sábado, 29 de setembro de 2012

Hebe Camargo morre aos 83 anos em São Paulo




A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca, em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo. Uma história que se mistura com a da própria televisão. Assim pode ser definida a trajetória de Hebe Camargo. Ícone da televisão brasileira nas últimas seis décadas, ela se tornou um patrimônio da cultura nacional. Desde que estreou na TV, marcando presença na primeira transmissão televisiva do país, em 1950, o período máximo que passou afastada da TV foi de dois anos, logo após dar à luz seu filho único, Marcello, em 1965. Marcello é filho de seu primeiro marido, Décio Capuano. Nos outros 60 anos, Hebe brilhou e criou um estilo único de apresentar que é copiado até hoje por discípulas como Adriane Galisteu e Luciana Gimenez. O velório será realizado neste sábado, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.

Sua carreira, iniciada no rádio como cantora e atriz, se cruzaria com a da televisão desde a chegada dos primeiros equipamentos de transmissão ao país. Convidada, junto com outros artistas, pelo então todo-poderoso Assis Chateaubriand, ela esteve no porto de Santos em 25 de março de 1950 para recepcionar os caixotes com câmeras, antenas e transmissores da futura TV Tupi, onde começou como cantora.

Oito anos depois, na TV Paulista -- a antecessora da Globo em São Paulo -- Hebe daria os primeiros passos como apresentadora, já fazendo história. De 1958 a 1964, ela comandaria o primeiro programa feminino da TV, O Mundo É das Mulheres. Fora das telas por quase dois anos – sua única ausência prolongada –, retornaria em 1967 com o dominical Hebe Camargo, na Record, e entraria definitivamente para o panteão histórico da TV brasileira, consolidando um bordão, "Ai, que gracinha!", e criando um formato copiado até hoje, o das entrevistas informais em um sofá.

Depois da Record, a apresentadora ficou seis anos na Bandeirantes. E em 1986, foi para o SBT, onde permaneceu até 2010, após ter seu salário reduzido de 1,5 milhão para 500.000 reais por Sílvio Santos. No ano seguinte, foi contratada pela Rede TV!, onde continuava apesar de paralisações na exibição de seu programa devido às complicações de saúde. Nesse meio tempo, se separou do primeiro marido, Décio Capuano, e se casou com Lélio Rvagnani em 1973, com quem esteve até ele morrer, em 2000.

IV CULTURARTE 2012, ultima passagem é na Escola M. Dr. Eloy de Souza

Ontem dia 28-09-2012 a IV CULTURARTE 2012 realizou-se a amostragem de seus alunos e Professores e o seu encerramento na Escola Dr. Eloy de Souza, onde o tema da Escola foi "Representar é uma Arte" Teatro /  Literatura / Fotografia ( representação e palavra, aqui vemos que a Escola se empenhou com unhas e dentes para transmitir a realidade do Tema, algumas salas repletas de histórias antigas, Autor como William Shakespeare, História Grega e suas guerras.


Nesta sala mostra o teatro e sua diversidade e suas características  algumas informações foi repassada pelos alunos que ali estavam, uma maquete do teatro Alberto Maranhão da cidade do Natal incrementou a sala.

Nesta sala 2 apresentações realizadas mostrando como as eras antigas eram cheias de mistérios e de poderosos, os Deuses sempre ordenavam.

Informações logo mais, pois um cartão de memoria está com defeito...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

IV CULTURARTE DE 2012, agora na Escola Monsenhor Vicente

Ontem dia 27/09/2012, desde as 8:00 hs da manhã até as 17:00hs, A CULTURARTE 2012 passou na Escola Monsenhor Vicente, mostrando o Tema "Luz, Camera, Educação" Cinema / TV. Nesta Escola a história da Tv, seus programas, suas tecnologias entre outros... A linha do tempo mostra a evolução da TV, vamos ver algumas fotos:


Corredor inicial, já com algumas informações da atualidade TV.

 Nestas salas vemos alguns filmes que marcaram espoca por ex: TITANIC, POPYE, NOVIÇA REBELDE, entre outros... Os filmes Mudo que eram muito engraçado como : O gordo e o magro, Charlie Chaplim entre outros... A 1ª sessão de cinema foi em Paris, nesta época alguns fundadores do cinema já viravam importantes colaboradores da TV. Alguns bonecos que tem em uma foto são amostra mirins de como o desenho cresceu em ritmo acelerado, trazendo assim muita alegria para as: Crianças jovens, adultos e idosos.

 O cinema se abrange e HOLLYWOOD fica conhecida como importante fabrica de atores, filmes, produções do mundo, a calçada da fama está registrada milhares de celebridades (Estrelas), assim com o crescimento lançou-se o premio OSCAR, que premia desde a produção até o Ator, vários recordes em bilheterias, atores consagrados e várias histórias de filmes que relatava a vida real, projetores se modernizavam a cada dia.

A década de 1950, ou simplesmente década de 50 ou ainda anos 50 foi o período de tempo entre 1 de Janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959, É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Vários programas surgiram para enfeitar e informar aos espectadores, acontecimentos, ultilidade pública, entretenimento etc...


A linha do tempo mostra a evolução desde uma peça produzida já pensando na próxima, assim a evolução acelerou nas transformações e melhorias dos equipamentos desde as filmadores, projetores até mesmo nos satélites, porque todo contedudo dos programas ficaram presos em um só pais dai veio o satélite para retransmitir para o mundo inteiro. Em 10 de julho de 1962, a NASA lançou o primeiro satélite Telstar. O satélite esférico — que na realidade parece um modelo de Estrela da Morte — foi o primeiro a retransmitir sinais de televisão e telefonia através do espaço.

Aqui foi o registro da Passagem da IV CULTURARTE DE 2012 na Escola Monsenhor Vicente, toda organização merece os parabéns, visto que não é fácil fazer a linha da Tv desde seu inicio por não encontrar material para mostrar, mas os professores, alunos e a direção fizeram acontecer só quem não foi perdeu as informações na era da TV e seus programas etc.

PARADA GAY AQUI EM LAJES JÁ TEM DATA DEFINIDA


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

IV CULTURARTE 2012, agora na Escola M. Marta Bezerra

Ontem dia 26/09/2012, desde as 8:00ha da manhã até as 17:00hs realizou-se a IV CULTURARTE 2012 na Escola M. Marta Bezerra onde o tema foi "RITMOS QUE ENCANTAM" Música  / Dança, esse tema trata-se da lembrança da Música popular Brasileira que nas décadas passadas suas melodias, seus toques, sua dança eram praticamente as mais simples e bem produzidas, certo que com pouca tecnologia a vista de hoje, o Disco de Vinil era muitas horas de ensaios para produzir por motivos de não errar se não todo o trabalho seria em vão e teria que começar tudo novamente, vários alunos representando alguns cantores, alguns atores da musica estiveram nas suas respectivas salas falando sobre o cantor que o representa, algumas salas mostrava a Dança e suas origem e outras os cantores e seus sucessos, a preocupação desses alunos é de não errar em suas frases, mas encontrei uma criançada de memoria rica, parabéns aos professores e particularmente aos alunos que produziram seus enfeites, muito trabalho em conjunto ninguém foi mais de que ninguém, veja algumas fotos porque se eu for falar vou rabiscar umas 100 linhas, então vamos lá, desculpe se faltou algumas coisa, me perdoem:

Coral da Escola formado por vários alunos da escola, hoje nesta apresentação cantaram o Hino da Escola
Representando a turma da xuxa os alunos se vestiram iguais para que você relembrasse dessa turminha que a alguns anos atrás fizeram os baixinhos de casa não saíssem de casa em determinada hora para assistir este programa.
Aqui os alunos fantasiados da dupla de palhaços Patati e Paratá fizeram a alegria dos menores que apenas vê os originais pela TV ou DVD.

Todas as salas de aulas estavam repletas de informações e utensílios importantes como: Rádio antigo, Disco de vinil, Violão e entre outros...

Este corredor vem mostrando uma música que é do tempo de sei lá quando " Atirei o pau no gato", sempre dormi com essa música que minha mãe cantava e as músicas mais atuais como a dos palhaços Patati e Patatá

Nesta sala a década é de 70 e 80, nos anos 70 tinha vários cantores como Beto Guedes, Elba Ramalho entre outros... já nos anos 80 a música começava a ser transformada entre vários ritmos.

Nesta sala na década de 90, vemos alunos com roupas com estilos das músicas da Bahia, Morais Moreira ditava "Atrás do Trio Elétrico" música essa e entre outras que até hoje no Mês dos carnavais tocam em palcos em trios, em algumas fotos vemos trabalhos pintados pelos alunos e  trio elétricos confeccionados pelos próprios.


Sala da década de 60 com alguns ritmos como: MPB, BOSSA NOVA entre outros... vários alunos se despiram de grandes compositores como: Gilberto Gil, Celly Campelo, The Beatles, Caetano Veloso entre outros. As músicas destes tempos eram e são até hoje as mais simplificadas e de letras fundadas e aprofundadas na vida de quem as compôs.

Sala da música Gospel, aqui mostra que a música Gospel e o Hino Gospel no mundo atual, atualizaram os ritmos como forró, sertanejo, reggae, Pop entre outros vindo assim a diferenciar nos Hinos clássicos e músicas gospel vindo assim a acompanhar os ritmos atuais.
Sala da década de 50, aqui vários alunos representaram através da fala, onde alguns ícones da música e teatros como: Elvis Presley, Nara Leão, Elizeth Cardoso mais conhecida como ( A divina), entre outros, tratando assim os ritmos: Bossa Nova, Rock, etc.


Aqui o ritmo é o pé de serra, xaxado e baião, onde a musica nordestina tem como ilustre o inesquecível Luiz Gonzaga, agora vemos o pagode que original do Rio de janeiro que em fundo de quintais sairam muitos grupos que até hoje são reconhecidos pela sua luta.



Nesta sala, a diversidade de cantores são que foram e que vários surgiram rápido no mundo da música como: Paula Fernandes e os cantores mais vivenciados como Zezé Dicamargo e Luciano que começaram a sua carreira com muitas dificuldades, lançando assim 1 fita Cassette, depois Disco de vinil, Cd, VIta de Vídeo cassette e por último o DVD, o Prefeito Mário prestigiando todas as mostragens da IV CULTURARTE 2012 nas escolas.

Aqui foi a passagem da IV CULTURARTE 2012 na Escola M. Marta Bezerra que está bem equipada com ar condicionado em todas as salas sem falar na educação dos alunos que é ótima, deixo os meus parabéns pela organização, desempenho dos funcionários, professores e alunos para que acontecesse esta incrível mostragem e retrospectiva da música, cantores, atores e etc... Se faltou algo neste registro me perdoe, porque foram muitas mostragens que em apenas 1 dia não foi o suficiente para que: as escolas, os programas, mãe, pai, irmão ou quem fosse que seja prestigiasse o evento de forma completa, tinha que ser correndo por motivos da demanda de pessoas, mas isso não é um problema e sim uma dica para próximo ano, que as Escolas que expõem uma ampla apresentação completa deveria ser 2 dias, na minha concepção, até mais e vamos para O Monsenhor Vicente de Paula que será no dia 27 prestigiar a passagem da IV CULTURARTE 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

IV CULTURARTE 2012, agora na escola CEMEI

Ontem dia 25-09-2012, realizou-se no CEMEI aqui de Lajes a passagem IV CULTURARTE 2012,  onde o tema abordado foi SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA, desde as 8:00hs até as 17:00hs, 4 salas estavam cheias de cartazes mostrando a arte, mostrando o artista, são cartazes feitos ou confeccionados pelas crianças e professores que lá existe, uma sala me chamou atenção por transferir a educação no transito para a criança que é isso que tem que acontecer nas escolas, a EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, onde algumas maquetes mostra a sinalização tanto na cidade como em BR, e estas maquetes confeccionada pelos professores e alunos, parabéns ao CEMEI pela humilde mais valiosa apresentação na  IV CULTURARTE 2012, várias escolas visitaram o CEMEI, veja algumas fotos:

 Painel com o Tema Sou criança, Sou artista

 Alunos do CAI, visitando e prestigiando a passagem da IV CULTURARTE 2012

 Artistas mirins mostrando a sua capacidade de praticar dança e teatro se o caso, a música desta apresentação foi nada mais nada menos Aquarela do Brasil - Toquinho que representa a criança em si.

 Salas com alunos(as) com frases de importância par o ser humano

Painéis mostrando suas artes exercida em sala de aula

 
 
 Reciclar é quê precisamos, esta sala tem amostragem bem significativa no mundo de hoje, aqui mostra que vários objetos podem sem reciclados.

 
 
 Nada melhor que aprender desde pequeno algumas notas de transito, assim aprenderá que a segurança depende de uma boa educação tanto na Escola como no Transito.

 
 
 Sala mostrando que o belo da arte de colorir são as descobertas das cores em objetos, telhas que os próprios alunos criaram

 Escola Monsenhor Vicente, visitando o CEMEI

Alunos do Programa PROJOVEM, fazendo-se presente no CEMEI, outras escolas e programas estiveram presentes na IV CULTURARTE 2012 AQUI EM LAJES-RN

Festa dia 7 de outubro de 2012


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Governadora inaugura Mina Bonfim e assina protocolo para instalação de pólo metalúrgico em Lajes



Foto oficial

Ao meio dia desta segunda-feira (24/09) ensolarada, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, a governadora Rosalba Ciarlini e o diretor-presidente da Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, Luiz Antônio Vessani, descerraram a placa de inauguração da Mina Bonfim, instalada no município de Lajes para produzir ouro e scheelita.

A solenidade foi prestigiada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, o prefeito de Lajes, Mário Madruga, e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato. Diretores da FIERN compareceram ao evento: Roberto Serquiz (diretor - 1º tesoureiro), Francisco Soares (diretor - 1º tesoureiro) e Fernando Antônio (superintendente de Relações Institucionais e com o Mercado).

Na ocasião, Governo do Estado e mineradora assinaram Protocolo de Intenções para desenvolver estudos de viabilidade à implantação de pólo metalúrgico em Lajes. "Acreditamos na vocação mineral do RN, estamos investindo nessa perspectiva", disse Vessani, ressaltando que a proposição do protocolo visa agregar valor à produção de scheelita com a exploração de tungstênio.

A Mina Bonfim foi objeto de lavra entre 1973 e 1984. Sua paralisação ocorreu, principalmente, pela depressão de preços da scheelita ocorrido na década de 80. A reativação do projeto está alicerçada na atual demanda de bens minerais estratégicos e com a previsão de aumento de consumo, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. O projeto atual prevê beneficiamento de 200.000 toneladas de minério.

Os produtos finais extraídos da Mina Bonfim são: ouro na forma de bullion contendo cerca de 60% Au; concentrados de scheelita com teor da ordem de 70% WO3. Ainda de acordo com a empresa, o investimento foi de US$ 20 milhões de dólares e são gerados 140 empregos diretos, totalizando aproximadamente 420 entre diretos e indiretos. A mina poderá produzir ainda bismuto e telúrio.

“A FIERN não só apoia o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, como qualifica mão de obra através do SENAI, e ainda presta assistência à saúde e segurança do trabalhador por meio do SESI”, disse Amaro Sales. "Nosso Estado é rico, mas a riqueza não chegava ao povo. Estou disposta a trocar imposto por emprego. Precisamos agregar valor, atrair o investidor", completou a Governadora.

INVESTIMENTO

A Mina Bonfim é um empreendimento da empresa Nosso Senhor de Bonfim, que tem sede em Goiás. De acordo com Luiz Antônio Vessani, o investimento projetado é de R$ 80 milhões, sendo que R$ 50 milhões já foram investidos e R$ 30 milhões serão aplicados na segunda etapa do projeto. Até junho de 2013 serão produzidas 250 toneladas/ano de concentrado de scheelita. Ao final da implantação da segunda etapa, a produção atingirá 700 toneladas/ano de concentrado de scheelita e duas mil toneladas/ano de ferro tungstênio.

O empreendimento tem 130 colaboradores diretos, que já estão trabalhando no local, e mais 100 que serão iniciados na segunda etapa. Com relação aos empregos indiretos, a empresa propicia a geração de 600 vagas. Já o faturamento anual estimado é de aproximadamente R$ 100 milhões por ano quando estabilizada a produção. Isso corresponde à primeira etapa do empreendimento que está sendo inaugurado e foi iniciada em novembro de 2011. A segunda etapa será concluída em dezembro de 2013.

IV CULTURARTE passou no Centro integral Gov. Geraldo Melo



Hoje dia 24-09-2012,durante todo o dia desde as 8:00 hs da manhã no Centro integral Gov. Geraldo Melo, realizou-se a IV CULTURARTE 2012, onde o tema abordado foi " Abrakadabra a unfância com Arte - Arte Cincense", várias apresentações com os alunos do centro, informações dos professores, dados sobre o circo, onde nas conversas mostraram o circo como ele era e agora como o circo pode, a uns 5 anos atrás o circo tinha como espetáculos animais como: Leão, Tigre, elefante entre outros e que hoje estes animais não podem fazer mais parte do circo por lei, vários outros temas dentro do tema Arte cincense foram falados, então o centro integral Gov. Geraldo Melo está de parabéns pela organização pela mostragem, pelo desempenho de todos os professores que com muito suor e vontade conseguiram mostrar e realizar o seu papel na IV CULTURARTE 2012.
Várias escolas e programas do município visitaram o evento, veja algumas fotos que registrei cheguei atrasado mais minha profissão é outra, estes registros são apenas uma ajuda na cultura e divulgação dos eventos da cidade, quem foi viu e gostou:

 Mural mostrando os palhaços atuais

 Picadeiro

 Maquete de um circo

 Painel em desenhos e figuras

 Trabalhos realizados pelos próprios alunos

 Técido Circense

 Alunos do PROJOVEM visitando a CULTURARTE 2012

 Frases dos primeiros circos

 Animais de pelucia para ilustrar o que existia e existe alguns animais no circo

Painel mostrando o mais velho palhaço que se chamava de carequinha

 Foto mostrando o espetáculo de malabares que existe em todo circo

 Foto mostrando o espetáculo de trapézio em grupos que existe em alguns circo

Cartaz mostrando o circo mais rico do mundo que é o cirque du soleil

NOVAMENTE PARABÉNS AO CENTRO INFANTIL GOV. GERALDO MELO
PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ DIA 25/09 
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL- CEMEI - TEMA - SOU CRIANÇA , SOU ARTISTA