domingo, 31 de julho de 2011

Ex-jogador do ABC foi sepultado em Macau

O corpo do jogador de futsal Emerson Rodrigues Rocha, o Messinho, foi velado a na tarde deste domingo em Guaporé, na Serra do RS.  O pivô da Associação Desportiva Vale do Sol (ADVF) teve um mal súbito durante o aquecimento para a partida contra a AGE, de Guaporé, por volta das 19h30min de sábado.

Natural de Macau, no Rio Grande do Norte, Messinho tinha residência em Guaporé, onde passava os finais de semana com a mulher e a filha. Durante a semana, ele viajava a Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, para os treinos com a equipe.

O corpo do jogador ficou na cidade da Serra até as 20h deste domingo, quando partiu para Porto Alegre para embarcar em um voo a sua cidade natal, onde será enterrado.

O jogador de 38 anos teve um mal súbito nos primeiros cinco minutos do aquecimento para a partida, pela série prata do Campeonato Gaúcho de Futsal. De acordo com o preparador físico da equipe, Luis Fernando Santos, ele desmaiou e perdeu a pulsação, o que reforça a possibilidade de ele ter sofrido um infarto: “Comecei o procedimento de massagem e ele retomou os batimentos cardíacos por duas vezes antes de chegar a ambulância”.

Conforme o preparador, Messinho estava bastante emocionado de voltar a jogar em Guaporé, onde estava sendo aclamado pela torcida. Em maio, ele fez a última avaliação física completa, que não apresentou anormalidades.

Goleador da série ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal em 1999 e 2001, Messinho fez carreira no Estado atuando na ACBF, UCS, UPF, Atlântico de Erechim e Ulbra, além de ter atuado também nos times Dínamo e Spartak, na Rússia.

Arrombamentos assustam a população da região metropolitana de Natal

Neste primeiro semestre de 2011 já foram registrados 880 arrombamentos na região

Mais de 880 casos de arrombamentos a casas da região metropolitana de natal, somente no primeiro semestre. Essa estatística faz parte dos registros do centro integrado de operações de segurança pública, o Ciosp. Os números não são maiores do que os registrados no mesmo período do ano passado, mas ainda são altos e assustam a população.

Implante de aparelho auditivo entra na cobertura de planos de saúde

O "implante coclear" foi incluído entre os procedimentos cobertos pelos planos de saúde, conforme resolução publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. A cirurgia consiste na colocação de um aparelho auditivo que substitui as próteses tradicionais para pessoas com diagnóstico de surdez total ou quase total.

A resolução é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que inclui o implante no "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde", lista que determina a cobertura assistencial mínima dos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

De acordo com o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas e da FMUSP, o aparelho de alta complexidade tecnológica, popularmente conhecido como "ouvido biônico", é composto de duas partes: uma interna e outra externa.

"O implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já o estão usando", informa o site do grupo.

PF/RN inicia divulgação de atividades através do Twitter

Buscando ampliar os meios de divulgação de sua atuação no Rio Grande do Norte, o Setor de Comunicação Social da Superintendência Regional da Polícia Federal em Natal, de agora em diante, passará a divulgar notícias relativas às atividades da instituição neste estado também através do microblog Twitter, no seguinte sítio eletrônico da internet: www.twitter.com/csdapfrn

Além de constituir uma poderosa ferramenta de contato com os jornalistas dos mais diversos órgãos de imprensa, este canal de difusão instântanea oferecerá aos seus seguidores a oportunidade de melhor conhecer e acompanhar as ações da PF em solo potiguar.
PF/RN

CAE vota projeto que prevê contribuição adicional para aposentado que continuar trabalhando


No retorno do recesso parlamentar, a Comissão de Assunto Econômicos (CAE) do Senado pode votar, na próxima terça-feira (2), em caráter terminativo, ou seja, sem a necessidade de passar pelo plenário da Casa, projeto de lei que aumenta o valor do benefício previdenciário para o aposentado que permanecer na ativa ou retornar ao mercado de trabalho.

De autoria do senador Paulo Paim (PT-RT), e com parecer favorável do relator, senador Inácio Arruda, (PCdoB-CE), a proposta prevê acréscimo de um trinta e cinco avos, no caso dos homens, e um trinta avos, no caso das mulheres, por ano de contribuição adicional para aqueles que optaram por continuar trabalhando após a aposentadoria ou decidam retornar ao mercado de trabalho.
Pela proposta, o adicional será calculado sobre o valor do salário-contribuição e será concedido a cada três anos ou no memento em que o aposentado se afastar da atividade definitivamente, não podendo o valor do benefício, acrescido do adicional, exceder o limite do maior salário de benefício da Previdência Social.

Para o autor da proposta, a medida poderá ser um estímulo para o trabalhador continuar no mercado. “Podemos conceder um estímulo à continuidade no mercado de pessoas com experiência, tenacidade e que pautaram sua vida pela contribuição legal e pela formalidade de suas atividades. A proposta pretende compensar injustiças que se abatem sobre os aposentados, principalmente, os que se aposentaram por tempo de contribuição.”

Na primeira reunião após o recesso, os membros da CAE também podem votar, em caráter terminativo, projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física para todos os rendimentos recebidos por maiores de 75 anos, desde que não tenham rendimentos de aposentadoria, reforma ou pensão superiores ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral da Previdência Social.

O eterno drama do alcoolismo

 Vício destrói vidas e começa cada vez mais cedo. Dependentes precisam se superar para vencer doença

Josino Ribeiro (nome fictício), 55, hoje trabalha como porteiro em uma escola, mas já foi funcionário público federal, lotado como técnico administrativo, que iniciou sua carreira na UFRN em 1974, ao lado da poetisa Zila Mamede, que dá nome à biblioteca do campus. De lá, saiu envergonhado. Após várias suspensões, ele foi demitido por justa causa em 1º de março de 2005, após enfrentar dois processos administrativos por ter furtado repetidas vezes as peças de alguns computadores para manter seu vício: a bebida.


Dependência da bebida atinge até crianças com menos de 10 anos Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
"Depois disso, parei de beber. E após deixar o vício de lado, chegou a parte mais difícil. Me livrar do que a bebida trazia: mentiras, falsidades, mulheres, ilusões. Hoje me afasto ao máximo de tudo que me arrependo de ter feito com quem não merecia, especialmente minha mulher (com quem vive há 12 anos), meus filhos e meus pais. Eu venci o alcoolismo", contou. Josino enfrenta, hoje, outro dilema. O filho, de 20 anos, tenta se recuperar da dependênciado crack em uma clínica de reabilitação. "Cheguei a buscar meu filho no Passo da Pátria, onde ele tinha ido comprar drogas. Mas meu vício sempre foi a bebida. Nunca quis saber de drogas".

Dramas como os que viveu Josino são muito comuns. Apesar de 88% da população mundial (estimada em 6 bilhões e 800 milhões de pessoas) conseguir beber moderadamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 12% do total está pré-disposta a consumir álcool e drogas, o que representa 700 milhões de pessoas. Considerando o total da população brasileira pelo Censo 2010 de 190,732 milhões de habitantes, o Brasil concentra 22,887 milhões de pré-dispostos ao álcool. Em âmbito local, o Rio Grande do Norte (que tem 3.168.133 habitantes), possuiria 380.175 pessoas pré-dispostas ao álcool ou drogas, segundo as estatísticas.

Não há apenas um único diagnóstico. O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool, caracterizado pelo vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas. Com um histórico de 5 mil pacientes, 33 novos por dia, a Unidade de Tratamento do Alcoolismo e Outras Dependências (Utad), que funciona no ambulatório de psiquiatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN), é um lugares dos mais procurados para tratamento do alcoolismo, o lado dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), nas Zonas Leste e Norte da capital.

Juçara Machado Sucar, enfermeira com mestrado na área de assistência e atenção do dependente químico, coordena a equipe da Utad desde 1995. "O gratificante é saber que conseguimos intervir e reinserir o indivíduo na sociedade. Por outro lado, a dependência química não tem cura, e é preciso ficar alerta com relação a isso. Contudo, o frustrante é que ainda não se tem um projeto na área de prevenção. Se investe muito na atenção curativa, terciária, e se esquece da atenção preventiva, que é a mais importante", opina.

Segundo a enfermeira, o problema da dependência tem três etiologias: orgânica, psicológica e social. "O conceito desaúde mudou. Deixou de ser ausência de doença e passou a ser um completo bem-estar biopsicossocial. Ou seja, o vício no álcool tem a ver com a vida do indivíduo em sua totalidade", disse ela.

Alcoólicos Anônimos
Por ser lícito, o álcool é uma substância primária que leva a vários outros problemas. "Aprender a fechar a porta para o álcool é fechar a porta também a estes outros problemas", opina a presidente da Junta Nacional dos Alcoólicos Anônimos do Brasil, Sandra Lúcia Oliveira Rodrigues da Silva, que esteve em Natal na semana passada participando de alguns eventos. "Como o alcoolismo é uma síndrome, faz parte da síndrome a negação. Ou seja, às vezes até as pedras sabem que a pessoa é alcoólatra, menos a própria pessoa".

Sandra é custódia não alcoólica profissional que se dedica voluntariamente ao AA. Por isso ela pode dar entrevistas e mostrar o rosto. Já os membros da entidade, que completou 36 anos de atuação no Rio Grande do Norte, não. "O anonimato é importante para garantir nossos legados, tradições e princípios. Quem tem que ser divulgado é o AA, e não seus membros". Questionada se ela própria bebe, Sandra foi enfática. "Não bebo por opção, por uma escolha. Lidando com tantos problemas, vejo que não me faz falta alguma. Sigo algo que acredito no AA: se você quer beber o problema é seu. Se quer parar de beber o problema é nosso".

Jovens e o álcool
Em geral o vício no álcool começa na juventude. As consequências normalmente aparecem após os 30 anos. Não foi o caso, contudo, da cantora inglesa Amy Winehouse, morta sábado passado (23) e que, segundo os pais, ocorreu por abstinência de álcool. No Brasil é muito comum os jovens participarem de festas regadas a bebedeiras, e cultuarem o alcoolismo ao falso senso de bem-estar.

"Os riscos de mortes prematuras são inúmeros", alerta Juçara Machado Sucar, coordenadora da Unidade de Tratamento do Alcoolismo e Outras Dependências (Utad). "Acidentes de trânsito, por exemplo, muitas vezes são provocados por causa do uso de álcool". Ela lembra que o comportamento transmissor é estimulado pelos pais dentro de casa, quando não há orientação sobre o uso indevido de bebidas alcoólicas. "Em muitas festas de aniversário, por exemplo, o uso de bebidas é comum em adolescentes e até mesmo em crianças. Os pais tem a responsabilidade de orientar os filhos quanto à aquisição de hábitos saudáveis de vida".

Sandra Lúcia afirmou que são cada vez mais comuns aparecerem jovens com menor idade em busca de ajuda por causa da dependência do álcool. "Conheço crianças com 9, 10 anos de idade precisando de tratamento. Quando o organismo ainda está em formação, como é o caso de crianças e adolescentes, é pior ainda", revelou.

Cirurgias de redução em alta no RN


Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Osedentarismo e os maus hábitos alimentares, além do aumento do poder aquisitivo da população, são apontados por especialistas como fatores que tem causado o aumento substancial pelos norte-rio-grandenses da cirurgia bariátrica, procedimento conhecido como redução de estômago e indicado para pacientes que têm obesidade mórbida. A cada ano a demanda pelo método entre os potiguares cresce entre 20% e 30% na rede particular, segundo análise do vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Reynaldo Quinino. Na rede pública, 300 pessoas aguardam na lista de espera do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde o procedimento é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A procura pelo procedimento, contudo, não é restrita ao Rio Grande do Norte. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica apontam que em oito anos a quantidade de cirurgia de redução de estômago realizada cresceu 375% nopaís. Em 2003 foram realizados 16 mil procedimentos enquanto que em 2010 o número chegou a 60 mil. O salto é ainda maior quando comparado com 1999, quando o número de cirurgias foi de apenas 5 mil - um aumento expressivo de 1.100% .

Na rede pública, o crescimento é mais lento, mas nem por isso menor. Segundo o Ministério da Saúde, em 2001, quando o procedimento começou a ser feito na rede pública, foram realizados 497 cirurgias ao custo de R$ 1,237 milhão para o SUS. Em 2003, o número passou para 1.178 procedimentos e R$ 5,7 milhões investidos. Em 2007 o Ministério da Saúde anunciou uma política para organizar e expandir na rede pública atendimento especializado a portadores de obesidade grave, inclusive com a oferta de cirurgia bariátrica. Em 2008, esse número chegou a 3.195 cirurgias, que custaram R$ 15,736 milhões para os cofres públicos. No ano passado, foram realizadas 4.437 cirurgias bariátricas com investimento de R$ 20 milhões. Atualmente, 77 hospitais no país estão habilitados para fazer a cirurgia pelo SUS.

Há quatro anos o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) oferece gratuitamente a cirurgia bariátrica aos pacientes que não têm condições financeiras de pagar pelo procedimento e necessitam da cirurgia para ter saúde e, consequentemente, qualidade de vida. Aproximadamente 300 pessoas aguardam na fila de espera para fazer a cirurgia através do HUOL que, segundo o cirurgião Reynaldo Quinino, proporciona um dos melhores serviços do país.

Em 2009, quando o serviço ainda não estava credenciado para receber verbas do Ministério da Saúde, a equipe do HUOL realizava - mesmo com recursos próprios - uma cirurgia por semana. Nesse período foram feitos cerca de 44 procedimentos. Ano passado o número foi bem superior. Após o credenciamento no MS, a equipe do HUOL, de acordo com Eudes Godoy, chefe do serviço de cirurgia de obesidade e doenças relacionadas, passou a operar cerca de duas ou três pessoas por semana. Ou seja, uma média de 132 pacientes foram beneficiados.

Desde o início, o procedimento é feito porvideolaparoscopia, menos invasivo que as cirurgias comuns. "Muitas pessoas de outros estados que têm familiares no Rio Grande do Norte se cadastram aqui e conseguem se operar. Da mesma forma que os nossos conterrâneos procuram atendimento também em outros estados", disse.

Esperança
Desde a infância a agricultora Maria José Alves Alexandre, 33 anos, sempre teve dificuldade em manter o peso ideal. Ela conta que tentou diversas dietas, mas passou a perceber que o sacrifício não modificava seu peso em nada. "Era uma dificuldade muito grande e eu não perdia uma grama", afirma. O sonho de se ver magra através de uma cirurgia bariátrica não passava das noites de sono devido às poucas condições financeiras.

Contudo, foi em um gesto de solidariedade que Maria José viu a "distante possibilidade" chegar mais próxima à sua realidade. A agricultora ia doar o rim para a mãe que depende de sessões de hemodiálise quando a equipe médica do HUOL resolveu incluir seu nome na lista de espera pelo procedimento. "Eles fizeram umatomografia e descobriram que eu tinha uma espécie de massa no abdômen próximo a veia aorta. Fiz a cirurgia para retirada dessa massa, mas os médicos disseram que iam me incluir também na lista para a cirurgia de redução de estômago", disse.

Apesar de estar na fila há dois anos e sete meses, a agricultora não perde a esperança e ainda diz: "Imagino que tem gente com a situação pior do que a minha, por isso estão me deixando para depois". A agricultora pesa 120 quilos e mede 1,63m. O Índice de Massa Corpórea (IMC) da agricultora atualmente é 45,1. Valor bem superior ao recomendado pelos especialistas que é de 18,5 a 24,9. Uma das frustrações trazidas com a obesidade foi a impossibilidade de ser mãe devido aos ovários policísticos, alteração que pode ocorrer especialmente com mulheres que estão com sobrepeso.

Por fim, a agricultora relata: "É muito triste a vida do obeso. Me viro nos trinta para fazer coisas simples como caminhar porque fico com as pernas inchadas. Já perdi muitas noites de sono, mas estou com esperança porque o médico disse que acha que me chama em agosto para fazer a cirurgia".

 

 

 

Idema autoriza obras para beneficiar cidades do RN

 Barramento ao longo do rio vai impedir a entrada de água do mar no manancial

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN) liberou as obras da prefeitura de Pendências para a construção de três barramentos/passagens molhadas ao longo do rio Piranhas/Açu que vão impedir a entrada de água do mar no manancial. Além de observar a questão técnica, o IDEMA também levou em consideração a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para a realização da obra no rio federal. Cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas com as obras.

Intervenções em rios federais só podem ser feitas com autorização da ANA. Para conseguir a autorização da Agência, o secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jader Torres, esteve reunido com o diretor da área de regulação da Agência, João Gilberto Lotufo Conejo e o diretor de Gestão da ANA, Paulo Lopes Varella. Na oportunidade, foi explicada a importância da obra para a região. Sem os barramentos, a entrada de água do mar prejudica o abastecimento da população das cidades de Pendências, Macau e Guamaré e da comunidade rural de Porto Carão.

De acordo com a coordenadora de gestão de recursos hídricos da SEMARH, Joana D'arc Medeiros, os barramentos são necessários para estabelecer uma fronteira bem definida entre as águas salobras e as águas doces, permitindo estabelecer a área efetivamente perenizada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as áreas que continuarão sob o efeito de marés. Além da população, aquela região possui diversas atividades econômicas que também seriam prejudicadas caso a obra não seja feita. Os projetos da prefeitura de Pendências para realização das obras foram apresentados e a ANA solicitou ajustes para conceder à autorização. Após os ajustes e com a anuência da Agência, o IDEMA avaliou os projetos e liberou a obra.

Estudante do Ceará é escolhido para trabalhar na Nasa

Eduardo Almeida estudou engenharia na Universidade Federal do Ceará e faz doutorado nos EUA. Ainda na sala de aula, conseguiu vaga na agência espacial

A Agência Espacial Americana (Nasa) tem cerca de cinco mil funcionários. Um dos mais recentes a aportar por lá é o jovem engenheiro Eduardo de Brito Almeida, de 30 anos. Ele trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, o centro tecnológico responsável pelo desenvolvimento de sondas espaciais não-tripuladas, uma das poucas áreas que devem continuar recebendo investimentos nos próximos anos - a agência entrou no pacote de corte de gastos do presidente Barack Obama.

Leia também: Estudantes brasileiros estagiam na Nasa
Eduardo se formou no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2004 e atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Pela universidade americana, ele ganhou uma bolsa de três anos do Projeto Harriett G. Jenkins, mantido pela Nasa. É a segunda vez que ele consegue trabalhar na mítica agência antes de sair da sala de aula.

Foto: Arquivo pessoal Ampliar
Eduardo Almeida no laboratório da Nasa, na Califórnia: o seu trabalho é ajudar os robôs a andar na Lua, em Marte ou em um asteroide
Em 2009, Eduardo participou do Programa de Verão Space Grant e trabalhou no setor que cria modelos tridimensionais a partir das imagens aéreas. A pesquisa em que ele está empenhado agora desenvolve modelos matemáticos para que robôs reconheçam o ambiente tridimensional ao seu redor e tome decisões de forma autônoma - seja na Lua, em Marte ou em um asteroide. “O robô terá capacidade de se locomover sem interferência humana, escolhendo as melhores trilhas e evitando obstáculos com mais segurança”, explica o pesquisador.
Carreira
Eduardo tem dupla nacionalidade, já que nasceu em Nova York quando o pai cursava o doutorado. “Mas cresci e morei em Fortaleza até terminar a graduação”, destaca. Depois ele cursou mestrado no Laboratório de Circuitos e Processamento de Sinais (Linse) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o doutorado, mudou para os Estados Unidos, onde está há cinco anos.
Nunca tive metas claras. Como todo mundo, sempre me questionei sobre o que faria após a conclusão do curso. Felizmente, as oportunidades surgiram e tomei decisões das quais hoje não me arrependo”
 "Fui apresentado pela minha orientadora de iniciação científica da UFC a um membro do corpo docente da Divisão de Matemática Aplicada da Universidade Brown, que me estimulou a aplicar para o programa de doutorado em engenharia, onde fui aceito com bolsa integral", conta ele. "A oportunidade de colaborar com o Laboratório de Propulsão a Jato em 2009 veio ao mesmo tempo que apliquei para uma bolsa de estudos da Nasa. Meu projeto foi aprovado em um processo de seleção extremamente competitivo. Logo em seguida, apliquei para um emprego de verão no laboratório e, como bolsista, fui selecionado para o Programa de Verão Space Grant", conclui.
Ele diz que nunca fez planos de trabalhar na Nasa. Segundo ele, as coisas simplesmente aconteceram à medida em que avançava com os estudos. “Nunca tive metas claras. Como todo mundo, sempre me questionei sobre o que faria após a conclusão do curso. Felizmente, as oportunidades surgiram e tomei decisões das quais hoje não me arrependo”, conta. Na Universidade Brown, ele passou a estudar assuntos com nomes complicados, como "visão computacional e reconhecimento de padrões para reconstrução de superfícies 3D", "interpretação probabilística de cenas" e "detecção de mudança automática de pontos de vista arbitrários".
Apesar dos nomes enigmáticos, essas áreas tentam transformar tarefas complicadas - como a caminhada de um robô em Marte - em algo tão simples quanto um passeio pela Praia do Futuro, em Fortaleza. Mas, antes de o robô andar, ele precisa que alguém que pense por ele e o ensine a se comportar direitinho pelas crateras lunares ou pelos inóspitos terrenos de Marte. É ai que entram Eduardo e os seus colegas.
O dinheiro
Mesmo sendo um engenheiro com mestrado, cursando doutorado em uma das melhores universidades americanas e trabalhando na Nasa, a vida de bolsista não difere muito da que os estudantes brasileiros levam. “A realidade é um pouco mais favorável, mas não muito mais vantajosa, pois tudo é relativo. O custo de vida aqui, e principalmente nas grandes cidades, é muito caro”, pondera.

Prazo de inscrição para ter desconto na conta de luz termina nesta segunda

Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que utilizam entre 65 e 80 kWh por mês têm até o dia 1º de agosto para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com essa iniciativa, a população pode garantir a manutenção dos descontos previstos na tarifa social de energia elétrica.

Quem ainda não está inscrito deve procurar a Secretaria de Assistência Social do município ou entrar em contato, por telefone, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O número para ligação grátis é 0800-7072003. Depois da inscrição, o consumidor deve comparecer à distribuidora, que vai encaminhar as informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

DIÁRIO DE NATAL

Natal recebe Campanha de Prevenção de Derrame Cerebral nesta terça-feira

Na próxima terça e quarta-feira (5 e 6), Natal vai receber a Campanha DTC contra AVC. Crianças nas cidades de Salvador, Itabúna, Fortaleza, Marilia, Porto Alegre, Maceío e São Paulo já foram beneficiadas. A campanha que conta com apoio do Instituto Espaço de Vida, vai realizar em parceira do Hemonorte, exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças com anemia falciforme para prevenção do acidente vascular cerebral (AVC).

A campanha é uma forma de levar condições de prevenção para crianças de diversos estados do país, em locais que não possuem o aparelho que realizam o DTC. Vale lembrar que aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia poderão apresentar AVC, derrames que podem causar lesões graves e definitivas, até os 20 anos de idade, por isso a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre dois e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Dra. Edvis Serafim, médica hematologista do Hemonorte.

A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

As crianças farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Para o agendamento, é necessário a carteirinha do SUS e o documento de identificação do responsável, e deve ser realizado com antecedência no Hemonorte.

Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.

SERVIÇO

Data: 05 e 06 de agosto de 2011
Horário: das 9h às 17h
Local: Hemonorte
Endereço: Av. Alexandrino de Alencar, 1.800 – Tirol – Natal/RN

Homem morre afogado nas águas do Rio Apodi

 (Marcos Lima/Divulgação)
Um homem identificado como Francisco Sales Borges, de 34 anos, morreu afogado na manhã deste sábado (30), quando nadava nas águas do Rio Apodi/Mossoró. Por volta das 11h50, um grupo de pessoas estavam bebendo próximo ao rio, quando resolveram tomar banho e pescar. Nesse momento, Francisco mergulhou, mas não conseguiu retorna a superfície.

Ao presenciar a cena, os amigos correram para tentar salvar a vítima, mas ele já tinha desaparecido. O Corpo de Bombeiros (CB) realizou os trabalhos de busca, mas o corpo só foi encontrado por volta das 12h30, preso a galhos próximo a barragem. O caso será investigado pela Primeira Delegacia de Polícia Civil.

HORAÇÃO DA MULHER LOGO CEDINHO

                    ORAÇÃO DA MULHER...

http://29.media.tumblr.com/tumblr_le411u1fQJ1qf5ztuo1_r1_500.gif


 
Querido Deus,
Até agora o meu dia foi bom:
- não fiz fofoca;
- não perdi a paciência;
- não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta, chata e nem irônica;
- controlei minha TPM;
- não reclamei;
- não praguejei;
- não gritei;
- não tive ataques de ciúmes;
- Não comi chocolate;
- Também não fiz débitos em meu cartão de crédito ,nem dei cheques pré-datados;

Mas peço a sua proteção, Senhor, pois estou para levantar da cama a qualquer momento…

  AMÉM!!!

sábado, 30 de julho de 2011

Polícia registra triplo homicídio por acerto de contas em Lagoa Salgada



Por volta das 21h30 desta sexta-feira no município de Lagoa Salgada, distante 52 km de Natal, foi registrado um triplo homicídio por arma de fogo.
As vítimas identificadas por José Antônio dos Santos, de 25 anos; Luiz Carlos do Nascimento, de 21 anos e Maurílio de Sousa Vicente de 19 anos, estavam em uma residência quando dois homens chegaram atirando sem chance de defesa.
De acordo com informações de populares, dois suspeitos chegaram na casa de Jose Antônio, que funcionava como “boca de fumo” em um veículo modelo Gol vermelho. Os homens desceram do veículo e foram à residência efetuando pelo menos 20 disparos e fugiram sem serem identificados.
O crime será investigado pela delegacia local que inicialmente acredita na hipótese de execução.

PRF flagrou 26 pessoas conduzindo veiculos sob efeito de alcool em Caicó e prendeu 17 delas

Atenta à movimentação na região do Seridó, em função da festa de Santana, a PRF realiza intenso combate à embriaguez ao volante. Na madrugada de hoje, 29/07, em Caicó,Policiais Rodoviários Federais prenderam 17 pessoas por dirigir sob influência de álcool. Todos os presos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil local onde foram autuados em flagrante, sendo liberados após pagamento de fiança. Foram realizados 98 testes, resultando na autuação de 26 condutores por dirigir sob efeito de álcool, dos quais 17 foram presos.
O que chamou atenção nessa operação foi o percentual de 26% de condutores examinados apresentando resultado do teste do etilômetro acima dos níveis tolerados pela lei, ou seja, um em cada quatro motoristas era flagrado em estado de embriaguez alcoólica.
Algumas situações constatadas são bastante preocupantes; em pelo menos duas os condutores não conseguiam se sustentar em pé. Em uma delas o teste acusou uma quantidade de álcool 15 vezes maior que o limite máximo permitido.
A PRF continuará intensificando o policiamento na região, utilizando unidades móveis e barreiras fixas. Para isso conta com reforço de policiais de outras delegacias e do Núcleo de Operações Especiais – NOE.O objetivo principal é evitar acidentes graves, comuns em períodos
festivos como o que está acontecendo em Caicó. O combate à embriaguez ao volante é uma das prioridades da PRF, uma vez que esse fator de risco é determinante para a ocorrência de acidentes gravíssimos.

Idosa é atropelada por carro de funerária e morre na Hermes da Fonseca

Por volta das 17h desta quinta-feira, Maria Mirtes da Silva de 74 anos morreu ao atravessar a avenida Hermes da Fonseca, Tirol nas proximidades do Hospital da Guarnição e ser colhida por um veículo modelo Saveiro, de uma empresa funerária e de placas NNN-2688, conduzido por Carlos Cândido da Costa.
Segundo informações de agentes da Semob, a idosa tentou a travessia da avenida fora da faixa de pedestre, e teria surpreendido o condutor que não teve tempo de reflexo para desviar e atingiu Maria Mirtes, que segundo testemunhas era moradora do bairro Soledade II, na Zona Norte.
Equipes do Samu foram ao local, mas não conseguiram reanimar a idosa que morreu na avenida. Policiais de trânsito interditaram a área até a chegada dos peritos do Itep que recolheram o corpo. Neste momento o fluxo de trânsito está normalizado.

Gato Pintado – Literalmente

gato pintado
Esta deve ser uma das histórias mais loucas que já vi, por isso merece 100% estar aqui no Loucuras do Mundo. Bem, acontece que uma nova moda está se espalhando nos EUA, as pessoas estão literalmente pintando seus gatos e eu não estou me referindo a pintura em tela. Eles estão sendo pintados ao gosto de seus donos.

Alguns dos trabalhos de pintura custaram até 15.000 dólares e tem que ser repetida a cada três meses, pois os pelos dos gatos crescem assim como nossos cabelos.
Confira os felinos pintados.
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
gato pintado
O que você achou desta moda? Deixe seu comentário.

Advogado se irrita e abaixa as calças no tribunal


Um advogado estava defendendo seu cliente em um caso de crime sexual, na Áustria.
Quando duas investigadoras começaram a interrogar o réu, o advogado ficou irritado e resolveu esclarecer algumas dúvidas. Você pergunta: Como?

Café Topless é fechado


O Café Topless era famoso, em Vassalboro (EUA), porque suas garçonetes, sem exceção, trabalhavam sem nada na parte de cima, em outras palavras, com os peitões de fora.
Porém, Donald Crabtree, o dono do café, está triste, pois agora seu estabelecimento foi fechado pelas autoridades. Tudo porque ele colocou uma placa na entrada dizendo: “Procura-se peitos”.

Morto-vivo vai votar e causa polêmica na Argentina


Paulo Alfredo Farina, um argentino de 60 anos, foi votar e descobriu que estava morto!!!
As autoridades locais, a princípio, desconfiaram que ele estava portando um documento falso. Só que depois de muito debate e confusão, foi provado que o senhor Paulo era mesmo quem jurava ser.

PIADA PARA DESCONTRAIR


O filho está na sala com o pai e e vê ele fazendo carinho na barriga da esposa gravida e pergunta:
- Papai, como é que eu nasci?
- Foi a cegonha que te troxe, filho – responde o pai com um sorriso.
- Então o filho começa a chorar e fala, eu quero a minha mãe lá em cima é mais tranquilo do que aqui...uhá,uhá,uháaaaaaaaa.......

piada minha mesmo,

Homem se fantasia de mulher para ouvir outras mulheres fazendo xixi


Joel Hardman, de 22 anos, tem, segundo ele mesmo, um vício bem incomum: ele aprecia ouvir mulheres fazendo xixi.
Pois é, ele se fantasiava de mulher e entrava no banheiro feminino de universidades e shoppings apenas para ouvir o barulho das “águas”.

Jovem da quadrilha junina 100% Ferroviário morre afogado acesse o link e veja

http://cabugicultura.blogspot.com/

Kombi desgovernada invade casa em cidade potiguar

Um acidente grave por pouco não acabou em tragédia na manhã deste sábado, na cidade de Jardim do Seridó, no interior do estado. Uma Kombi lotada de crianças desceu a ladeira e invadiu uma casa. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido e houve apenas danos materiais.

De acordo com o radialista e blogueiro Paulinho Filho, o acidente ocorreu na manhã de hoje. Uma Kombi de placas MYA 0304/RN desceu a ladeira de uma rua do centro da cidade de Jardim do Seridó, só parando ao bater em uma casa nas proximidades da agencia do INSS local. Conforme relato do próprio motorista do veiculo, Cosme Mauricio, o alternativo estava lotado com garotos integrantes de uma filarmônica.

Cosme disse que estava do lado de fora abrindo a porta lateral para que todos saíssem quando um dos meninos bateu com o joelho na alavanca da Kombi. Desta forma, o veículo saiu ladeira abaixo, batendo de frente com a casa. Os meninos fazem parte da Banda Marcial São Sebastião, de Parelhas e estavam indo se apresentar na casa do prefeito de Jardim do Seridó.

"Conforme informações de uma das filhas da dona da casa atingida, por pouco uma tragédia maior não aconteceu. A proprietarária da residência havia saído para fazer um pagamento e as três crianças que estavam no cômodo onde a Kombi entrou haviam ido na casa vizinha. Apesar da violência do impacto, ninguém ficou ferido com gravidade.

PROSSISSÃO E CARREATA EM LAJES-RN

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Saiba a diferença entre os três tipos de gasolina e escolha a ideal para o seu carro

Quem precisa se deslocar pela cidade com um veículo sabe que é preciso desembolsar dinheiro para abastecer o carro com combustível. Mas será que os motoristas sabem a diferença entre as gasolinas comum, aditivada e premium? Conhecer o combustível ideal para o motor do seu carro pode fazer toda a diferença e, ainda, evitar uma dor de cabeça por problemas mecânicos.
 
Em relação à gasolina, o que deve ficar claro, segundo o instrutor de mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), Antônio Júnior, é que o melhor nem sempre é o mais caro (ou vice e versa). "Por exemplo, a gasolina mais cara (podium ou premium) pode não ser útil para um motor 1.0", explica o instrutor.
 
O que define um bom combustível em motor de ciclo Otto, segundo Antônio Júnior, é o Índice de Octanas (IO). "O melhor desempenho do motor serão obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do propulsor", explica.
 
Para isso, as montadoras informam no manual do proprietário qual o melhor combustível para tal. Deve-se selecionar aquela gasolina cujo valor de octanagem mais se aproximar ao estipulado pelo fabricante
 
Os três tipos (comum, aditivada e premium) podem ser utilizados em qualquer veículo movido a gasolina, segundo Sávio Lopes, representante da Setta Combustíveis. "Mas, se o veículo for equipado com motor de alto desempenho, só deve utilizar gasolina de alta octanagem, ou seja, gasolina premium", alerta.
 
Caso o automóvel seja equipado com motor comum, "o condutor deve procurar um posto que passe confiança, abastecendo sempre no mesmo posto e optando pelo combustível que tenha o melhor preço/benefício", dá a dica.

Três tipos de gasolina:
Gasolina comum:
A mais comercializada no Brasil e facilmente encontrada. A esse tipo de gasolina não é adicionado corante, tendo esta a coloração natural (entre inconteolor e amarelada);

Gasolina aditivada:

É a comum, mesma octanagem, mas com a adição de dispersantes e detergentes, os quais têm a função de limpar os sistemas dos motores. A essa gasolina tambem é adicionado um corante para diferenciá-la da comum;

Gasolina premium

De alta octanagem (alta performance). Ela polui menos por ter teores mais baixos de enxofre. A ela são adicionados dispersantes e detergentes (melhoria do funcionamento dos motores através da limpeza dos sistemas) bem como corante.

Polícia encontrada homem amarrado dentro de banheiro em Mossoró

Policiais do 2º Batalhão de Mossoró registraram uma ocorrência inusitada na tarde detsa sexta-feira. Um homem identificado por Francisco Fernandes Filho, mais conhecido por “Pitoco” de 43 anos suspeito de assaltar uma oficina mecânica no bairro Sante Delmira, foi amarrado com as duas mãos e as pernas para trás com cordas e cabo de aço e abandonado dentro do banheiro da oficina.
 
A polícia foi acionada por uma vizinha que ouviu gritos vindos da oficina. Os policiais chegaram ao local e encontrou Pitoco amarrado e deitado no chão do banheiro há pelo menos cinco horas.
 
O suspeito disse a policia que o proprietário o acusou de ter roubado uma lixadeira e outros pertences da oficina e que em companhia de outra pessoa teriam o amarrado e iriam matá-lo noite.
 
Os policiais tiveram trabalho para conseguir desamarrar o suspeito que levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Presos são vacinados contra hepatite


600 presos da penitenciária de Alcaçuz devem ser vacinados até hoje sexta feira
   
Cerca de 600 custodiados da Penitenciária de Alcaçuz deverão ser vacinados contra hepatite até hoje. Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado nessa quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) pretendem imunizar os detentos de todo estado até o final do ano. Na campanha intitulada "Hepatites Virais - Você tem certeza que não tem?" os apenados também estão fazendo testes para detectar HIV e sífilis.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da secretaria, Sônia Cristina de Lima, os presos foram escolhidos para iniciar a campanha devido à situação de exposição frequente ao sangue, que é o principal transmissor das hepatites B e C. Após aplicarem a primeira dose da vacina contra hepatite B, a Sesap voltará em 30 dias para fazer a segunda dose e entregar o resultado dos exames de sangue.

Vanderson Lima Barreto, 22 anos, foi um dos custodiados que participou da vacinação na manhã de ontem. "Fiz o teste para saber se tinha alguma doença. Não tinha feito nenhum até hoje", declarou. Durante parte do dia os presos eram levados em dupla para sala de vacinação. Em razão da grande demanda, os servidores da secretaria optaram por ir até os pavilhões com escolta policial. Enquanto eles aguardavam a vacina, os funcionários da Sesap fizeram palestras, entregaram materiais educativos e preservativos.

Sônia lembrou da importância de realizar a sorologia para detectar a doença. "A hepatite se apresenta de várias formas e pode ser confundida com outras doenças. São sintomas como dor de cabeça e vômito. Vamos intensificar a vacinação e o diagnóstico precoce", informou. De acordo com a coordenadora, o tipo de hepatite mais comum é a A, que é transmitida através de água e alimentos contaminados. Porém, a mais grave é a C e vem sendo bastante transmitida através da transfusão de sangue.

A vice-diretora da Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamentoda Sejuc, Naíran Andrade, que está coordenando as ações da campanha, falou sobre a importância da prevenção. "Estamos promovendo essas atividades com o intuito de não só detectar portadores do vírus da hepatite, mas também orientar as pessoas sobre as formas de prevenção e controle", finalizou Andrade.

Conforme os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de mortes se atribuem à hepatite a cada ano, e os vírus da hepatite B e C são a causa principal de 78% dos casos de câncer de fígado no mundo. Quase um em cada três habitantes do planeta - cerca de 2 bilhões de pessoas - está infectado pelo vírus da hepatite B e um a cada doze, mais de 520 milhões de pessoas, padecem uma infecção crônica por hepatites B e C.

Copa: corrida contra o relógio


Recursos orçados em R$ 338 milhões serão destinados a 11 obras viárias para melhorar o acesso à futura Arena das Dunas Foto:Eduardo Maia/DN/D.A Press
Terminou neta sexta feira dia 29/07 o  prazo para que a prefeitura entregue documentação a Caixa para obras de mobilidade da Copa Sérgio Henrique Santos e Allan Darlyson

Natal corre contra o tempo para não perder investimentos da Copa do Mundo de 2014. Termina hoje o prazo para que a prefeitura entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) toda a documentação referente ao lote 1 das obras de mobilidade urbana que serão executadas para o mundial. Entre os documentos, devem estar projetos de drenagem na área da Arena das Dunas e os de macrodrenagem das Zonas Sul e Oeste da capital. Caso a papelada não seja entregue, a capital corre o risco de perder recursos destinados a 11 obras viárias na cidade, essenciais para melhorar o acesso a aeroporto, ao complexo hoteleiro e à futura Arena das Dunas.

Quem deve receber a documentação é a gerência de governo da Caixa Econômica Federal, na superintendência regional em Natal. Contudo, a data não diz respeito ao início das obras e sim à assinatura do contrato de convênio com o banco. O superintendente regional, Roberto Sérgio, não se manifestou sobre o assunto. No Ministério das Cidades, para onde será encaminhada a contratação da operação dos projetos de Natal, a portaria nº. 84 do estabelece como data-limite o dia 29 de julho para que a cidade realize a entrega.

A equipe econômica do governo municipal mantém o discurso otimista. "O prazo vai ser cumprido e os documentos vão ser entregues todos amanhã (hoje) na Superintendência da Caixa", garantiu Antônio Luna, secretário municipal de planejamento (Sempla). Também referente a projetos de mobilidade, o governo do Estado igualmente tem um prazo a cumprir junto ao Ministério das Cidades. Só que a data-limite é maior, e se encerra no dia 30 de agosto.

Mesmo com o atraso no cronograma (a capital potiguar é a mais atrasada entre as 12 cidades-sede), as autoridades garantem que o cronograma da Fifa está sendo cumprido. A prefeita Micarla de Sousa esteve quarta-feira em Brasília, percorrendo gabinetes e ministérios em busca de soluções para os impasses. "Fizemos os projetos, conquistamos os recursos, licitamos e iniciaremos as obras. O Governo do Estado tem feito aparte dele. Entregamos o Machadão e as obras também serão iniciadas. E enquanto elas acontecem, já estamos trabalhando na divulgação de Natal para mundo", declarou a prefeita.

Após encontro com o colombiano Fernando Carrillo Florez, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a prefeitura anunciou que poderá contrair empréstimo de R$ 100 milhões, para a contrapartida necessária às obras de mobilidade. O município está em débito com o Cadastro Único de Convênios (Cauc), do Governo Federal. Impossibilitado, portanto, de receber empréstimos de bancos ligados ao governo, como a CEF.

Implante de aparelho auditivo entra na cobertura de planos de saúde

O "implante coclear" foi incluído entre os procedimentos cobertos pelos planos de saúde, conforme resolução publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. A cirurgia consiste na colocação de um aparelho auditivo que substitui as próteses tradicionais para pessoas com diagnóstico de surdez total ou quase total.

A resolução é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que inclui o implante no "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde", lista que determina a cobertura assistencial mínima dos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

De acordo com o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas e da FMUSP, o aparelho de alta complexidade tecnológica, popularmente conhecido como "ouvido biônico", é composto de duas partes: uma interna e outra externa.

"O implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já o estão usando", informa o site do grupo.

Em partida de sete gols, ASA-AL freia o embalado ABC

Motivados pela última rodada da Série A, ASA-AL e ABC fizeram uma partida cheia de gols nesta sexta-feira (29), na abertura da 14ª rodada da Segundona. Os vencedores, porém, foram os alagoanos, que levaram a melhor por 4 a 3.

O ABC saiu perdendo, buscou a vantagem e acabou sofrendo nova virada








Com as duas equipes abertas, o duelo foi repleto de lances emocionantes e de reviravoltas. Os anfitriões foram mais efetivos e saíram com os três pontos. De quebra, o clube de Arapiraca interrompeu uma série de cinco jogos de invencibilidade do ABC - que ficou ainda mais longe do pelotão da frente.

Na próxima rodada, o ASA, sem perder há três rodadas, enfrentará o Náutico, no Estádio dos Aflitos. Já os potiguares buscarão a reabilitação atuando em seus domínios, diante do Icasa.

O jogo

Jogando em casa, no Estádio Fumeirão, o ASA começou o duelo mais ligado e, aos 21 minutos, abriu o placar. Marielson recebeu de Reinaldo e bateu rasteiro. Seis minutos depois, os visitantes empataram.

O meia Éderson aproveitou enfiada de Cascata e chutou na trave. No rebote, ele foi mais rápido do que a zaga mandante e balançou as redes. O tento animou os comandados do técnico Leandro Campos. Na marca dos 29, Cascata deu uma outra linda assistência e Malaquias não desperdiçou.

O atacante entrou na área, cortou um adversário e deixou o ABC na frente. No entanto, ainda antes do intervalo, os donos da casa igualaram. Aos 39 minutos, Raul deixou sua marca.

No início da segunda etapa, a dinâmica do embate persistiu alucinante. Aos sete, Pio apareceu na área e, após passe de Éderson, voltou a deixar o ABC na liderança do marcador. Porém, o ASA-AL não se deu por vencido. Aos 12 minutos, Raul marcou novamente e incendiou: 3 a 3.

Em busca do triunfo, os times partiram para o tudo ou nada. Melhor para o ASA-AL, que anotou o tento derradeiro aos 29 minutos. Após bate-rebate na área, André Nunes pegou a sobra e definiu. Os alagoanos se mantêm sem derrotas no Fumeirão. Perto do apito final, o ABC quase empatou, contudo ficou no quase.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Chuvas deixam mais de 50 mortos na Coreia do Sul

Segundo agência, há ao menos 53 mortos e 14 desaparecidos nas piores chuvas para o mês de julho desde 1907 no país

O número de mortos pelas chuvas torrenciais que castigam as regiões central e norte da Coreia do Sul desde a terça-feira superou 50 nesta quinta-feira. Citando a Agência Nacional de Gestão de Desastres, a agência EFE indica haver 53 mortos e 14 desaparecidos, enquanto a Associated Press fala em ao menos 57 e 12, respectivamente. O prejuízo provocado pelas chuvas deve atingir centenas de milhões de dólares, segundo as fontes oficiais.


Veículos ficam submersos em água de enchente depois de fortes chuvas em Seul, Coreia do Sul
Segundo as autoridades, vários deslizamentos de terras atingiram áreas ao sul de Seul, e riachos se transformaram em violentos torrenciais, inundando áreas mais baixas e deixando milhares de carros submersos. Também há vítimas por uma avalanche de lodo em uma empresa da cidade de Paju, a 30 quilômetros ao norte da capital sul-coreana, e por um desmoronamento que soterrou um hotel e várias casas em Chuncheon, a 100 quilômetros de Seul. A elevação do nível do rio também deixou mortos na Província de Gyeonggi.

Segundo a agência oficial, as chuvas, as mais intensas na Coreia do Sul para o mês de julho desde 1907, forçaram o desalojamento de mais de 4,5 mil e deixaram muitas casas sem energia. As precipitações, que transbordaram rios e provocaram inundações, causaram cortes de eletricidade em 126 mil casas, além de alagar 2,5 mil casas e 760 hectares de terrenos agrícolas em todo o país.

 Mais chuvas atingiram a região montanhosa da capital e das áreas ao redor nesta quinta-feira, e autoridades convocaram as forças militares para ajudar nas operações de resgate e limpeza. "Pedimos a ajuda do Ministério da Defesa e da polícia porque as chuvas torrenciais e as enchentes precisam ser controladas por meio de um sistema cooperativo nacional", disse um porta-voz dos serviços de emergência.

Segundo a agência de notícias Yonhap, uma operação de resgate estava em andamento em um monastério budista, onde quatro pessoas ficaram soterradas após um deslizamento de terra. Algumas pontes que passam sobre o principal rio Han, que atravessa o centro da cidade, foram fechadas. Serviços ferroviários também foram interrompidos.
A Administração Meteorológica da Coreia previu 250 milímetros de chuva entre esta quinta-feira e sexta-feira em Seul. Entre terça e quarta, as precipitações superaram os 400 milímetros. A chuva acumulada nesta semana em Seul pode superar os 700 milímetros, metade da precipitação média anual na capital sul-coreana.

 

Copa do Mundo 2014 terá impacto de 1,5 ponto percentual no PIB

Organizador da Copa 2014

Para Illan Goldfajn, investimentos irão alavancar o PIB e abrirão espaço para expansão ainda maior da economia no longo prazo


A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil terá um impacto positivo de 1,5 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos próximos três anos, com criação de ao menos 250 mil empregos diretos em diferentes setores da economia, segundo estimativa apresentada nesta quinta-feira num evento oficial da Fifa.
Em um estudo sobre os impactos econômicos da realização do primeiro Mundial no país desde a Copa de 1950, o economista-chefe do Itaú Unibanco, Illan Goldfajn, disse que os investimentos públicos e privados para o evento vão alavancar o PIB e abrirão caminho para uma expansão ainda maior da economia brasileira no longo prazo.
"O impacto direto dos gastos, tanto na infraestrutura quanto os gastos do setor privado, dá um 1% do PIB, e o resto vem do efeito da multiplicação. Quando um investimento é feito para a Copa tem o efeito de se multiplicar na economia", disse Goldfajn em entrevista coletiva na Marina da Glória, onde acontecerá no sábado o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo - primeiro grande evento do Mundial do Brasil.
O governo federal tem orçamento previsto de US$ 20,6 bilhões em investimentos nos estádios, aeroportos, infraestrutura de transportes e comunicações, entre outras áreas ligadas diretamente ao Mundial. Os investimentos privados se concentram no setor turístico, principalmente construção de novos hoteis.
O Banco Central estima crescimento de 4% no PIB neste ano. Para o ano que vem, pesquisa realizada pelo BC junto ao mercado financeiro, aponta crescimento de 4,1%. No ano passado a economia brasileira expandiu-se 7,5%.

 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acesso a internet banda larga deverá ficar mais acessível em breve

Ministro das Comunicações quer nivelar o valor cobrado pelo serviço em todo o Brasil 

O acesso à internet de alta velocidade, por banda larga cresceu. Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), revelam que comparando o mês de maio do ano passado com o de 2011, o crescimento foi de 53,5%. Número que tende a aumentar ainda mais, após o anúncio do ministro das comunicações, em nivelar o valor cobrado pelo serviço.

Confira na reportagem de Mara Godeiro e Djalma Teixeira

Você já parou para pensar se o tipo de conexão que você tem hoje atende às expectativas? Todo mundo quer uma internet rápida, que não dê problemas, que seja eficiente e que funcione na hora necessária, não é mesmo? a estudante de fisioterapia, Mara Carvalho, quase sempre está conectada a rede mundial de computadores e diz o quanto é importante ter uma internet rápida.

- Nesse corre-corre do dia a dia, estudar, fazer faculdade, trabalhar, ter os compromissos diários, ir ao médico a gente tem pouco tempo. Na minha area é importante que eu tenha, porque eu uso a internet para a pesquisa - conta Mara Carvalho, estudante de fisioterapia.

A internet banda larga é um opção, mas o que é e como escolher o tipo de tecnologia a utilizar? Quem explica pra gente é o gerente de uma empresa de comunicação digital, Thiago Lopes.

- A internet banda larga é acima de 56 kbps, existem regulamentações diferentes em diversos países com relação a essa taxa. As mais difundidas tecnologias para a internet banda larga são a cabo, internet a cabo e o 3g ques está bastante disseminado que pode ser usado em smartphone porque ele é sem fio que é excelente para o trabalho de todo mundo pela portabilidade, eu acho que essas são as mais interessantes para utilizar, o cabo porter uma velocidade maior e o 3g pela portabilidade - explica Thiago Lopes, gerente de comunicação digital.

E a internet banda larga não é mais considerada um artigo de luxo no orçamento dos brasileiros. Isso por que o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que o Brasil deve figurar entre os três países da América do Sul com acesso mais barato à rede mundial de computadores.

O valor será de 35 reais para o acesso à internet com velocidade 1 megabyte por segundo e deve entrar em vigor a partir de 1º de outubro para as operadoras de telefonia, empresas de tv a cabo e provedores que aderirem ao plano nacional de banda larga, o PNBL.

- O que está fazendo o Estado é democratizando isso, ele vai colocar o mesmo preço de link para todo o Brasil, qualquer cidade do interior vai ter o mesmo preço tem na capital hoje. Isso vai permitir duplicar ou triplicar a quantidade de clientes - comenta Cláudio Alvarez, especialista em telecomunicações.

- Isso vai trazer com certeza, uma melhoria nos preços, nos valores de todos os planos e com certeza uma maior concorrência entre as empresas privadas – ressalta o gerente de comunicação digital,Thiago Lopes.

Temporada de ventos fortes chega a capital potiguar

 Ventos fortes são característicos do mês de agosto, mas ventos de até 70km/h já foram registrados
O mês de agosto ainda não chegou, mas a temporada de ventos fortes sim. Na tarde desta terça-feira (26), por pouco a ventania não provocou um acidente grave.

 A velocidade dos ventos neste mês atinge em média 15km/h mas nos últimos dias foram percebidas, entre o meio dia e a quatro horas da tarde, rajadas de vento de até 70km/h. Em alguns lugares os danos começaram a surgir.

Um outdoor caiu por volta da uma da tarde, nesta terça-feira (26). Além de derrubar o muro estragou a traseira de um veículo que estava estacionado em uma esquina do bairro Candelária com a marginal da BR 101. Na estrutura da placa nenhum sinal de ferrugem,o que leva a crê que foi a força do vento.

No bairro de Nazaré os moradores estão com medo que as velhas algarobas de 15 metros de altura também não resistam.

Feiras: padronização deve ocorrer até o fim do ano


Novas bancas e maior controle de higiene estão previstos pela Semsur Foto:Carlos Santos


A Prefeitura de Natal quer iniciar, até o final do ano, a padronização das 22 feiras livres da cidade. A feira das Quintas será a primeira a ser padronizada e em seguida as feiras do Aliança (Vale Dourado), Planalto e Felipe Camarão. Segundo o projeto de padronização e urbanização, as bancas serão de aço inoxidável para os feirantes que vendem carnes, peixes e frangos e de aço galvanizado para as demais áreas. As bancas contarão com cobertura individual. Além disso, será determinado o horário de funcionamento e de montagem das bancas, assim como a quantidade máxima de bancas por feirante. As medidas foram anunciadas na manhã de ontem pelo secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino, após reunião envolvendo 15 órgãos públicos com funções de fiscalização, dentre eles a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.

Ressaltando que a reunião já estava agenda há quinze dias, não tendo nenhuma vinculação com o acidente na feira da Cidade da Esperança, o secretário disse que a padronização das feiras livres é um projeto que cumpre recomendações do Ministério Público. Segundo ele, o projeto começou com o cadastramento dos feirantes da Cidade da Esperança e em 30 dias todos os feirantes deverão estar devidamente identificados. Desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Banqueiros das Feiras Livres de Natal (Cobfen), pretende também que as feiras da cidade fiquem livres do trânsito de veículos (especialmente motos), comercialização de animais vivos e silvestres, venda de produtos pirateados e até roubados, trabalho infanto-juvenil, além dos produtos à venda sem condições de higienização.

Para isso, a Semsur está contando com o poder de fiscalização e até de polícia dos diversos órgãos que participaram da reunião como Guarda Municipal, Polícia Civil, Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), Corpo de Bombeiros, Semob, Urbana,Semurb, dentre outros.

Segundo o secretário adjunto de Operações, Salatiel de Souza, a padronização começará pelas feiras menores que comportam uma média de 250 barracas para depois fazer as maiores como Alecrim, Rocas e Carrasco que contam com até 800 barracos. Mas até o final do ano, a Feira da Cidade da Esperança, mesmo sendo considerada de grande porte, também receberá as mudanças já que a Prefeitura está cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP e investindo cerca de R$ 900 mil na construção de um galpão e uma praça com estacionamento para carga e descarga com 40 vagas que serão entregues em até 90 dias. "Como a feira já está sendo incrementada com esses equipamentos urbanos também receberá logo as novas barracas", explicou Salatiel.

O promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, reconheceu que nos últimos meses está conseguindo uma maior aproximação com a Semsur para execução do projeto de urbanização e padronização das feiras livres da cidade, revitalizando uma tradição e ao mesmo tempo promovendo melhores condições de higiene e segurança tanto para quem comercializa quanto para quem tem o hábito de semanalmente fazer compras nas feiras.

Robinson Faria participa do lançamento do Programa Sebrae 2014



O vice-governador Robinson Faria participou na manhã desta segunda-feira (25) no Olimpo Recepção em Natal do lançamento do Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede.


De acordo com dados do SEBRAE no Rio Grande do Norte, a partir de estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas, a Copa do Mundo de 2014 irá gerar 356 possibilidades de negócios para os empreendedores de Natal. Em Natal, foram identificadas oportunidades em oito segmentos: Construção Civil, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, Turismo, Produção Associada ao Turismo, Comércio Varejista, Agronegócios e Serviços.

Para o vice-governador Robinson Faria, o trabalho do SEBRAE é atuante no Rio Grande do Norte no apoio, assessoramento e nas discussões que envolvem o desenvolvimento da economia do Estado. Ao se dirigir aos mais de mil participantes do evento, Robinson destacou o importante trabalho desenvolvido pela atual gestão do Estado, que garantiu as condições políticas e administrativas para a realização da Copa. "A Copa é nossa e ninguém vai tirar!"

Representando a governadora Rosalba Ciarlini, que participava no Encontro dos Governadores em Alagoas, Robinson participou da assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o SEBRAE, que tem como objetivo fixar condições de cooperação técnico-institucional entre os membros, visando desenvolver ações de sustentabilidade em consonância com a Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014-PGE/RN.

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, apresentou a sua visão sobre a importância de uma Copa do Mundo para o desenvolvimento de um país. Com a experiência de ter participando em 10 Copas do Mundo, Parreira deu dicas e contou histórias que marcaram sua trajetória como técnico e dirigente.

Durante a cerimônia o SEBRAE/RN prestou uma homenagem especial ao ex-jogador da Seleção Brasileiro, Marinho Chagas, potiguar do município de Riachuelo que foi jogador da Seleção Brasileira de Futebol de 1973 a 1977.