domingo, 31 de março de 2013

Homem perde o controle da moto e cai em Lajes-RN


   Hoje por volta das 18:30 hs na rua Miguel Teixeira aqui em Lajes um homem de apelido Branco caiu de moto depois de passar em um quebra molas quando o boné saiu de sua cabeça e ele rapidamente foi frenar e acabou perdendo o controle da moto vindo a cair, seu rosto veio a bater no meio fio mais por felicidades o meio fio era baixo, o serviço SAMU mais uma vez demorou a chegar no local, assim que chegaram os primeiros socorros foram realizados logo ao termino dos primeiros socorros o acidentado foi levado para o Hospital de Lajes para ficar em observação, e o caso tenha suspeita de algum trauma na face ou em algum membro que seja transferido para outro hospital para fazer o raio X, mais informações nesta segunda



NOTA DESTE BLOG

   Serviço SAMU, tudo bem é um glorioso centro de atendimento a urgência, o problema é que demora d+, e com a famosa operadora TIM que não presta onde tem dia que está muito ruim, dai fica um transtorno, alguém tentando ligar e não consegue ou quando consegue a ligação cai, fica difícil  poderia ser realizado outro tipo de atendimento rápido a vítimas, quem ajudou no local e que relatou que quando ligou para a central SAMU demorou 3 minutos e caiu dai tentaram denovo para prosseguir com o chamado, então outro transtorno é que o atendente pergunta várias situações que existe no local tipo: ele tem pulso? Está consciente? o acidentado está falando? ele está respondendo? etc... Então imagina se não tiver alguém que intenda e saiba dizer tudo que o atendente da central SAMU está perguntando? Morre gente adoidado, acho melhor o Hospital realizar alguns casos de chamados, por que vai que pode ajudar e muito, fico por aqui.

Atropelamento com vitima fatal em Lajes

   Por volta de 01:00 hs da noite de ontem um atropelamento com vitimas fatais, onde pelas informações de pessoas que estiveram no local é que um jovem conduzindo uma moto com placa MYV-8089 de Currais Novos-RN, onde em alta velocidade atropelou um senhor de idade na passagem molhada aqui em Lajes, o senhor ainda sem identificação teve morte ainda no local, a Policia militar logo foi acionada e mantendo a segurança do local. Muitas pessoas estavam nevosos com a demora do serviço SAMU que demorou muito para chegar precisamente 30 minutos, assim que chegaram fizeram os primeiros socorros e o acidentado  foi levado para o Walfredo Gurgel, veja a foto de como ficou a moto:


Foto na delegacia


TAQUI A FOTO DO SENHOR ATROPELADO:

    FOTO JR BARBOSA

Este senhor passou o dia inteiro perambulando nossa cidade,vamos ao inicio, logo pela manhã a policia militar foi ao encontro deste senhor e fez várias perguntas tipo: Onde ele morava? E o senhor falou que morava em Nova Cruz ou Florânia ao algo parecido, dai perceberam que ele estava um pouco fraco e resolveram dar um banho levaram ele ao hospital, colocaram soro nele até ai tudo bem, logo a noitinha eu pessoalmente vi este senhor saindo do hospital como eu ia comprar algumas coisas tipo: Leite, pão parei para dar uma carona a ele, só que ele não sabia dizer corretamente onde morava, e ele meio com receios também mandou-me seguir caminho isso foi as 19:20 hs, quando vim saber do atropelamento foi hoje pela manhã, infelizmente o motoqueiro em alta velocidade acabou com a vida deste senhor que até agora ninguém sabe de onde ele é, quem é a família? Se ninguém souber a família será enterrado como indigente, então vou tentar pegar a foto ele ainda vivo.

NOTA DESTE BLOG PARA O CASO QUE ACONTECEU NA SEXTA FEIRA


   UMA PESSOA ESCREVEU ANONIMO PERGUNTANDO POR QUE QUE EU POSTEI ESTE ATROPELAMENTO E NÃO TINHA POSTADO DA DAQUELA MULHER QUE SUMIU NO DIA 28 E APARECEU MORTA NA SEXTA DIA 29, OLHA NO CASO DESTA SENHORA EU FUI PARA A FAZENDA NA QUINTA A TARDE E SÓ VOLTEI NA SEXTA AS 17:40, LÁ NA FAZENDA CELULAR NÃO FUNCIONA PERFEITO, NESTE CASO NINGUÉM TINHA ME FORNECIDO FOTOS, MAIS TENTAREI ENCONTRAR ALGUÉM DA FAMÍLIA PARA TER MAIS INFORMAÇÕES...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Seca ainda perambula nossa região central

    Região Central e principalmente aqui em Lajes está em estado de estiagem não terminal e sim prolongada, no ano passado em datas parecidas foi diferente deste ano de 2013, como já era esperado pela EMPARN, e o Dir. do IDEMA na época senhor Gustavo Szilagyi em uma visita e no projeto Meu Município, Meu Ambiente aqui em Lajes que já reforçava e anunciava o problema em 2013, que neste ano a coisa seria mais cruel em ralação a chuvas, e está se comprovando com que ele disse, então pessoal de Lajes vamos ser consciente e todos se ajudar utilizando bem a água, que o Governo do Estado veja o agricultor e amenize realizando algum projeto em Prol da Agricultura.

O bom seria era que a Prefeitura entrasse em ação para consertar os açudes catalogados da região de Lajes, por ex: retirar e profundar os açudes de acordo com sua capacidades suportadas e ajudar no conserto dos sangradores, isso já era bom d+. O problema é Trator a mais de 3 meses este trator está quebrado, alguns agricultores dizem que vai procurar e pedir tal trator e a resposta é tá quebrado mais ta chegando a peça em 20 dias, e que 20 dias demorados, sei lá já estamos tão acostumados com os empurra empurra de Lajes que as vezes nem acreditamos no que eles falam, vamos agir ai Prefeitura de Lajes, abrace seus filhos que lhe faz ser e ter o nome de Prefeitura de Lajes, vamos lá Benes não escolha a dedos a quem vai ajudar, e sim ajude a todos sem olhar a cor, raça, posição social, isso é uma causa nobre, faça um pouco para quem precisa.

     Na Fazenda Bom Jesus o único açude está seco+seco+seco, apenas uma cacimba que já está com um nível muito abaixo e que ninguém saberá até quando ainda terá água, vejá a foto abaixo:

 REGISTRO 28-03-2013
 Já morreram vários animais, o sertanejo, o agricultor o sofredor do sertão está nas mãos de Deus, porque na terra os que podem ajudar tá dando um trabalho e ficam empurrando com a barriga (ditado popular)
Este é o sangrador do açude Faz Bom Jesus, a mais de 2 anos não vemos ele sangrar

Até os marimbondo brigam pela água
Tive que colocar água em uma tampinha para que os 2 marimbondos não brigassem, put's, até os insetos da familia das VESPAS brigam, pense em uma seca grande...

Pássaros em plena Lua cheia, veja algumas fotos

    Ontem dia 28/03/2013, precisei me ausentar do trampo para sair um pouco da rotina, chegando ao destino Faz Bom Jesus ainda sem chuvas o animal sofre, nestes registros vou mostrar fotos diferentes, pássaros dormindo ou quer dizer quase, por que com uma noite de lua cheia não tem como a percepção dos animais e aves, é praticamente de dia a noite (muito claro), veja:

Na noite encontramos pássaros no seu habitat natural, na seca é muito menor o número de pássaros, onde eles acabam migrando para outras regiões com água e comida, mas ainda tem aqueles que são mais fortes e inteligentes, veja:

 Golinha Pássaro Brasileiro, também chamado de coleiro do brejal, são praticamente Nordestinos, seu canto é simplesmente lindo

 Galo de campina, pássaro de extraordinária beleza física.
Um dos pássaros mais típicos do interior do Nordeste do Brasil.
Características
Tamanho: 17,2cm
Tempo de vida: Existem histórias que chegam a mais de 15 anos vivendo em cativeiro bem cuidado.
Canto: Açoite, Canto Corrido


Rolinha é uma ave da família Columbidae, subfamília Columbinae, mesma subfamília dos típicos pombos, mas pertence a um gênero diferente: Columbina.

Registra-se também no Brasil a rolinha-vaqueira ou rola-vaqueira, pertencente a um gênero diferente do Columbina. Trata-se da Uropelia campestris. [1]

Portanto, no Brasil, encontram-se aves com o nome popular "rolinha" em espécies do gênero Columbina e Uropelia.

 
Está foto tentarei introduzir em uma votação para se acaso ser a ave que retrata Lajes, eu penso assim, que chova ou faça sol ela existe em nossa região, então estas foram algumas fotos na Faz Bom Jesus-Lajes/RN
Aprendi a tirar fotos da lua com a minha camera.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia 27 de Março é o dia do Circo


Piolim – o maior palhaço do Brasil

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.

Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
========================================================

NOTA DESTE BLOG:

   A alguns dias tivemos em nossa cidade o Circo Imperial, realizando espetáculos e mantendo a cultura, a nossa cidade (LAJES) é carente em termos de Lazer, para quem não tem vícios como beber, jogar jogos de azar entre outros, a única saída para sair da rotina e encontrar um lazer é quando vem para nossa cidade um parque de diversões ou Circo é a única saída, e fiquei sabendo que o dono deste circo o palhaço Pernalonga foi até a Prefeitura de Lajes pedir para se instalar aqui em Lajes, então ao falar e pedir o consentimento ao Prefeito Benes que já dava carta branca para a instalação do Circo aqui em Lajes surgiu um problema que no dia da estreia chegou nas mediações do circo o fiscal de tributos da Prefeitura dizendo que não poderia realizar o espetáculo, o palhaço logo falou que tinha o consentimento e carta branca de Benes para que o circo funcionasse, dai o fiscal disse mas não pode e o palhaço abriu a boca e falou então a palavra do Prefeito não vale? pergunta o palhaço e o fiscal disse não vale, e para que o circo funcionasse teria que pagar uma quantia que ese estipulou em 1.500,00 reais. O palhaço já cansado com aquela sena teve que pagar.

   Então Prefeito são quase nada de área de lazer, cultura se arrasta, nos ajude quando vier circo ou parque que VC ajude a eles a entrarem.
   A nossa cidade já não tem nada, somos presos a não ter nada, nem um lazer e principalmente uma cultura que perambula e que se arrasta para não morrer que é o circo, voltando ao caso do circo que se instalou em um terreno particular e a Prefeitura praticamente cobrou uma taxa muito alta, parabéns a cada dia não temos mais nada nessa cidade dos outros, fico por aqui quem gostar agradeço já quem não gostar vá até a geladeira coloque água no copo e engula mesmo assim...

   Se eu falei uma mentira neste blog desde seu inicio que me mostrem... Por isso pessoal os componentes do circo realizaram os espetáculos tristes, um pouco sem graça, muitas pessoas iam para o circo e não gostava das apresentações, não sabem do que eles sentiram na pele quando foram cobrados pela Prefeitura, nunca vi um circo se apresentar e não finalizar com o casamento do palhaço, só aqui em Lajes que eles estavam com os dias contados e teriam que sair logo se não temiam de ser cobrados novamente. Se quisermos passar um dia de lazer temos que sair de Lajes, pois o único lazer desse povo é o chamado IPTU.

Alguns registros, que fiz:

 Esse é o Palhaço Pernalonga e proprietário do circo, que de toda maneira agradeceu as pessoas que foram aos espetáculos aqui em Lajes
 Raramente temos alguns momentos engraçados, este de camisa listrada é Adomilsom - Professor
Palhaço Chibatinha mais um componente do circo Imperial, interagindo com alguns espectadores infantil

ATÉ MAIS...NINGUÉM LEMBROU DESTA DATA, APENAS MINHA PESSOA LEMBROU, É ASSIM MESMO

Apesar da queda no FPM de março, previsão em abril é que repasse aumente em 34%

Alguns prefeitos começaram a famosa choradeira com a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM)... As prefeituras de todo o Brasil recebem nesta quinta-feira (28), o repasse referente ao terceiro decêndio do mês. Se houvesse essa crise toda, não tinha prefeitura antecipando pagamento de servidores...

Mas, de acordo com a previsão da Receita Federal, abril deve ter um crescimento de 34% em relação a março, portanto R$ 6,8 bilhões. E para maio, a previsão de crescimento é de 8% em comparação a abril, em valores isso corresponde a R$ 7,4 bilhões. No acumulado de janeiro a maio, o FPM deve chegar a R$ 34,1 bilhões. 

Se comparado com o mesmo período do ano anterior, a Receita espera um crescimento de 10,9%. Esses dados foram fornecidos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). CLIQUE AQUI e confira.

FOTO COMPARATIVA DO AÇUDE CARAÚBAS

A foto logo abaixo foi registrada em 2010, hoje vemos o desastre, sem água sem previsão de chuva o sertanejo tenta se virar de todas as maneiras mas sabendo ele que se continuar assim por mais 3 meses a situação mesmo é deixar sua casa em fazendas, sítios e migrar para a cidade, ou se o caso a cidade estiver em situação parecida dai a conversa toda muda, em fim terá que deixar até sua cidade para tentar sobreviver, isso é um ciclo quando a problemas que a muitos anos não víamos, veja a foto:

REGISTRO EM 12/02/2012 ÁS 13:35 hs Praticamente em uma única chuva encheu por completo este açude.

 REGISTRO EM 24/03/2013 ÁS 13:47 hs Agora a estiagem que está a mais de 2 anos segue mantendo dor, sofrimento e o mais retirando seus moradores vizinhos.

Ontem dia 26-03, choveu para amenizar o calor


terça-feira, 26 de março de 2013

ESPORTE, TERRAPLANAGEM, LEIA...

    Hoje dia 26/03/2013, visitei a terraplanagem do mini campo da Escola Olímpio Procópio de Moura que medirá 77 metros de comprimento por 49 de largura e vai ficar muito bom, e mais uma vez fui ver como está a terraplanagem do novo campo de futebol de Lajes que se localiza por trás do Cruzeiro e que medirá 105 metros no comprimento por 70 de largura, certo que este campo servirá como uma alternativa até que o Estádio Severino Moura do Vale seja totalmente reformado e ampliado, como já conhecemos como é a coisa! Vários burburinhos entre pessoas, desportistas onde falam que esse projeto do estádio é coisa para 5 anos de conclusão, então vou alertar que se nós ficarmos em cima com certeza a coisa anda, agora se ninguém for atrás fica difícil.

A secretaria de Esportes não é culpada de não ter esses anos todos realizado e ajudado o esporte em geral, por motivos de não ter muitos apoios necessários por parte da Prefeitura, alguns eventos esportivos foram realizados isso não há dúvidas, mas falta algo de crescimento e agora vemos que a coisa está andando com parte da Secretaria de Esportes montada e tendo mais apoio da Prefeitura tenho certeza que está dando certo, dificuldades toda Prefeitura tem, mas com um rebolado diferente dá pra fazer acontecer, veja algumas fotos:


FOTO ILUSTRATIVA E FEITA POR MIM

  EM FASE DE CONCLUSÃO PARA A TERRA PLANAGEM ONDE JÁ ESTÁ COM 75% PRONTO, ELE SERÁ NESTE ESPAÇO MESMO, FALTANDO APENAS ALGUNS METROS PARA CONCLUSÃO, JÁ FORA MEDIDO O ESPAÇO TOTAL, É A SECRETARIA DE ESPORTES FAZENDO O INACREDITÁVEL PARA AMENIZAR O DESPORTISTA, PARABÉNS A TODOS, VEJA AGORA NA FOTO ABAIXO A TERRAPLANAGEM DO MINI CAMPO DO OLÍMPIO:




Várias pessoas, desde secretários de esportes, desportistas e o diretor da escola presenciaram a terraplanagem no mini campo que mede 77x49 e que está em 45% da terraplanagem, quando o apoio, ajuda existe tudo acontece sem precisar forçar alguém a fazer acontecer, então a Prefeitura tem sua participação principal, estamos agora na conclusão desses 2 projetos iniciais em prol do esporte, até mais...

Projeto de Lei autoriza parcelamento de débitos de multas por infrações no trânsito


De autoria do deputado Hermano Morais (PMDB) está tramitando na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que autoriza o parcelamento dos débitos decorrentes da aplicação de multas por infrações ao Código Nacional de Trânsito para veículos licenciados no Rio Grande do Norte.

O parcelamento se refere às multas emitidas na esfera de competência da autoridade de trânsito estadual. O pagamento dos débitos poderá ser efetuado em até três parcelas mensais e sucessivas. De acordo ainda com artigo do Projeto, se houver inadimplência superior a 30 dias de alguma das parcelas, o benefício será suspenso e o cidadão ou cidadã ficará impedido de fazer novo parcelamento sobre o objetivo do acordo firmado.

“As campanhas educativas, constantemente realizadas, se verifica uma grande redução do número de vítimas no trânsito. Por outro lado, o rigor na fiscalização provoca um aumento significativo nas multas aplicadas por infrações ao Código Nacional de Trânsito, multas que por seus valores relativamente altos, deixam de ser pagas pelos infratores, especialmente quando se ver5ifica cumulatividade”, justifica o autor do Projeto de Lei.

Segundo Hermano, o poder público não pode se abster ao dever de cobrar o pagamento das multas, pois estaria alimentando a impunidade. No entanto, precisa ser sensível à situação econômica da população e criar meios para que aqueles que venham a cometer algum tipo de infração possam ter condições de arcar com a despesa por ela acarretada.

“O Projeto de Lei visa regularizar a situação de milhares de pessoas e garantir ao poder público o recebimento dos recursos oriundos das infrações de trânsito cometidas em nosso Estado. Vale salientar o bom exemplo da eficácia do parcelamento é o imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, que pode ser dividido em três parcelas iguais e consecutivas e conta com alto índice de adimplência”, afirmou.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Pesquisa aponta que RN paga piores salários para professores


Segundo pesquisa da revista “Educação”, os piores salários pagos aos professores estão no Rio Grande do Norte, seja da rede estadual ou municipal.

Enquanto se paga uma média R$ 1387 para um professor com carga horária de até 40 horas semanais da educação básica em terras potiguares, esse valor chega a dobrar em outras unidades da federação.

Os primeiros estados no quesito melhor salário são: Brasília (R$ 4.100), Goiás, (R$ 3.821) e (R$ 3.619). A média salarial nacional é de R$ 2.024 para a rede municipal e de R$ 2.633 para o magistério estadual. No RN é de R$ 1.347 e R$ 1.387, respectivamente.

Secretaria de Esportes e Prefeitura de Lajes avançando para o esporte

     Hoje dia 25/03/2013, começou a terraplanagem do novo campo para os desportistas de Lajes, este campo é uma ação da Secretaria juntamente com a prefeitura de Lajes para amenizar o sofrimento do desportista de Lajes, a mais de 2 anos ão temos um futebol de campo sendo realizado aqui em Lajes, o 2º passo é a reforma do campo da Escola Olímpio Procópio onde lá realizou-se um peneirão no final de semana passado, está ai os registros Wellington Santos Secretário Adjunto, estarei registrando de perto e mostrando a atuação tanto da secretaria de Esportes e da Prefeitura em prol do Esporte de Lajes, só encontrei um probleminha lá é que neste terreno da tinideira antigamente era o deposito de lixo e quando descoberto agora surgiram cacos de vidros, não sei como vai ser resolvido esse problema, mais pelo menos o começo da foi dado a partida, agora o resto é o mais fácil, não vamos esquecer de cobrar da Prefeitura o mais rápido possível a agilização para a reforma do estádio Severino Moura do Vale, veja algumas fotos:

 SIMULAÇÃO DE COMO SERÁ POSTO O NOVO CAMPO, A POSIÇÃO PODERÁ SER MODIFICADO DEPENDENDO DO TERRENO DEPOIS DE PLAINO
 A PREFEITURA DE LAJES JÁ CEDEU ESSA MÁQUINA, UMA PATROL PARA APLAINAR TERRENOS EM PROL DA SOCIEDADE.

EM BREVE MOSTRAREI COMO FICOU ESSE ESPAÇO QUE SERÁ A CONSTRUÇÃO DO NOVO CAMPO ATÉ QUE O ESTÁDIO SEVERINO MOURA DO VALE SEJA COMPLETAMENTE REFORMADO E AMPLIADO

Festa em Lajes-RN neste fim de semana


domingo, 24 de março de 2013

Mais fotos do açude Caraúbas e agora Lajinha


Foto em panorâmica - Açude Caraúbas - Lajes/RN
   Hoje dia 24/03/2013 em uma nova ida ao açude Caraúbas em Lajes-RN, registrei seus últimos instantes com água, praticamente menos de 1% para chegar ao ponto 0 de água, no máximo 3 dias já não terá mais uma gota no solo rachado, seca igual a esta nunca se imaginou, se continuar assim a coisa vai ficar mais complicada, é bom que todos nos façamos nossa parte economizando o máximo possível  hoje tem água mais e daqui a uns 4 meses será que não vai faltar em nossa região! Olhos bem abertos para as possibilidades futuras, outras fotos que registrei junto com meu primo Tadeu:
 Solo bem rachado, da água virou lama e da lama virou barro.
 Veja a marca onde a água chegou na época chuvosa.
 Sem palavras para descrever tamanha estiagem

Ano 2013, a maior estiagem já vista e sentida a mais de 30 anos
 
Saindo do açude de Caraúbas e indo até o açude Lajinha
============================================
   Açude Lajinha ainda no Município de Lajes-RN - a precisamente 2 Km do Açude de Caraúbas, o problema não é diferente, a várias semanas que ão existe mais nem uma gota de água, o mais inimaginável está em fotos abaixo, veja
      Aqui vimos uma carcaça de uma vaca que acabou morrendo ainda atolada na lama que tinha a várias semanas, está muito difícil para o pequeno agricultor sem as condições adequadas acontece o pior, a perca de seus animais que a tantos anos criava, veja abaixo:

     Um verdadeiro Cemitério de vacas, a tristeza logo bateu no meu coração, não aguentei e acabei chorando vendo tamanha destruição com a falta de água, infelizmente o mais prejudicado são os animais que não sabem pedir um pouco de água, esperamos a bondade de nossa Pai todo poderoso que nos perdoe e traga alegrias para esse povo, o pequeno criador ou agricultor tem que ter apoio do governo nessas horas, veja os registros:


 Não tem como calcular quantos animais morreram, digo que vi mais de 30 cabeças de gado

 Apenas o couro e o osso, o urubu não tem nem o que comer devido ao estado deplorável de sede e fome
 Isto é inacreditável, meu primo e eu passamos ai pór acaso quando vinhamos embora e nos deparamos  com esse quadro terrível.
 Local- Açude de Lajinha
RETRATO DA SECA É ESSE AQUI, A VERDADE NUA E CRUA

Estarei visitando outros açudes nos arredores para registrar esse momento critico e saber o que as pessoas relatam, até mais...

COSERN, QUEDAS DE ENERGIA EM LAJES-RN


    Moradores de Lajes-RN, vem passando por um problema constante onde pequenas quedas de energias acontece durante a semana e principalmente já virou rotina todo Domingo acontecer isso, se você quer saber mais esse tipo de queda de energia liga pra lá, estou apenas postando um fato verídico  não tenho como entrar em contato com a COSERN por motivos de que vários orelhões de nossa cidade não funcionar, mais um desrespeito a população, se acaso acontecer algum imprevisto que precise de um orelhão e que este esteja quebrado se for urgente a pessoa que precisar está em maus lençóis  vamos consertar isso ai tanto a COSERN como a OI.