domingo, 30 de outubro de 2011

Circuito Ribeira pode ter seu fim

 Evento que tem mobilizado o bairro histórico carece de incentivos permanentes para manter periodicidade
Depois de São Paulo e boa parte das capitais brasileiras, Natal receberá sua virada cultural. Serão 24 horas de atrações. Teatro, dança, folclore e muita música. E o melhor: com aproximadamente 5% do valor investido, por exemplo, nas 48h de programação da Virada Multicultural do Recife, promovida há duas semanas. A versão natalense teria outro plus: todas as apresentações estariam concentradas em um mesmo bairro, para melhor locomoção e seria a única no país organizada pelos produtores locais. E o que falta? Um palco. E por quê? Por falta de patrocínio do poder público e privado.


Apesar das dificuldades, organizadores planejam a primeira Virada Cultural da cidade, agendada para os dias 10 e 11 deste mês Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press
Os idealizadores do Circuito Cultural Ribeira fizeram sua parte: no começo do ano iniciaram um projeto inovador, viável e com presença maciça do público. A média foi de seis mil pessoas por edição mensal. E mais do que promover cultura ofertada de graça à população, trouxe de volta a sociedade à Ribeira. E a fórmula de sucesso do projeto estava escancarada: a abertura de novas casas de show no bairro e o movimento crescente de pessoas mostravam o potencial para algo mais. E foi o que as veteranas Casa da Ribeira e Centro Cultural Dosol fizeram.

O Circuito foi aprovado na Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. O patrocínio da Conexão Vivo cobriu o investimento em quatro edições. Já na primeira, em pleno carnaval, quatro mil pessoas invadiram a Ribeira para curtir os shows apresentados nos seis espaços parceiros do projeto. A partir da segunda edição, a média de público variou entre seis e sete mil pessoas. Sucesso total. Mesmo com o fim do patrocínio, os idealizadores decidiram bancar o projeto por mais quatro edições, já com 14 casas abertas, além de uma edição especial em outubro, só com música erudita.

Finalizadas as atividades este ano, os produtores do projeto pensaram em uma edição especial de fim de ano; uma virada cultural com 24 horas ininterruptas de shows. Para tal, precisam de dinheiro. A leis de incentivo já fecharam balanço para este ano. O poder público está com orçamento programado para os festejos natalinos. E se já é difícil apoio da iniciativa privada via lei de incentivo, sem esse mecanismo a barganha é quase impossível. Ainda assim, três modelos de projeto foram elaborados. Todos eles no formato básico do Circuito e com alguns bônus. Um deles vai acontecer.

Segundo o diretor artístico da Casa da Ribeira, Henrique Fontes, o segundo modelo seria o mais ideal para o momento, com o palco da Rua Chile para receber uma atração nacional e vários artistas locais. "Queremos provocar parcerias inusitadas entre artistas locais, para que criem para o evento". Esse formato de projeto custaria R$ 160 mil.

Organize o orçamento e realize seus sonhos

Com dívidas em alta, o fim do ano chega como uma oportunidade para o consumidor organizar as contas
   Ainda falta mais de um mês para o Natal e o Ano Novo chegarem. Mas, para o brasileiro, o fim do ano parece que já chegou. O clima antecipado de "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" é estimulado por vários fatores, mas um chama atenção: o comércio já tem a cara da festa mais esperada do ano e a palavra de ordem é comprar. Enquanto o marketing das lojas diz "compre", o crédito faz pior: ensina que dá para comprar até quando não se tem dinheiro. Mas, no Brasil, a situação não está exatamente fácil para quem quer ter uma "noite feliz" no dia 24 de dezembro.


Na capital do Rio Grande do Norte, números da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) mostram que o bolso dos consumidores não está exatamente sob controle. Até setembro deste ano, 75,8 mil registros de endividados chegaram ao sistema do SPC. No mesmo período do ano passado, o número era de 16,7 mil pessoas com dívidas em atraso; um aumento de 353%. Mesmo assim, ao longo de 2011, os dados mostram umaredução nos registros: em janeiro, por exemplo, eram 87,8 mil cadastrados na "lista negra".

Para quem faz parte do rol de endividados, o momento é de colocar as contas na ponta do lápis para equilibrar o orçamento, pagar o que está atrasado e garantir a compra dos presentes. E como fazer? Para Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente do Instituto DSOP, um dos caminhos é sonhar. "O fim do ano é propício para avaliar o que eu adquiri e o que eu pretendo fazer. Uma reunião familiar é necessária. O primeiro passo é reunir a família e conversar sobre desejos para colocar todo mundo em prol dos objetivos individuais e coletivos".

Na análise do educador, as coisas estão fora de controle e, ao contrário do que muitos planejam, ele não acredita que o 13º salário ou outros bônus de fim de ano sejam para pagar dívidas. "O que vem acontecendo é que existe um desequilíbrio financeiro das próprias famílias de pegar o 13º para pagar as contas atrasadas. Ou seja, eu tenho mais dinheiro então vou pagar dívidas, para compensar um desequilíbrio".

Para sair do vermelho, o passo-a-passo orientado por Domingos é explicado por meio da filosofia que dá vida à sigla do Instituto DOSP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. O primeiro ponto sugerido é colocar tudo que se gasta no papel. "Esse é um passo importante. Temos que colocar tudo, cada centavo. Até mesmo a gorjeta que eu dou para quem lavou o carro, o doce que eu comprei. E sem estimativa do tipo 'eu gasto uns R$ 200 nas compras'. É preciso saber quanto eu gasto exatamente".

O segundo passo é um dos mais importantes. "Organizar as finanças significa, às vezes, renunciar a muitas coisas, fazer sacrifícios. Nada disso faz sentido se não temos um objetivo, um sonho", afirma o presidente do DSOP. E ele alerta que o sonho não pode ser somente um. Para Domingos, uma família precisa ter pelo menos três sonhos: um de curto prazo (para ser realizado em até 1 ano), um de médio prazo (até 10 anos); e um de longo prazo (acima de 10 anos).

Depois, é preciso orçar, ou seja, pegar o diagnóstico e o custo de cada sonho e se planejar para encontrar o melhor caminho para atingir as metas. Observe quanto você ganha, quanto você vai ganhar (extras) e também quanto sai. "Corte ou reduza as suas despesas. Existem alguns gastos essenciais, como energia elétrica, água e telefone que correspondem até 30% do que gastamos a mais todos os meses. Imagina se você economiza isso por 20 ou 30 anos".

A partir da economia, a orientação é poupar. Com o dinheiro que se guarda, os sonhos serão realizados. "O dinheiro guardado e bem aplicado pode ter como recompensa a TV de LCD, o carro ou até uma aposentadoria sustentável", afirma Domingos.

Muitas vezes excluídas das conversas de adulto, as crianças são parte importante desse processo. O Instituto DSOP realiza um trabalho de educação financeira que inclui também crianças entre 6 e 7 anos. "A criança precisa aprender a respeitar a importância do dinheiro. E também incluir seus sonhos. Se o sonho é um videogame, é preciso explicar como ele vai conseguir ganhar obrinquedo, que cortes podem ser feitos, entre outras coisas".

Natal ganha nova livraria de grande rede do país

Nova Nobel chega à Salgado Filho com a promessa de ser o mais novo centro cultural da capital

Natal ganha nova livraria de grande rede do país
Mais que uma livraria, Natal ganhou no sábado (dia 29) um verdadeiro centro cultural. Localizada em um dos pontos mais movimentados da capital, a Avenida Salgado Filho, no bairro do Tirol, a mais nova Nobel da cidade oferece uma gama de serviços e espaços, que buscam incentivar e valorizar, principalmente, a cultura potiguar.

Nas prateleiras, são cerca de 20 mil livros dos mais diversos temas, que vão desde administração e negócios à culinária. Além de livraria, são oferecidos serviços de gráfica rápida e papelaria. Os destaques são o espaço Vernissage, onde haverá exposição de quadros, e o espaço Cultura Potiguar, destinado a lançamentos de obras de autores potiguares, exibição de livros em destaque, saraus e apresentações. A ideia dos novos franqueados é criar um novo conceito de livraria na cidade, que coloque, em primeiro lugar, o escritor da terra.

A Nobel Salgado Filho também disponibiliza espaços de convívio, como o Anita Caffè, uma área onde o cliente pode ler, fazer um lanche e ter acesso à internet Wi-Fi, liberado para cartões fidelidade. Quem for à livraria também pode locar equipamentos de acesso à web.

A aposta da nova filial é oferecer não só um espaço aconchegante com uma grande variedade de produtos e serviços, mas, sobretudo, um atendimento personalizado, como forma de fidelização do cliente. Tudo para que ele possa transformar o ambiente de compra em um verdadeiro momento de lazer e entretenimento para toda a família.

NobelA rede de livrarias Nobel foi fundada no ano de 1943, em São Paulo, e é hoje a maior do Brasil, com mais de 230 lojas, distribuídas por 110 cidades e 23 estados do país, incluindo também unidades em Portugal, Espanha, México, Angola e Colômbia. Elas se destacam pela qualidade do serviço prestado e pelo visual moderno, funcional e convidativo.

Aprovado medicamento para o tratamento da hepatite C

Combinado com outros remédios, o antiviral aumenta em 79% as chances de cura

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Telaprevir no tratamento da hepatite C tipo 1. Combinado com outros remédios, o antiviral aumenta em 79% as chances de cura. A Anvisa já havia aprovado no início do ano o antiviral Boceprevir, que também funciona como inibidor e eleva a chance de cura dos pacientes.

A transmissão da hepatite C ocorre pela transfusão de sangue, pelo compartilhamento de material perfurante e cortante (seringas, agulhas, lâmina de barbear ou alicate de unha) e de mãe para o filho durante a gravidez. A contaminação pode ocorrer também pela relação sexual sem preservativo.

Os sintomas são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Do total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C.

Dilma deve vir ao RN em novembro

Presidente virá assinar a concessão para a construção e gestão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Dilma deve vir ao RN em novembro A governadora Rosalba Ciarlini disse estar confiante que a presidente Dilma Roussef fará sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Norte, provavelmente dia 28 de novembro. A presidente virá assinar a concessão para a construção e gestão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com o consorcio Inframerica, vencedor do leilão ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo-BOVESPA, em agosto.

O projeto do aeroporto de São Gonçalo já tem quase 15 anos. A governadora relembrou que esse foi o primeiro pleito do Rio Grande do Norte apresentado ä presidente logo na primeira audiência no Palácio do Planalto, pouco depois da posse. "No primeiro encontro que tivemos articulado pelo deputado Henrique Alves, a presidente disse que a construção do Aeroporto de São Gonçalo era uma questão de honra e nada mais justo do que ela vir para assinar essa permissão para o consórcio construir, manter e explorar o aeroporto".

O deputado Henrique Alves também acredita que a presidente vai aceitar o convite para vir ao Estado no próximo mês. "Fizemos o convite a presidente, a quem chamo de madrinha do aeroporto, e ao ex-presidente Lula, o padrinho,", adianta Henrique, ressaltando que a confirmação da data depende da agenda de Dilma.
A Infraero e a Agencia Nacional de Aviação estão sendo consultadas sobre a possibilidade da Presidente da Republica desembarcar numa das pistas de São Gonçalo.

O movimento de passageiros no ASG deve ser de 3 milhões de pessoas, em 2014, devendo chegar a 7,9 milhões em 2030, conforme estudos da ANAC.

Operadoras garantem mais velocidade na banda larga

As operadoras de telefonia terão de cumprir regras mais rígidas para garantir melhor qualidade nos serviços de banda larga fixa e móvel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou índices obrigatórios de velocidade mínima e velocidade média de internet rápida para reduzir o tormento de milhões de consumidores que recebem apenas 10% da velocidade contratada.

Pelas novas regras, as companhias terão de garantir 20% de velocidade mínima e 60% de média no prazo de 12 meses, antecipou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, antes do anúncio oficial da Anatel. Dentro de 24 meses, esses porcentuais subirão para 30% e 70%, respectivamente. Em 36 meses, os índices alcançarão 40% para velocidade mínima e 80% para velocidade média.

As velocidades terão de ser cumpridas no período de maior tráfego de dados, que ocorre das 10h às 22h. "Serão usados os mesmos parâmetros para banda larga fixa e móvel. As empresas terão que fazer grandes investimentos", ressaltou Bernardo.

Os regulamentos de qualidade da telefonia fixa e da telefonia móvel cumprem determinação da presidente da República, Dilma Rousseff, que fixou em 31 de outubro o prazo para que a Anatel aprovasse as novas regras, que serão aplicadas, inclusive, no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Pelas novas regras, as operadoras também terão de cumprir requisitos mínimos de disponibilidade mensal do serviço. No caso da banda larga fixa, a internet terá de estar disponível 99% do período, para a internet móvel, o índice será de 98%. Além disso, no caso da banda larga móvel, a taxa de queda do acesso deve ser inferior a 5% no mês.

Os regulamentos também trazem outras novidades, relacionadas à publicidade e à transparência do serviço. As empresas terão, por exemplo, a obrigação de tornar disponível em seus sites um software de medição disponível da velocidade da internet.

As prestadoras e a própria Anatel deverão dar publicidade aos dados coletados em seus portais na internet e as operadoras terão ainda que elaborar uma cartilha informativa com todas as metas de qualidade, que devem ser entregues a todos os assinantes dos serviços.

Por fim, foram fixadas ainda metas relacionadas ao número de reclamações dos consumidores. Conforme os regulamento, o volume de queixas de usuários não poderão ser superiores a 6% da base total de clientes nos 12 primeiros meses de vigência das novas regras. Em 24 meses esse porcentual cairá para 4% e, depois desse período, será de 2%.

Câmara comemora 400 anos de história

A Câmara Municipal de Natal está completando 400 anos de existência em 2011. Desde sua fundação, ainda no período da Capitania do Rio Grande do Norte, até sua configuração atual, o Poder Legislativo Municipal participou ativamente das transformações ocorridas na vida social e política da cidade.
elpídio júniorO Palácio Padre Miguelinho é  nome oficial do prédio que sedia a Câmara Municipal de NatalO Palácio Padre Miguelinho é nome oficial do prédio que sedia a Câmara Municipal de Natal

Para marcar essa importante data, a Câmara Municipal de Natal promoverá no mês de dezembro uma programação especial. Está prevista a realização de uma sessão solene para homenagear personagens que fizeram parte dessa história, o lançamento de um livro que resgata a memória da Câmara, lançamento de um selo comemorativo, nova galeria dos ex-presidentes, concurso de redação, apresentações culturais, entre outros eventos.

"A atual legislatura foi brindada com uma data tão relevante para o Poder Legislativo Municipal e para comemorar em grande estilo estamos montando uma programação com uma série de eventos que vão enaltecer sua rica e produtiva história e sua contribuição para a cidade", anuncia o presidente da Casa, vereador Edivan Martins.  "Contar a trajetória da Câmara é reavivar sua história e seu compromisso com a cidadania, além do seu relevante papel na política local e nacional, por intermédio de suas atribuições documentadas ao longo dos quatro séculos de existência", destaca Edivan Martins.

Trajetória

O primeiro registro da instalação da Câmara Municipal é datado de 1611, quando por decreto do Governador Geral do Brasil, Dom Diego Meneses, foi instaurado na igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação o Senado da Câmara, composto por um vereador, um juiz, um escrivão da Câmara, um procurador do Conselho, um provedor, um escrivão das datas e demarcações, um almoxarife e um procurador dos índios. Somente em 1823, com a elaboração da primeira Constituição Brasileira, o Senado da Câmara é transformado em Câmara Municipal.

Em 1930, durante o Governo Provisório instituído por Getúlio Vargas, a Câmara Municipal de Natal foi diluída. Após anos de reestruturações provocadas por mudanças na forma de governo do país, renascia em 5 de junho de 1948 a Casa do Povo como a conhecemos hoje. Antes de se fixar no Palácio Padre Miguelinho, atual sede do Legislativo Municipal, a Câmara passou por uma verdadeira trajetória itinerante, funcionando em diversos pontos da capital potiguar.

Naquele ano, a Câmara Municipal iniciou seus trabalhos na sede da Assembleia Legislativa, na Avenida Getúlio Vargas, Cidade Alta. No mesmo ano, funcionou ainda no Teatro Carlos Gomes (atual Teatro Alberto Maranhão), no Edifício Quitino e na Casa Bancária Norte-rio-grandense, todos na Ribeira. Nas décadas de 1960 e 70, a Câmara seria transferida para o Edifício Campelo, também na Ribeira. Mais tarde, ocuparia a sede do Sindicato dos Contabilistas, localizada na Praça André de Albuquerque, Cidade Alta.

Foi apenas em 1975, durante a gestão do presidente Érico Hackradt, que a Câmara chegou ao Palácio Padre Miguelinho. À época, o prédio, localizado no cruzamento da Rua Jundiaí com a Avenida Campo Sales, pertencia à UFRN que o utilizava como sede da Faculdade de Serviço Social. Com a transferência do curso para o Campus Central da UFRN e graças à iniciativa de Dom Nivaldo Monte, o prédio foi cedido ao Legislativo Municipal e passou a ser denominado Palácio Padre Miguelinho, em homenagem ao herói potiguar da Revolução Pernambucana e desde então, abriga a sede do Legislativo Municipal. O plenário da Casa foi batizado de Érico Hackradt, em homenagem ao ex-presidente.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CRISE E FALTA DÁGUA EM RIACHUELO

Hoje quinta feira(27), na Cidade de Riachuelo, os moradores estão revoltados com a falta dágua que já dura semanas, então eles estão na BR-304, para fechar o acesso de Natal a Mossoró, eles alegam que esse problema vem já a alguns meses, e pedem o comparecimento da Governadora na cidade para resolver o caso, mas noticias logo mais a tarde

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Provas do Enem podem ser anuladas se vazamento for comprovado

O Ministério Público Federal no Ceará deve pedir o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido às suspeitas de vazamento de questões.

Um estudante do Colégio Christus, de Fortaleza, postou no facebook fotos de um simulado aplicado pela instituição com pelo menos 11 questões idênticas às da prova do Enem. O colégio teria aplicado o simulado um dia antes das provas do exame nacional.

Na noite de terça-feira (25), o Colégio Christus divulgou pelo facebook uma mensagem explicando o fato. “Uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos”. 

                                             Fonte: edação do Correio Braziliense

Três adolescentes são executados em São Gonçalo

Dois deles estavam desaparecidos desde a noite de sábado. Polícia suspeita de dívida com o tráfico
A cena foi impressionante até para o coveiro Raimundo Cirino da Silva: três jovens foram encontrados mortos a tiros junto ao muro externo do cemitério municipal de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, por volta das 8h de ontem. Dois deles foram identificados por familiares ainda no local e estavam desaparecidos desde a noite do último sábado. A suspeita da Polícia é que os garotos tenham sido executados devido a dívidas com traficantes de drogas.


Vítimas foram mortas com tiros na cabeça e corpos já apresentavam sinais de decomposição Foto: Paulo de Sousa/DN/D.A Press
Raimundo Cirino conta que caminhava pelo cemitério no início do expediente ontem, quando sentiu o mau cheiro próximo ao muro. "Imaginei que algum animal morto pudesse estar ali, então resolvi olhar. Tomei um susto ao ver que era gente morta e liguei para a Polícia". O coveiro, que há 10 trabalha nessa função, diz que jamais viu algo igual ou esperava presenciar algo semelhante. Os corpos dos garotos estavam um por cima do outro e já apresentavam certo grau de decomposição. Cada um foi encontrado com um tiro na cabeça.

Com a presença de familiares no local do crime, dois deles foram identificados como sendo Felipe Afonso de Oliveira, 12 anos, e Felipe Pereira da Silva, 16. Segundo o tio desse último, o servente Marcone Avelino da Silva, 32, seu sobrinho saiu de casa por volta das 21h do sábado, com destino a uma festa que houve no bairro de Novo São Gonçalo (o mesmo em que se localiza o cemitério) e não mais voltou. Ele não imagina o que possa ter provocado a morte do sobrinho. "Nunca ouvi falar que ele tivesse envolvimento com drogas ou alguma rixa".

Já a mãe de Felipe Afonso, a dona de casa Selma Afonso de Oliveira, 44 anos, admite que o seu filho era usuário de entorpecentes. "Desde que passamos a morar aqui [bairro de Novo São Gonçalo], meu filho tem se envolvido com gente que não presta e acabou se viciando", lamenta.

O delegado Jorge Lobo, interino na delegacia do município, acredita se tratar de uma execução ligada ao narcotráfico. "Geralmente é o que acontece: o jovem compra a droga, não paga e o traficante manda matar". Informações colhidas por policiais no local do crime dão conta que os três adolescentes foram vistos na festa em que estavam consumindo drogas. Os três corpos foram recolhidos para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), um deles ainda sem identificação.

STJ quer que Beira-Mar continue em Mossoró


O Superior Tribunal de Justiça negou pedido de transferência para o Rio de Janeiro de Luiz Fernando da Costa
Condenado em 2002 por homicídio e tráfico de drogas, Fernandinho Beira-Mar chegou a Mossoró em fevereiro deste ano Foto: Policia Federal/Divulgação Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, permanecerá no presídio federal de Mossoró cumprindo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não concedeu a defesa o direito de transferir o réu para o Rio de Janeiro. A permanência dele no estado, que é considerado um dos maiores traficantes do Brasil, está sendo encarada com tranquilidade pela Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed). " É uma decisão da Justiça Federal e temos que aceitar. A permanência dele aqui não vai alterar nada", declarou o secretário Aldair Rocha.

O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou a liminar em habeas corpus para transferir Beira-Mar para o cárcere fluminense. O réu está preso desde 2002 por homicídio e tráfico de drogas. A defesa entrou com um pedido de habeas corpus contra decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que negou o habeas corpus para transferir o traficante para o presídio de Bangu I. Os advogados de Beira-Mar alegam que após a remoção do réuda penitenciária carioca, o local passou por significativas reformas, sendo considerado, atualmente, uma das mais seguros da América Latina. Porém, o TRF5 manteve decisão proferida pelo magistrado de primeiro grau, que determinou a prorrogação da permanência de Beira-Mar no sistema penitenciário federal. O argumento é que ele ainda continua a liderar a organização criminosa Comando Vermelho.

Para a defesa, as decisões que determinaram a permanência do réu em presídio federal seriam nulas por falta de competência do juízo processante e por não estarem devidamente fundamentadas. Elas estariam baseadas em fatos passados e em subjetivismo e, "não surgindo nada de novo, não pode servir o antigo fundamento para justificar a excepcional renovação de prazo de permanência". A custódia do réu na penitenciária federal teria sido irregular no período de 17 de julho de 2006 a 11 de agosto de 2009, diante da ausência de manifestação do magistrado do Rio de Janeiro sobre as sucessivas prorrogações.

O ministro considerou quenão há ilegalidade na decisão do TRF5. Segundo Jorge Mussi, o juízo federal ao deferir a solicitação do magistrado estadual acerca da prorrogação, destacou que Beiramar, mesmo preso, exerce papel de liderança sobre o narcotráfico nacional de forma ampla e contínua, seja gerenciando o dinheiro obtido ilicitamente, seja orquestrando ataques à sociedade em geral, com o fim de desestabilizar a ordem pública.

Justificativa
O STJ destacou que não é possível apreciar em liminar se a penitenciária de Bangu I ou outras prisões do estado do Rio são apropriadas para receber o réu. Além disso, para a concessão de liminar em habeas corpus, a defesa deve demonstrar e comprovar de forma inequívoca a plausibilidade jurídica do pedido. O ministro solicitou informações ao TRF5 para que seja apreciado o mérito do habeas corpus pela Quinta Turma.

Servente de pedreiro morre atropelado por caminhão baú

Vítima morreu de forma instantânea após ter o crânio esfacelado pelo caminhão.

O servente de pedreiro, Nilton Araújo da Silva, de 66 anos, seguia pela avenida Hermes da Fonseca em uma motocicleta Traxx, na manhã desta quarta-feira (26), próximo ao 16 RI, sentido Midway Mall, quando foi atropelado por um caminhão baú. Silva não resistiu aos ferimentos e morreu no local; o motorista do caminhão fugiu logo após o acidente.

De acordo com o subtenente Helder, da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a vítima teve esfacelamento de crânio e morreu de forma instantânea. As câmeras de segurança de um edifício residencial próximo ao local do acidente deverão auxiliar a polícia a esclarecer as circunstancias em que ocorreu o acidente.

Jovem é assassinado na Redinha

Moradores acordaram com o som dos disparos e ao saírem de casa se depararam com o jovem deitado no chão.

Os moradores do conjunto residencial Redinha, na zona Norte de Natal, acordaram na noite dessa terça-feira (25), assustados com o som de dois disparos de arma de fogo e ao saírem de casa se depararam com o jovem Franciélio Câmara da Silva, de 27 anos, deitado no chão com marcas de tiro no pescoço. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu antes que pudesse ser socorrido.

De acordo com o tenente Andrade, oficial de serviço no 4° BPM, familiares da vítima teriam revelado que ele era dependente químico, mas não contaram se o jovem tinha inimigos ou se vinha sendo ameaçado. Até o momento nenhum suspeito foi detido.

Será lançada no RN a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

De 1º e 30 de novembro, serão disponibilizadas 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado na 1ª fase.


O Rio Grande do Norte entra na 2ª fase da Campanha contra a Febre Aftosa. Entre os dias 1º e 30 de novembro, serão disponibilizadas 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado no semestre passado, durante a primeira fase da Campanha, realizada de 1º a 30 de maio, quando foram vacinadas quase 900 mil cabeças. O número representa mais de 10% do índice de vacinação registrado em 2010.

Os pecuaristas poderão adquirir as vacinas nas lojas veterinárias credenciadas pelo Ministério da Agricultura em todo o estado. Na localidade que não houver disponibilidade, principalmente no interior e em regiões mais afastados, as vacinas poderão ser compradas nos grandes centros mais próximos.

A partir do próximo ano, o Rio Grande do Norte poderá sair da área de risco médio para a área livre da febre aftosa com vacinação. Em 2011, todas as etapas da vacinação instituídas pelo Ministério da Agricultura foram cumpridas, o que torna o comércio do rebanho bovino livre de restrições sanitárias. O avanço no status potiguar em relação a febre aftosa cria novas perspectivas para atividades no estado, como a melhora nos setores turísticos, da saúde, aumentando a segurança para quem visita o Estado, e, sobretudo, na economia.

Primeiro casamento civil homossexual é realizado em Jacareí-SP


O comerciante Luiz André Moresi e o cabeleireiro José Sérgio Souza vivem juntos há oito anos e pediram à justica, com sucesso, que transformasse em casamento civil uma união estável.

Brasília – Depois de oito anos juntos, o comerciante Luiz André Moresi e o cabeleireiro José Sérgio Souza conquistaram o direito de serem legalmente reconhecidos como um casal, com os mesmos direitos dos matrimônios heterossexuais.

Primeiro casal homossexual brasileiro a ter sua união civil reconhecida juridicamente depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) admitir que as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo formam entidades familiares, Luiz André e José Sérgio receberam hoje (28), Dia Mundial do Orgulho LGBT, a certidão de casamento civil.

A cerimônia ocorreu em um cartório de Jacareí, no interior de São Paulo. Segundo Luiz André, foi uma reunião simples, mas bonita, da qual participaram, além de parentes e amigos, militantes do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

Luiz André e José Sérgio foram um dos primeiros casais homossexuais do país a obter do Estado a certidão de união estável e haviam protocolado o pedido de conversão da união em casamento civil no último dia 6. A solicitação foi deferida ontem (27), pelo juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões, Fernando Henrique Pinto.

Por telefone, Luiz André disse à Agência Brasil que a autorização para que ele e José Sérgio se casassem é resultado do empenho e da luta do movimento LGBT e servirá de precedente no julgamento de outros pedidos de conversão protocolados por outros casais homossexuais. Em grupos de discussão de que participa na internet, Luiz André compartilhou a cópia da decisão do juiz para que os interessados a utilizem como forma de “encorajar” outros magistrados a seguirem o mesmo exemplo.

“Ter a certidão de casamento é muito importante para nós. Com ela, passamos a ser reconhecidos pelo Estado como casados, e não mais como solteiros. Com a união estável todos os direitos já estavam praticamente assegurados, com exceção de se casar, mas como vivíamos como uma família, queríamos muito oficializar nossa situação. Agora, somos a família Souza Moresi”, declarou Luiz André.

Segundo a presidenta da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidenta do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Maria Berenice Dias, o reconhecimento da união estável deveria bastar para que os casais homossexuais tivessem os mesmos direitos dos casais heterossexuais. Muitos juízes, porém, tinham dificuldade de reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo. Resistência que, para ela, deve diminuir com a posse da certidão de casamento.

STJ confirma legalidade do casamento de homossexuais

Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado por 4 votos a 1

É a primeira vez que um tribunal superior analisou o assunto.
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou hoje (25), por maioria de 4 votos a 1, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

É a primeira vez que um tribunal superior analisou o assunto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo.

O julgamento no STJ começou na semana passada com maioria de 4 votos pela liberação da união homoafetiva, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, último a votar.

A divergência no julgamento de hoje, no entanto, não foi de Buzzi, mas do ministro Raul Araújo, que mudou de posição e entendeu que o STJ não era competente para analisar o caso.

Na sessão da semana passada, ele já havia sinalizado que apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) poderia julgar uma questão como essa, porque trata de tema constitucional. Porém, no final, acabou se manifestando favoravelmente ao casamento homoafetivo, confundindo até mesmo o advogado responsável pelo caso.

Estava em análise o recurso de duas mulheres que tentavam obter em cartório a habilitação para o casamento no Rio Grande do Sul.

O pedido foi negado em primeira instância e também pelo Tribunal de Justiça do estado, que entendeu que o Código Civil de 2002 só libera o casamento entre homem e mulher, o que tornaria o pedido inviável. Inconformadas, as mulheres recorreram ao STJ.

O relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, destacou em seu voto que o Estado deve facilitar a conversão da união estável em casamento, pois essa é a forma que, juridicamente, melhor protege a família. Também votaram a favor do casamento homoafetivo os ministros Antônio Carlos Ferreira e Isabel Gallotti.

Ainda existe a possibilidade de recurso do Ministério Público, que na ação do Rio Grande do Sul se posicionou contra o casamento entre homossexuais, mas o advogado do casal, Paulo Lotti, considera isso improvável.

Ele também acredita que a decisão da Quarta Turma não tem efeito vinculante para toda a Justiça e que serve apenas para criar jurisprudência sobre o caso. “Só haverá uma decisão uniforme em todo o país se houver lei autorizando o casamento ou se o STF analisar uma ação de controle de constitucionalidade nesse sentido”.

SINAI comunica fim da greve da Fundação José Augusto

As negociações entre o governo do Estado e o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte reiniciadas na segunda-feira, 24, já começaram a dar resultados.  Os servidores da Fundação José Augusto (FJA) decidiram em assembleia, suspender a greve e vão retornar ao trabalho nesta quarta-feira, 26. 

O fim do movimento grevista foi comunicado ao secretário-chefe de Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta(SINAI), Santino Arruda Silva.

Na correspondência, o sindicalista pede o abono das faltas dos servidores que estavam em greve, conforme garantia dada pela governadora Rosalba Ciarlini.  "Solicitamos adotar as medidas anunciadas pela Sra. Governadora, em relação ao abono das faltas dos que participaram da greve", pediu o presidente do Sinai. A governadora foi informada sobre o fim da paralisação, logo que o oficio do Sinai chegou ao gabinete civil.

sábado, 22 de outubro de 2011

Estelionatária é presa em Natal

Acusada foi flagrada em uma agência bancária, tentando aplicar um golpe contra uma aposentada

Estelionatária é presa em Natal A polícia prendeu, na tarde desta quinta-feira (20), uma mulher identificada como Maria Batista Tavares, acusada de aplicar golpes em aposentados.

Ela foi flagrada pelos policiais no exato momento em que tentava aplicar um golpe contra uma aposentada, em uma agência bancária, tendo em mãos documentos de identificação falsos.

A prisão ocorreu por volta das 13h30, em Igapó, zona Norte de Natal. Maria Batista foi encaminhada para a Delegacia de Defraudações, onde confessou o crime e encontra-se detida.

Demolição do Machadão é antecipada

Objetivo é abrir uma nova frente de trabalho para otimizar a remoção da fundação do Machadinho

Demolição do Machadão é antecipada Parte da estrutura do estádio Machadão começou a ser demolida na tarde desta sexta-feira (21). A empresa Arena das Dunas Concessões e Eventos, responsável pela obra, deu início ao trabalho de demolição do estádio, que estava marcado para acontecer a partir do dia 30 de outubro. A previsão é de que o processo seja concluído em quatro meses.

Após a rápida demolição do ginásio Humberto Nesi, o Machadinho, que aconteceu na última terça-feira (18), as máquinas do tipo rompedores e escavadeiras que estavam trabalhando no processo foram redistribuídas para iniciar o trabalho no Machadão, a partir do anel inferior de Lagoa Nova.

De acordo com o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014, Demétrio Torres, a derrubada do estádio foi antecipada com o objetivo de abrir uma nova frente de trabalho para otimizar a remoção da fundação do Machadinho.

"Decidimos fazer uma redistribuição do trabalho para que seja possível operar com rendimento pleno. Com a demolição do Machadão iniciada, as máquinas terão mais espaço para a movimentação no local e agilizar o andamento da obra", explicou Torres.

O estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, que dará lugar à Arena das Dunas, foi fundado em abril de 1972, inicialmente batizado como Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco.

Os jogos da Copa em Natal.

1 – São 04 jogos em Natal de quatro grupos diferentes. A possiblidade de ter uma grande Seleção aqui existe.
Num exercício de “passadologia”, se assim fosse em 2010, eses seriam os jogos aqui. Teríamos 04 grandes times.
NATAL

Sexta, 13/6 – A3 x A4         Uruguai x França
Segunda, 16/6 – G3 x G4    Costa do Marfim x Portugal
Quinta, 19/6 – C2 x C4       Estados Unidos x Eslovênia
Segunda, 24/6 D1 x D4      Alemanha x Gana

Trânsito muda na avenida Maria Lacerda Montenegro

A partir do dia 7 de novembro o trânsito dos veículos que acessam o bairro de Nova Parnamirim pela rodovia federal BR-101, no sentido Parnamirim-Natal,  vai passar por modificações, sendo a principal delas o fechamento da entrada de acesso para a rua Maria Dolores e avenida Maria Lacerda Montenegro. Esse fluxo de carros (BR 101 para N. Parnamirim), ocorrendo exclusivamente pela avenida Abel Cabral.

Emanuel AmaralOs veículos que seguem pela BR-101, não mais poderão entrar para N. Parnamirim pela Maria LacerdaOs veículos que seguem pela BR-101, não mais poderão entrar para N. Parnamirim pela Maria Lacerda
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Antonio Batista Barros, explicou que a medida visa acabar com os engarramentos que ocorrem, principalmente, em horários de pico, durante o meio-dia e final da tarde, na saída do expediente e volta das pessoas para as suas casas.

Antonio Batista Barros informa que com o fechamento do acesso à rua Maria Dolores a partir da BR-101, o trânsito continuará fluindo para os veículos que vêm da avenida Maria Lacerda e pegam a rótula onde fica o semáforo em frente ao conjunto residencial Cidade Satélite e seguem no sentido Natal-Parnamirim.

Quanto aos veículos oriundos da Maria Lacerda Montenegro e que tentam voltar para Natal, eles continuarão entrando à direita para pegar a BR-101. "Agora, nós só estamos preparando a sinalização", avisa Barros, que diz já ter o aval do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para implementar essas modificações no trânsito de acesso à Nova Parnamirim, que vão perdurar enquanto não sair a construção de um viaduto e as obras das marginais. Ele ainda explicou que os veículos que entrarem pela avenida Abel Cabral, poderão pegar à direita na rua Arnaldo Barbalho Simonetti e no primeiro posto de revenda de combustível, para terem acesso, de novo, à avenida Maria Lacerda Montenegro.

No encontro dessas duas vias, continuou o secretário, será colocado um sinal de dois tempos para que os veículos também possam fazer inversão para a rua Maria Dolores, ou, então, seguirem em frente pela avenida Maria Lacerda Montenegro.

Barros informou que na próxima semana será feita uma campanha educativa e de orientação aos usuários  com a distribuição de um panfleto explicativo e um croqui (desenho) das mudanças que ocorrerão no trânsito no começo do bairro de Nova Parnamirim. "Depois do dia 7, continuaremos mais uma semana com a campanha de orientação aos motoristas", finalizou.

O Assessor de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no RN, inspetor Everaldo Morais, disse que essas mudanças previstas para o trânsito no acesso à Nova Parnamirim, já era uma proposta da instituição. "Nisso aí há uma possibilidade de redução do congestionamento e de pequenas colisões, na nossa visão deverá melhorar o transito com a intervenção que está se pensando fazer ali", afirmou ele.

Inovação: Alecrim ganha novo relógio vindo da Alemanha


O novo relógio o Alecrim foi entregue à comunidade em uma solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira (21), em uma solenidade realizada no entroncamento da avenida Mário Negócio com a rua Amaro Barreto. O evento contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e faz parte das comemorações pelos 100 anos do bairro do Alecrim, um dos mais tradicionais da cidade."Mais do que inaugurar um equipamento urbano, estamos entregando um símbolo, um marco não só para cidade, mas para toda Natal", afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

O novo relógio foi um presente do Rotary Club do Alecrim, que encomendou um novo equipamento diretamente da Alemanha e estava no local desde 1966, quando foi instalado no local pelo clube rotariano. "O relógio foi instalado à época como um marco do nossa entidade, assim como é feito em todos os demais locais do Brasil, servindo também para orientar as pessoas que passavam próximo ao equipamento. Com o tempo transformou-se em um símbolo para capital natalense", disse o presidente do Rotary Club Alecrim, Heriberto de Andrade.

Além da prefeita Micarla de Sousa e do presidente do Rotary Club Alecrim, também participaram da inauguração do principal cartão postal do bairro o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Ailson Feitosa.

O líder rotariano informou ainda que de acordo com uma pesquisa do Sebrae/RN, 92% da população de Natal considera o relógio uma referência para cidade. Já o antigo relógio será doado ao memorial do bairro que está sendo elaborado pela prefeitura e servirá como peça da história da cidade. Ainda na noite desta sexta-feira (21), além da inauguração do novo relógio, ocorreu a realização do Alecrim Fest, com uma vasta programação cultural, que teve as apresentações da Orquestra Talento (Casa Talento), Balé Popular, Stylo Mulek, Thábata Medeiros e Banda Kuxixo.

Memória
A entrega do novo relógio do Alecrim faz parte das comemorações pelos 100 anos do bairro, localizado na região administrativa Leste, sendo o maior em população dessa região, com aproximadamente 29 mil habitantes e quase 10 mil domicílios. Uma das suas características mais marcantes é que ao longo dos anos, o bairro tornou-se símbolo do comércio de rua da cidade. Hoje o Alecrim conta com quatro mil empreendimentos comerciais, o que corresponde a 16 % da atividade em Natal.

As festividades continuam com a realização da sétima edição do Natal em Ação neste sábado (22), com os diversos serviços da Prefeitura do Natal apresentados em estandes montados ao longo da rua Amaro Barreto. A programação continua no domingo (23) com uma alvorada chamando os moradores para a missa campal a ser celebrada em frente ao relógio, com a participação das paróquias São Pedro e São Sebastião. Já no dia 30 de outubro será realizado o Circuito Histórico Alecrim saindo da Praça Dom Pedro II, em frente a Igreja São Pedro, percorrendo 15 pontos históricos do bairro, se estendendo até chegar ao camelódromo, numa organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

No RN, 116.753 estudantes participam do Enem 2011

Em busca de uma vaga nas universidades públicas do país ou de uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni), 116.753 candidatos realizarão, neste sábado (22) e domingo (23), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte. O número representa um aumento de 24.299 concorrentes em relação ao ano passado, quando 92.454 estudantes fizeram a prova no Estado.

Adriano AbreuÀs vésperas das provas que serão aplicadas amanhã e domingo, estudantes revisavam conteúdosÀs vésperas das provas que serão aplicadas amanhã e domingo, estudantes revisavam conteúdos
Ao todo, as provas serão aplicadas em 246 estabelecimentos públicos e privados distribuídos em 35 municípios potiguares. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, obedecendo o horário oficial de Brasília, o que significa que em estados que não adotam o horário de verão, como é o caso do Rio Grande do Norte, o candidato deve chegar entre às 11h e 12h.

Para realizar os exames, os estudantes deverão apresentar o cartão de inscrições (que pode ser impresso no site do Inep: (www.inep.gov.br) ou um documento de identificação original com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou certificado de reservista. É necessário portar ainda uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que é imprescindível para a leitura óptica do cartão de respostas.

Afora a caneta, todos os outros materiais trazidos pelos estudantes devem ser guardados no porta objetos  fornecidos pela organização do exame. Esta embalagem, por sua vez, deve ser colocado abaixo de cada carteira.

É importante ficar atento à algumas atitudes que podem levar o candidato à eliminação. Consultar qualquer material didático ou  outro participante, por exemplo, pode ser decisivo para a expulsão do estudante da sala de prova. Além disso, é vetado o uso de óculos escuros, aparelhos eletrônicos como celulares e computadores, e o uso de lápis e borracha. Deixar a sala antes da decorrência de duas horas do início do exame também é proibido.

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No sábado (22), as avaliações contemplam conteúdos das  ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já o domingo (23), é o das provas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias; redação, além de matemática e suas Tecnologias. Os candidatos terão um total de 4h30 e 5h30 para responder os exames do primeiro e segundo dia, respectivamente.

UFRN e Ufersa aderiram ao exame

A cada ano aumentam o número de instituições que adotam o Enem como forma de ingresso e a quantidade de vagas reservada a este processo seletivo. Atualmente, o exame é a porta de entrada para pelo menos 80 mil vagas em universidades federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada (SisU). O número é 37% maior ao registrado no primeiro semestre do ano anterior. Ao todo, 43 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia já utilizam o recurso.

No Estado, a Universidade Federal Rural do semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já aderiram ao Enem. Para o primeiro semestres de 2012, a Ufersa preencherá todas as suas 1.015 vagas via Sisu, já a UFRN, vai disponibilizar 380 vagas para o exame. Ao todo, a instituição usará a nota da prova como critério de aprovação para onze cursos de graduação: Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar - que adotam o sistema desde o ano passado - além de Engenharia de Aquicultura, Sistema de Informação, Ciência autuarias, Estatística e Química.

OPORTUNIDADE

A estudante Carolina de Oliveira, de 19 anos, vai fazer as provas do Enem pela terceira vez nesse fim de semana. Ela vai tentar uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, que usa somente o exame nacional como processo seletivo. "A expectativa aumenta com a proximidade das provas, mas estou fazendo o possível para relaxar. Estou dormindo pelo menos 8 horas por dia e me alimentando bem, quero estar bem descansada no dia do exame", disse ela.

Carolina, que também pretende prestar o vestibular da UFRN para medicina, considera as duas formas de ingresso bastante diferentes. Segundo ela, ambos tem suas vantagens e desvantagens. "O vestibular tradicional certamente é mais tranqüilo, são menos questões e mais tempo para responder, mas, por outro lado, o Enem nos dá a possibilidade de disputar vagas em diversas instituições de ensino sem o incômodo de ter que se deslocar. Acredito que as duas formas são bastante válidas", afirmou.

Morte de Kadafi consolida transição

Nova York e Paris (AE) - A morte de Muamar Kadafi, que governou a Líbia durante quase 42 anos (ele tomou o poder em golpe de Estado em 1º de setembro de 1969), repercutiu ontem entre as vítimas de supostos atentados maquinados pelo ex-governante, como também entre líderes europeus, africanos e das Américas. Vários deles, como o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disseram que a morte do ex-governante representará uma "transição histórica" para a Líbia. "Nos próximos dias nós testemunharemos cenas de celebração, bem como o luto daqueles que perderam tanto", disse Ban na sede da ONU. "Vamos reconhecer imediatamente que este é apenas o fim do começo. O caminho pela frente para a Líbia e seu povo será difícil e cheio de desafios. Agora é hora de todos os líbios se unirem."

Mahmud Turkia /France Presse/AEPopulares usam celulares para fotografar corpo do ex-ditador líbioPopulares usam celulares para fotografar corpo do ex-ditador líbio
Ban afirmou que "combatentes de todos os lados precisam entregar suas armas em paz. Esta é a hora para a cura e a reconstrução, para a generosidade de espírito, não para a vingança". O secretário-geral da ONU disse que, no momento em que as autoridades do regime de transição preparam o caminho para eleições, há muitos passos pela frente para a construção de uma nova nação, e "a inclusão e o pluralismo" devem ser palavras de ordem.

O governo da África do Sul disse que a morte de Kadafi "levará a um cessar-fogo das hostilidades e à restauração da paz" na Líbia A África do Sul relutou bastante em aceitar o Conselho Nacional de Transição (CNT) como governo legítimo da Líbia. A África do Sul disse que irá cooperar com a União Africana e outras organizações internacionais "para garantir um apoio coordenado ao CNT e ao povo líbio, para a reconstrução do país e para trazer mudanças democráticas, políticas e sócio econômicas" à Líbia.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, definiu a morte de Kadafi como um "grande passo" para o país rumo à democracia. "A liberação de Sirta precisa marcar, de acordo com compromisso feitos pelo Conselho Nacional de Transição, o início de um processo, aprovado pelo CNT, que irá estabelecer um sistema democrático na Líbia, no qual todos os partidos tenham um lugar e onde a liberdade fundamental seja garantida", afirmou Sarkozy em comunicado. Sarkozy disse que a França segue ao lado do povo líbio e que continuará a apoiar o país do norte africano em sua trajetória para a democracia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o regime de Muamar Kadafi está "definitivamente" encerrado. "Isso marca o fim de um longo e doloroso capítulo para o povo da Líbia, que agora tem a oportunidade de determinar seu próprio destinado numa nova e democrática Líbia", disse Obama no Jardim das Rosas, na Casa Branca. O presidente americano saudou o fim do regime de Kadafi, depois de os rebeldes líbios anunciarem a morte do ditador, como um momento importante para os líbios e para o mundo. "Um dos mais antigos ditadores do mundo não existe mais", acrescentou Obama.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, defendeu a reconstrução da Líbia e disse que o Brasil tem feito todos os esforços para que haja essa reconstrução diante de um clima de paz. Ela disse que a Líbia está passando por um processo de transformação democrática, mas que "isso não significa que a gente comemore a morte de qualquer líder que seja", referindo-se à captura e morte do líder deposto Muamar Kadafi. Dilma deu as declarações pouco antes de voltar de Angola ao Brasil.

No dia 18 de Outubro Começou a demolição do Machadinho

http://www.augustoratis.com.br/images/stories/DEMOLIO_DO_MACHADINHO_18_10_2011/1.JPG
http://www.augustoratis.com.br/images/stories/DEMOLIO_DO_MACHADINHO_18_10_2011/3.JPGhttp://www.augustoratis.com.br/images/stories/DEMOLIO_DO_MACHADINHO_18_10_2011/5.JPGhttp://www.augustoratis.com.br/images/stories/DEMOLIO_DO_MACHADINHO_18_10_2011/7.JPG




















http://www.augustoratis.com.br/images/stories/DEMOLIO_DO_MACHADINHO_18_10_2011/10.JPG

Veja a entrevista sobre a demolição

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Roubo em mais 1 estabelecimento em Lajes-RN

      Ninguém sabe, ninguém viu, mas aconteceu mais um roubo, agora no estabelecimento de Jamerson Rock na Praça central, onde foi levado 1 tv de lcd de 42 polegadas, olha o negócio de roubo para, mas quando começa vira doença. Fica agora para as autoridades que tem competência e que vai investigar e prender esses delinquentes, mais noticia posto novamente.

Algumas fotos da festa do dia das crianças em Lajes-rn

  Neste dia especial em que simboliza o dia mais lembrado tanto de nossa juventude como de nossos filhos, o dia das crianças aqui em Lajes foi muito bom tanto para as mães como para seus filhos, um dia em que todos se juntaram seja ele: negro, branco, rico, pobre, evangelico, católico entre outros...

   Parabenizo a prefeitura pelo evento, evento esse que são poucas prefeituras que faz com que aconteça
amanhã terça feira estarei postando o vídeo de toda a festa segue algumas fotos