quinta-feira, 9 de maio de 2013

V Conferência Municipal da Cidade de Lajes/RN 1ª parte


 O palco da palestra foi no Centro Pastoral, essa mesa toda decorada pela professora Francinete Torres

Hoje dia 09-05-2013, aconteceu durante o dia todo no centro pastoral a V Conferência Municipal da Cidade de Lajes/RN, que veio para tentar dá uma nova vida a nossa cidade onde o tema foi Quem muda a Cidade Somos Nós: Reforma Já!, a programação começou um pouco tarde, estiveram presentes: O Prefeito Benes Leocádio e a 1ª Dama Ana Karina, Vereadores, Vereadora, Secretários, alguns Professores e diretores, alguns alunos, Funcionários, representante da CAERN, Alguns Blogueiros, a Tv União também esteve colhendo entrevistas de algumas pessoas nesta conferência, não vamos esquecer das pessoas da cozinha responsáveis pela alimentação deste dia, vamos a matéria desde o inicio, vou lembrar que só posso postar um resumo grande pois, imaginem informações o dia todo fica muito grande a postagem:

 O intuito dessa conferência e debater melhorias para nossa cidade em todas as áreas.
 Para ditar e convocar alguma pessoas nesta solenidade, o Sr. Paulo Wilson fez a sua parte nesta conferência.

 A mesa foi formada por: O exe. Luiz Benes Leocádio de Araújo-Prefeito de Lajes,Vice Prefeito-José Marques Fernandes, Secretária Municipal do Trabalho Habitação e assistência Social - Maria Juvanete Lopes da Silva, Vereador Jimmy Kleison - representando o presidente da Câmara- Cocó e por ultima  Larissa Ferreira-Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e membro da V conferência Municipal da Cidade de Lajes/RN.
Para iniciar a solenidade o Hino Nacional foi tocado pelo professor da Escola de música(filarmônica) Luiz Dantas, logo em seguida o Hino de Lajes também foi tocado na sua versão original.
 Juarez Pereira da Silva - representando a secretária de Obras e Urbanismo, que em sua fala diz sobre os serviços e do desempenho da secretaria, que tem como principal responsabilidade a manutenção e conservação das áreas urbanas, manutenção das ruas, consertos de calçamento,poda de árvore iluminação pública e a coleta seletiva de lixo ainda dispõe de 5 maquinas e 2 caçambas retirando por Mês uma média de 684 m³ de resíduos da cidade, e algumas máquinas também representa serviços nas áreas rurais, cerca de 75% das residência tem saneamento básico.

Em sua oração o Prefeito Benes Leocádio fala que é com alegria que vem mais uma vez a V Conferência, o bom seria que agente apos ter o conhecimento, a discussão e o debate deslumbrássemos as soluções ao nosso alcance, onde todos os cidadãos sejam da área Urbana ou da Zona Rural, claro que conferência das cidades já puxa muito o tema.
Lajes não é diferente das outras cidades, naturalmente é aumenta seus problemas e suas demandas e nem sempre os municípios estão em condições de dar resposta a altura ou no momento preciso, infelizmente ainda vamos esperar um bom tempo que venha ocorrer transformações ou reformas, principalmente reforma tributária.
Relembra de um problema que é noticia em todo Brasil que é o tema da segurança pública naturalmente que é  trelado a saúde Pública, teremos que lutar e fazer a nossa parte e nos Lajense não somos diferentes de outra cidade, ainda diz que temos que olhar para nossas casas, é vê os problemas por ex: A Droga que campeá hoje o nosso Pais, nossa cidades, ou as nossa família infelizmente é base para toda essa Desestruturação.
A saúde vai na mesma linha, assim como Lajes carece de Profissionais tipo Médico e seus auxiliares, pois só o médico não faz acontecer, já reforça dizendo que 2 profissional que estão querendo vir trabalhar aqui.
Nesta semana um movimento entregou a Presidenta Dilma uma solicitação para a contratação de profissionais médicos em universidades de outros Países, e ela já garantiu e está formando uma parceria com outros países para trazer 6.000 profissionais para o Brasil, e vai mudar essa realidade.
Relembrava também sobre as obras que estão paradas e diz que a solução é esperar o repasse do Governo para prosseguir nas obras paralisadas.

Todo o cronograma foi lido pela Sra. Selma
APRESENTAÇÃO:

 Grupo Teatral da Escola Eloy de Souza realizando a peça " A Praça Imaginária"- Professor Fábio Fernandes - Música introdutória- A Praça/ Ronnie Von
Nesta apresentação os alunos repassaram de como cada pessoa pode fazer a sua parte perante o mundo real de hoje, na verdade se a consciência de cada pessoa fosse repetida por cada aluno seriamos uma população mais limpa e cuidadosa.

Nota deste blog:
O intuito dessa peça no meu ver é de compartilhar mostrando a falta de desenvolvimento tanto de conscientização das pessoas até mesmo as atividades e utilidades públicas em prol da população, por ex: Cadê as lixeiras da praça central, cadê a coleta seletiva  e por ai vai se eu for falar aqui vai dar livro de filósofos de nome.

Alunos da Escola Eloy de Souza - Tema A Cor dessa Cidade sou eu" Professora: Francieli - Música : O Canto da Cidade - Daniela Mercury
Outra apresentação mostra de que as cores que estão passando é a cor do Tema da Conferência de Lajes

Estou um pouco sem tempo para se realizar e postar a 2ª parte desta conferencia, mas pode demorar uns 3 dias mais completarei.

Nenhum comentário: