acidente: "Um milagre", disse o motorista ao salvar bebê de dois meses após acidente em Santa Cruz

Um milagre, assim disse o motorista do alternativo, Felipe de Assis de 32 anos que capotou o veículo na BR 226 na saída de Santa Cruz sentido Currais Novos, na manhã deste sábado 27/04, por volta das 07:30 da manhã, segundo informou Felipe ao Blog O Paralelo, a Sprinter da empresa Gilner Turismo de placas MNG 9051, fazia lotação de Natal com destino a cidade de Caicó, quando ao fazer a curva, a dois km da Saída de Santa Cruz o terminal de direção quebrou, sem ter direção o veículo saiu da pista e desgovernado capotou com 14 pessoas e um bebê de dois meses, apenas pequenas escoriações e um grande susto para todos os passageiros. o motorista comentou que se emocionou ao retirar de dentro do veículo o bebê que nada teve. todos os passageiros foram levados por viaturas da PM até o hospital regional de Santa Cruz e liberados depois de medicados.

Fonte: O Paralelo

MISSA DE BRUNO GOLVEIA

    Dia 1º dia Abril fez 1 ano que o o professor e Lutador de MMA Bruno Golveia Morreu devido a um acidente, as vezes o ser humano não precisa está vivo para lembrar, a única ajuda que eu pude fazer foi de lembrar e desejar um bom lugar para ele, já que foi tão rápido a sua caminhada, mas se era para ser assim que foi, agradeço aos familiares que me convidaram para a missa que será sábado dia 27-04-2013, a vocês da família desejo saúde, paz e uma vida repleta de vitórias, veja o CONVITE DA MISSA.


DIA 27-04-2013 AS 17:00 HORAS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE LAJES/RN

ALGUMAS FOTOS DE SUA CAMINHADA

quinta-feira, 25 de abril de 2013

NOTICIA SOBRE LAJES PINTADA, GATO COM RAIVA FOI ENCONTRADO E O RESULTADO FOI POSITIVO, LEIA

    Dois casos de de raiva animal foram diagnosticados, entre os dias 18 e 23 deste mês, no Rio Grande do Norte, segundo divulgou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (24). Um morcego e um gato passaram por exames, que deram positivos para a doença. Os animais foram encontrados respectivamente em Natal e Lajes, a 125 quilômetros da capital. O último óbito por raiva no RN foi registrado em 2010, informou a Sesap.

 
Foto ilustrativa(morcego)

   O primeiro animal foi diagnosticado na quinta-feira (18). A amostra do morcego chegou através de uma moradora do bairro das Rocas, em Natal, que havia sido agredida pelo animal. Ela procurou atendimento no Hospital Giselda Trigueiro, levando consigo o morcego que foi encaminhado para o Laboratório de Raiva para o exame da Imunofluorescência Direta. O resultado foi positivo e, segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental (Suvam) da Sesap, Iraci Nestor de Souza, o diagnóstico foi informado ao Centro de Controle de Zoonoses de Natal. “Serão organizadas ações educativas na área da ocorrência”, afirmou Iraci.
Foto ilustrativa(gato com raiva)
Quanto ao caso do gato positivo, em Lajes Pintada, a V Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) foi informada e a equipe está providenciando ações de prevenção. De acordo com Iraci Nestor, o envio de amostras para monitoramento da circulação do vírus é muito importante, pois a partir daí são desencadeadas ações de prevenção contra a doença, como a busca ativa por pessoas agredidas e trabalhos educativos.

O último óbito por raiva registrado no RN foi em 2010, cujo transmissor foi um morcego. Na época, o agricultor foi agredido e, por desconhecimento do risco de transmissão da raiva por essa espécie animal, não procurou atendimento médico.
Apesar da letalidade de aproximadamente 100%, a raiva é totalmente prevenível através da aplicação de soro e vacina. "Por isso é essencial que qualquer pessoa que tenha entrado em contato direto, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras, com animais potencialmente transmissores da raiva, como cães, gatos, morcegos, raposas, saguis, cavalos, procure atendimento médico imediatamente", disse Iraci.

Um pequeno vídeo mostrando a doença raiva e como ela faz a vida se acabar, é duro
Todos os movimentos que o ser humano faz depois que contrai a raiva são todos involuntários e agressivos, parece que queima dentro da pessoa e o alivio dela é morder, já o cachorro coitado ele sofre calado e só morde se for muito adiantado a raiva ou alguém mexa com ele, é duro ver doenças incuráveis depois que está em fase avançada.
Então pessoal cuidado se vir algo diferente em seu cão, gato, ou outro animal chame  um agente de saúde.

fonte: G1

CONVITE - III SEMANA ALZIRA SORIANO TERÁ PALESTRAS SOBRE COMUNICAÇÃO


3ª Semana Alzira Soriano que acontece entre os dias 29 e 30 de Abril terá participação de professores de Comunicação Social da UERN

“Um povo sem memória é um povo sem história"

Luiza Alzira Soriano Teixeira nasceu no dia 29 de abril de 1897, em Jardim de Angicos, Rio Grande do Norte. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições para Prefeito, pelo Partido Republicano, no Município de Lages, Rio Grande do Norte, com Sérvulo Pires Neto Galvão, vencendo o referido Pleito com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas. 

A cidade de Lajes, encravada no sertão potiguar entrou para a história ao eleger a primeira prefeita da América Latina, fato esse, que até hoje é referência quando se fala na emancipação política da mulher. 

Em virtude disso, vimos convidar Vossa Senhoria para se fazer presente as atividades alusivas aSemana Alzira Soriano 2013 que acontecerão no Centro Pastoral. 

Na certeza de contar com vossa presença, me despeço com votos de estima e consideração. 
PROGRAMAÇÃO:

Dia 29 de abril (segunda-feira): 

19:00 hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL 
19:20 hs - Abertura e boas vindas 
19:30 hs - JUCYANA MYRNA TEIXEIRA DA SILVA (Profª da Rede Pública Municipal de Natal e dirigente do SINTE/RN) 
Exposição sobre o tema: “Mulheres em Movimento mudam o Mundo” 
20:30 hs - MELQUISEDEC MOREIRA DA SILVA (Supervisor Técnico do DIEESE/RN) 
Exposição sobre o tema: “O papel da mulher no mercado de trabalho” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 

08:00 hs - Apresentação Cultural 
08:30 hs - PROFº MOISÉS ALBUQUERQUE (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
Oficina pedagógica: “O tratamento da Informação” 
Publico alvo: Alunos das TIC’s (Escola Pedro II), blogueiros e comunicadores lajense. 

Dia 30 de abril (terça-feira) 

14:00 hs - Apresentação Cultural 
14:20 hs - KILDARE GOMES (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
Exposição sobre o tema: “Os aspectos éticos da Comunicação” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 

19:00 hs - Sessão Solene e entrega do Diploma Mulher - Cidadã Alzira Soriano - Realização: Câmara Municipal de Lajes 
Agradecimentos e coquetel de encerramento.

FONTE: CANINDÉ ROCHA
===========================================
Informações técnicas dos convidados e suas orações da apresentação
Os professores Moisés Albuquerque, diretor de jornalismo do grupo TCM de Mossoró e kildare Gomes que ensina Jornalismo e Direito, falarão sobre Comunicação na era da convergência digital. 
Moisés Albuquerque fará explanação na manhã do dia 30 com foco nos aspectos conceituais, prático e técnicos de uma reportagem, com o tema ( Critérios de noticiabilidade e tratamento da informação) . Apesar de o evento ser aberto ao público, esta palestra terá foco nos alunos do Ensino Médio que estudam as Tecnologias da Informação, as chamadas ( TIC´s) . 
À tarde o professor kildare Gomes fala sobre (Ética na Comunicação). Após a explanação, o evento será aberto para debates e perguntas do público.
A 3ª Semana Cultural Alzira Soriano é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por iniciativa de um projeto de lei do ex-vereador Canindezinho do PT. O evento é aberto para estudantes da Rede Pública, blogueiros e público em geral. 
A Semana, ainda terá palestra do Diretor do DIEESE Melquisedeque Moreira e professores da Rede de Ensino de Natal. A programação oficial do evento deve ser fechada no início da próxima semana.


Apresentação: Moises Albuquerque
Exibição: Segunda a sexta-feira às 18h15
Canal: TV-TCM MOSSORÓ
Programa: Jornal TCM
UERN: Professor de Comunicação Social 


Kildare Gome
Ensina: radiojornalismo, teoria da comunicação, Lingüística redação para radio e tv, ética da comunicação, dicção e expressão oral, semiótica e estética, entre outras
Formação: Em jornalismo e direito, tem mestrado em comunicação também, o cara é um bom bril da vida. ( na linguagem conhecida 1001 utilidades).
Nesta palestra a comunicação, sua história e sua face será repassada, peguntas dos espectadores públicos poderão ser feitas diretas ao orador e claro que será respondido a altura, você não pode perder, toda região central estará neste evento.

Operação carro PIPA faz teste com GPS, noticia para Toda Região central


Cadastramento do Caminhão
Hoje dia 25-04-2013, realizou-se as 16:00hs uma reunião no Ginásio em construção de Lajes para os donos de caminhões agregado ao projeto OPERAÇÃO CARRO PIPA organizada pelo Exercito do Brasil, na reunião uma novidade será posta em veículos, um GPS está sendo instalado para facilitar o serviço e substituir o velho recibo onde a qualquer momento ele pode se rasgar, molhar e apagar as letras, por ex: Todos os carros pipa da região central das cidades de: Lajes, Pedra Preta, Afonso Bezerra, Santana do Matos e Angicos um GPS é a inovação que ficará no interior do carro, um cartão magnético fica com o motorista que quando ele sai de casa para realizar a carga dágua ele passa o cartão e leva para a descarga na cisterna das fazendas cadastradas e lá o dono da cisterna terá outro cartão magnético e quando a carrada de água chega ele passa seu cartão fechando a entrega naquele cadastro.

Vários caminhões, no total 19 cadastrados de acordo com o secretário de comunicação Pedro Alves

Qualquer coisa, se você perceber: roubo ou desvio de água, ou o motorista cadastrado está dirigindo de forma irresponsável pode enunciar, o numero está ai na foto acima, faça seu trabalho que é de fiscalizar.

Este é Francisco que tem seu caminhão cadastrado na Operação Carro Pipa na região Central, ele me falou que este sistema facilita a forma de entrega em tempo real praticamente.

    Eu perguntava a alguns motoristas perguntando se aquela forma de que o pipeiro entregava a água antecipada podia, eles me falaram que sim até 3 dias poderá ser antecipada, porque as vezes a precisão de um fazendeiro em tempos como essa é maior dai na maioria das vezes a água da cisterna acaba antes do tempo previsto, lembrando que para cada pessoa o uso diário será de 20 litros chegando 600 litros pessoal por Mês, parabéns ao Exercito que exerce a dinâmica, organização nas obras que ali realizam seus trabalhos, infelizmente não sabia desse movimento ou reunião então fui para Natal e acabei chegando no final e não peguei a oração do chefe do exercito responsável pela inovação da atualidade.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ricardo Motta solicita implantação de unidade do Corpo de Bombeiros em Assu


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta (PMN), apresentou requerimento ao Governo do Estado visando a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Assu, para atender as regiões do Vale do Assu, Salineira e Central. Atualmente, a corporação se faz presente em Natal, Mossoró e Caicó.

A presença do Corpo de Bombeiros em Assu facilita e otimiza a atuação da corporação para que efetivamente possa atender com agilidade nas suas várias vertentes: defesa civil, atendimento a sinistros, prevenção de acidentes, perícia de incêndio, orientação e educação da população. “Sabemos que há um esforço sobre-humano dos homens do Corpo de Bombeiros para cobrir todo o território do Rio Grande do Norte. A presença em Assu atenderá uma importante e populosa área do nosso Estado”, justifica o deputado Ricardo Motta.

Também para Assu, o deputado Ricardo Motta solicitou ao Executivo a implantação do Procon Estadual e a viabilização do projeto para construção e implantação de um prédio para abrigar o Itep na cidade uma vez que atualmente existe somente uma unidade de apoio. Em relação à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta requereu a criação de cinco novos cursos: Administração, Direito, Enfermagem, Comunicação Social e Gestão Ambiental. “A oferta de novos cursos proporciona aos jovens de Assu e municípios circunvizinhos mais opções de futuro profissional, atendendo também à demanda decorrente do desenvolvimento da região que irá receber uma Zona de Processamento de Exportação”, afirma Ricardo Motta.

Quadrilha invade casa de PM, faz arrastão e terrorismo com esposa dele

Bandidos armados invadiram a casa de um policial militar, na noite desta terça-feira (23), e promoveram momentos de terror para a esposa dele que estava na residência, juntamente com a filha do casal, uma criança de um ano e oito meses. O crime aconteceu na rua Vale do Pitimbu, no Planalto, por volta das 19, e o soldado J. Martins, do 9° Batalhão, não estava no local no momento do crime. 
No entanto, logo que descobriram que a casa pertencia a um policial militar, após encontrarem uma farda nos armários, os quatro criminosos iniciaram uma sessão de terrorismo contra a esposa dele. Eles rasgaram a farda da polícia e disseram que iriam esperar o soldado chegar e que iriam arrancar os dedos deles. 
Além disso, os assaltantes se disseram matadores de policiais e prometeram executar o militar. Toda a ação durou cerca de uma hora e os bandidos ficaram dentro da casa recolhendo objetos como frigobar, TV, micro-ondas, roupas e objetos de pequeno porte, como celulares e joias. 
Durante um descuido dos criminosos, a esposa do policial tentou sair da casa, porém, ela foi surpreendida por outro assaltante que ficou do lado de fora e chegou a ser agredida com puxões nos cabelos. Por fim, a quadrilha pichou uma das paredes da casa do militar, escrevendo o número 157, referente ao crime de assalto do Código Penal Brasileiro. 
Tenente Dias, oficial de serviço do 9° Batalhão da PM, informou ao Portal BO que várias diligências estão sendo realizadas em toda a região, na tentativa de prender os suspeitos. O policial J. Martins também conversou com a reportagem e declarou: "enquanto nós estamos protegendo a família dos outros, a minha estava em perigo. Agora, confio no trabalho dos meus colegas e espero que todos sejam presos”.

Fonte: Portal BO

Policiais da Deprov prendem dupla suspeita de receptação de veículos

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov) prenderam, na tarde desta terça feira (23), uma dupla suspeita de receptação de veículos roubados. Os homens foram identificados como Diego Luiz Freire de frança, 28 anos, técnico em refrigeração, e Antônio Nogueira de Góies, de 36 anos, comerciante, conhecido como "Toinho".
Antônio é um velho conhecido da polícia, com várias passagens. Ele foi preso em 2010 na "Operação Mão na Roda", em outubro de 2012, na "Operação Midas", coordenada pela Defur, e, em março de 2013, sob a acusação de arrombar residências. Diego também já tem passagem pela polícia.
A prisão ocorreu quando os policiais da Deprov estavam fazendo uma investigação em Parnamirim. Após uma denúncia anônima dizendo que haviam dois individuos na lateral do Detran com um veículo suspeito, os policiais foram até o local e encontraram esses dois homens trocando a placa de um Corolla.
Ao constatar que o veículo tratava-se de um Corolla tomado de assalto no dia 19 de março, na rua Ilse Marinho, em Capim Macio, os policiais deram voz de prisão aos dois elementos. Eles foram presos por receptação e por adulterar as características do veículo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretário de Cultura de cidade paraibana espanca Produtor da banda Bonde do Brasil

O secretário de Cultura de Monteiro/PB, Alexandre Cesar (Bilu), está sendo acusado de espancara o produtor musical Thiago de Araújo Rafael (foto), da Banda Bonde do Brasil.
A confusão aconteceu nas proximidades da Churrascaria Cariri, na ultima sexta-feira (19). Thiago de Araújo ficou bastante ferido. 
O produtor musical fez o boletim de ocorrência na 4ª Delegacia Regional de Monteiro e voltou para a capital João Pessoa, onde reside. Não se sabe ao certo o motivo das agressões.
Essa não é a primeira vez que o secretário se envolve em confusões.Alexandre César já respondendo por uma ação indenizatória por danos morais, impetrada por Luiz Carlos Remígio, conhecido como Lulu dos Tropicais (irmão do forrozeiro Flávio José).
Lulu acusa Alexandre cesar de ter agredido-o dentro de uma emissora de rádio local - a Rádio Imprensa FM, no ano de 2009.
A discussão foi toda acompanhada pelos ouvintes, com riqueza de detalhes: o apresentador do "Debate na Imprensa" entrou em ação para apartar a briga deixando os microfones abertos”.


Fonte: É Sertão

A EDUCAÇÃO NO RN - VÁRIAS MOBILIZAÇÕES NA GREVE NACIONAL

As regionais e núcleos municipais do SINTE/RN realizarão atividades dentro da Greve Nacional da Educação que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril.

EM LAJES

OS SERVIDORES ESTARÃO REALIZANDO MOBILIZAÇÕES POR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO. O SINTE REALIZOU NA CASA DE CULTURA UMA PALESTRA COM ASSESSORIA JURÍDICA DE PABLO PINTO.

EM NATAL

Uma grande mobilização está sendo organizada: a Marcha em Defesa e Promoção da Educação Pública reunirá nesta quarta-feira (24) professores, funcionário, pais e alunos de todo o estado na Praça Cívica de Natal. A concentração começa às 14 horas, próximo ao Palácio dos Esportes. Ao final da Marcha será realizada uma assembléia popular para a aprovação da Carta de Natal. Um instrumento que provocará as autoridades para investir e garantir que a educação seja prioridade em todo território brasileiro.

EM ASSU

MARCHA DA EDUCAÇÃO: "LUTAR SEMPRE, MAS SEM PERDER A TERNURA."





IMAGENS DO FACEBOOK DO PROFESSOR PAULO SÉRGIO - ATUANTE NA DEFESA DOS DIREITOS EDUCACIONAIS. / BLOG DA ELIS